• Carregando...

Me pergunto por que somente o presidente do Sindicato dos Professores identificou que o porcentual aplicado na educação no Paraná está abaixo daquele determinado por lei? Onde andam os deputados, eleitos pelo povo e que deveriam fiscalizar os gastos públicos? Sim, porque o governo incorporou os pagamentos dos inativos, o que não é permitido pela lei. Talvez estes deputados que nós elegemos estivessem ocupados com a negociação com o Banco Itaú para a implantação da TV Assembléia.

Sueli RibasCuritiba – PR

Aposentadoria

Eu sou contra aposentadoria especial para deputados. Só gostaria que eles, em manifesto público, explicassem o porquê dessa aposentadoria. E o princípio da isonomia? A maioria nem deve saber o que é isso. Não confundir com mordomia. Ah, isso eles sabem e é por isso, e tão-somente por isso, que lá estão. Não? Provem o contrário, fazendo um manifesto público. Mas que paguem com o dinheiro deles.

Waldir BerntCuritiba – PR

Septicemia e política

Septicemia é a alteração do sangue por substâncias pútridas, processo infeccioso generalizado em que germes e suas toxinas (políticos?) invadem o sangue e nele se multiplicam. Quando ocorre, o tratamento deve ser iniciado imediata e intensivamente com poderosos antibióticos. Em alguns casos pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para extirpar o foco da infecção (Brasília?). Repetindo: deve se agir rápida e vigorosamente, e ainda assim, em um organismo debilitado, o quadro freqüentemente se torna irreversível. Qualquer semelhança com o estado atual da sociedade, das instituições públicas e principalmente da política em nosso país, terá sido mera coincidência. Ou não?

Marcos Schier, empresárioCuritiba – PR

Nobel

"De vital importância para o mundo a premiação dada a Al Gore com o Nobel da Paz. Uma lição para o presidente George W. Bush, quem sabe... A consciência sobre o futuro de nosso meio ambiente há que estar em primeiro lugar. Essa foi uma vitória dos ambientalistas para todos os seres humanos e animais do planeta!"

Neidi Munhoz GleichCuritiba – PR

Biblioteca

Gostei de ler que o Farol do Saber é muito utilizado em Curitiba (reportagem de 14/10). Foi triste, porém, constatar que nenhum prefeito após Rafael Greca deu continuidade ao programa de construção. Se preocuparam, apenas, com a manutenção. Imagine se fossem 100 ou 200 unidades? Será que as grandes iniciativas nunca receberão o devido tratamento neste país? Por que será que os administradores têm medo de dar continuidade às grandes idéias? Vejam o caso do Ippuc em Curitiba. Outrora "cabeça pensante" do planejamento urbano de Curitiba, hoje relegado a mais um órgão burocrático (reportagem de 15/10). Acordem políticos! Não tenham receio de utilizar boas idéias de outrem a serviço de suas administrações.

Marcela Leão, arquitetaCuritiba – PR

Ensino

Não há como não desconfiar do projeto de inclusão dos deficientes (ou "especiais", no termo politicamente correto) no ensino regular (matéria de 14/10). Em países mais sérios, como a Inglaterra, esse tipo de programa aparentemente funcionou. Suspeito que, nesta terra, tal método seja copiado de forma parcial e de baixo custo. A informatização das escolas públicas, segundo reportagens, foi assim. Em algumas escolas, os alunos acessavam páginas da internet com conteúdo não-didático enquanto os professores demonstravam sua inabilidade com computadores.

Leonardo Hassegawa, médicoCuritiba – PR

Sanepar

A Sanepar constatou que 30% das casas do litoral estão irregulares em relação ao esgoto. Pois que essas casas sejam autuadas com multas e obrigadas a realizar a canalização correta. Só dessa maneira conseguiremos deixar nosso litoral melhor.

Samia Melara de OliveiraCuritiba – PR

Gasolina

A prática da gasolina adulterada de final de semana observada em São Paulo e divulgada pelo Jornal Nacional está ocorrendo também em Curitiba, e, o pior de tudo, sem nem baixar o preço e com o alinhamento de preços. Cadê a fiscalização nos postos? De acordo com a ANP, gasolina adulterada é aquela que não está dentro das especificações legais, ou seja, que possui mais álcool ou mais solvente do que a lei permite. O lucro fácil para o dono do posto representa, porém, possível prejuízo para todos nós, os consumidores. O uso freqüente de combustível adulterado pode causar vários defeitos, dentre eles o entupimento da bomba de gasolina que fica no tanque e leva o combustível até o motor. Além disso, a tal falsificação da gasolina é muito difícil de ser detectada. Se a concentração do solvente for inferior a 25%, apesar de estar muito além do permitido em lei, dificilmente a mistura será notada. Quem paga a minha conta?

Marcelo de Araujo C. Moreira, administradorCuritiba – PR

Circo

Foi com enorme satisfação que li sobre a proibição de animais em circos que se apresentarem dentro da cidade de Curitiba. Realmente, alguém precisa fazer alguma coisa para evitar o mau-trato que esses animais sofrem. A arte está no homem. Com esta atitude, os circos darão mais ênfase aos artistas, gerando mais empregos para a categoria. Considero interessante fazer reportagens para incentivar que outras cidades também adotem esta medida.

Henriete PantarolliCuritiba – PR

Trânsito

A impunidade no trânsito é algo que nos faz sentir uma revolta quando assistimos, pela televisão, acidentes envolvendo pessoas embriagadas e que acabam tendo punições muito fracas pelo mal que fizeram, isso quando não fogem e não são nem punidas. Até quando vamos ter que conviver com uma Justiça fraca que não tem capacidade para punir esses assassinos que, quando alcoolizados, esquecem que existem pessoas no mundo e que as ruas não são só deles.

Erick CostaCuritiba – PR

Mensalão

Causou-me indignação a informação de que ainda está sendo investigado mais um caso do empresário Marcos Valério e sua relação com o "mensalão" (matéria 6/10). É óbvio que este "grande" empresário que responde a processo por sonegação fiscal está enrolando a Justiça brasileira, ou esta se deixa enrolar. A frustração da maioria do povo é exatamente essa: como que uma pessoa que tem todos os indícios de que é culpado acaba sempre escapando de mais uma acusação. Onde está a Justiça que faz mil investigações, mas nunca chega a uma conclusão, deixando com que os casos de interesse público caiam no esquecimento.

Dayane OliveiraCuritiba – PR

Ônibus

No dia 11/10, eu desci para praia de Matinhos e quero dar os parabéns à empresa Graciosa pelo ônibus novo, com ar-condicionado, lavabo e limpeza impecável, ao contrário da concorrente, que tem veículos velhos, sem ar-condicionado e sujos que, ainda por cima, param em Garuva para o motorista fazer uma boquinha de graça na lanchonete da rodoviária.

Francisco M. da SilvaCuritiba – PR

O valor da vida

A cada dia que passa, temos mais e mais notícias de crianças abandonadas por suas mães, muitas vezes com poucos minutos de vida. São seres indefesos entregues à própria sorte. Sorte esta que determinará o seu breve e imediato destino: a vida ou a morte. Desorientação, pobreza, gravidez indesejada? O que está ocorrendo com a sociedade e com a raça humana? De onde vem esse instinto para exterminar o seu próprio fruto, o seu próprio descendente? Embora a população esteja repleta de informações sobre métodos contraceptivos e orientações familiares de todos os tipos, esses fatos horripilantes têm se tornado cada vez mais comuns. É preciso uma urgente reflexão e a tomada de ações eficazes sobre o que está acontecendo para que seja barrada essa barbárie da espécie humana contra ela mesma.

Jefferson Dieckmann, técnico em telecomunicaçõesCuritiba – PR

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]