Mídias Sociais
Eleição no TC
"Sem chance! Já estava definido: o novo conselheiro ia ser o Fabio Camargo. Ele não tem escrúpulos e os seus coleguinhas da Assembleia têm o rabo preso!"
Vera Lucia Polatti Rodmann, via Facebook, comentando editorial cobrando que os deputados escolhessem o novo conselheiro do TC baseados em critérios técnicos e não políticos (Gazeta, 14/7).
Marcha das Vadias 1
"As mulheres devem ir à rua falar falar o que pensam e mostrar que não são apenas um rosto ou corpo bonito. Mas mulheres sem roupa não é uma forma inteligente de protestar, sem contar que é um desrespeito para com os outros."
Nivea Coutinho dos Santos, via Facebook, sobre a Marcha das Vadias, realizada no último sábado em Curitiba.
Marcha das Vadias 2
"Tem gente ignorante reclamando do termo vadia, puro moralismo machista. Antes de tecer comentários preconceituosos, deveriam se informar sobre a origem do nome da marcha."
Jaqueline Albuquerque, via Facebook.
Manifestação
"Esse protesto foi arranjado pelo Lula. Só tinha PT, CUT e os outros vermelhinhos. Não se viu uma faixa contra os corruptos do PT, os mensaleiros."
Orestes Beltrami Neto Beltrami, via Facebook, sobre os protestos organizados por centrais sindicais na semana passada.
Caso Tayná
"O nosso governador falou que não acreditava que a polícia seria capaz de torturar os acusados. Quero ver o que ele vai dizer agora, diante das circunstâncias. Espero que seja feita justiça para ambos os lados."
Marisa Fernandes, via Facebook, sobre as reviravoltas na investigação a respeito do caso Tayná.
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo
Quero parabenizar a todos dos deputados que elegeram um de seus pares para a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas. Mais uma vez a imoralidade, a falta de ética e a insensatez fizeram-se presentes. A inescrupulosa eleição é reflexo de uma Assembleia que atua em prol de seus próprios interesses políticos e pessoais. De nada adiantou o clamor das ruas e as inúmeras manifestações na imprensa contra essa perniciosa prática. Espera-se agora que, em 2014, a sociedade retribua nas urnas da mesma forma como os senhores deputados retribuíram aos paranaenses. Que se coloque no Legislativo cidadãos realmente comprometidos com princípios políticos éticos e morais.
Marcelo Rebinski, professor
Eleição para o TC 2
Como seria possível eleger um técnico para o Tribunal de Contas quando o presidente do TJ, pai de um dos candidatos, prometeu transferir a conta do Judiciário para tapar furos do governo? E esse mesmo TJ concedeu foro privilegiado para um secretário de governo corrupto? Alguém tinha dúvida de quem seria escolhido?
Silvania Rita Branco de Moraes
Eleição do TC 3
A escolha de Fabio Camargo para conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná é mais uma vergonha. Será que o nosso governador e demais políticos não têm vergonha em apoiar essa sujeira? Será que o MP não poderia impedir isso?
Hermes Carlos Bollmann
Eleição para o TC 4
Fico indignada com a forma como são escolhidos os conselheiros do TC do Paraná. Atualmente só políticos sem qualificação para o cargo são eleitos. Deveriam ser pessoas dignas, ilibadas, para representar a sociedade. É por isso que há tanto corrupto comandando o Brasil, pois não há nenhum critério na hora da escolha. Infelizmente, os escolhidos são sempre os "amigos do rei".
Izaira Rodrigues de Andrade
Manifestação
Com a impunidade aumentando e muitas outras atrocidades acontecendo, pergunto quais benefícios essas passeatas estão trazendo para o Brasil? Não estou vendo resultado nenhum; pelo contrário, os governantes estão se vingando subindo os preços de tudo! O Brasil está igual a uma televisão velha, tudo sem controle!
Eraldo José Bento
Prefeitura
Já se passaram 200 dias do início do mandato de Gustavo Fruet e questões básicas continuam sem solução, tais como o trânsito caótico, ruas esburacadas, a caixa-preta da Urbs que ainda não foi desmistificada , os postos de saúde com carência de profissionais e medicamentos, falta de táxis e má qualidade (ou inexistência) de calçadas. Afora tudo isso, há as promessas de campanha que nem sequer foram iniciadas. O que se espera é que nos 1.460 dias restantes de seu mandato ocorram ações e realizações das quais tanto necessita o povo, e que por derradeiro seja resgatada a nossa verdadeira "Cidade Sorriso".
Paulo Sergio Garcia
Médicos
A coluna de Rosana Felix "Falta de médicos ou sobra de cidades?" (Gazeta, 13/7) colocou o dedo na ferida do paciente. A generalização de desmembramentos de municípios Brasil afora é, sim, causa de empobrecimentos regionais. Cerca de 90% dos municípios desmembrados só surgiram pela voracidade de poder político partidário, incapaz de refletir, a priori, sobre seus efeitos maléficos. É hora de tomarem consciência.
João Rubens Jacyszen
VLP
Sempre fui contra a implantação do metrô em Curitiba. Por isso, recebi com grande satisfação a notícia da concepção do projeto arquitetônico para o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) sob a batuta do urbanista Jaime Lerner (Gazeta, 12/7). É o resgate das ideias e soluções de mobilidade que transformaram nossa capital em cidade modelo e que, infelizmente, está perdendo sua identidade. O prefeito Gustavo Fruet tem agora excelente oportunidade de colocar em prática, ainda que tardiamente, as mudanças que nós, curitibanos, tanto desejamos.
Geraldo de Oliveira
OSP
Já é passada a hora de se buscar soluções definitivas para a Orquestra Sinfônica do Paraná, merecedora de todo o nosso respeito e admiração. Porém, não será com a desativação de um importante equipamento público destinado a recepcionar eventos que se resolverá a questão, como o Centro de Convenções de Curitiba. O Teatro Guaíra não foi concebido para realizar eventos. Sua função primordial está centrada em atividades eminentemente culturais. Quem sabe, se ele estabelecer a cultura como seu objetivo principal, consiga abrigar a OSP com todo o respeito que ela merece.
Margareth Sobrinho Pizzatto, presidente da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef)
Jornada Mundial da Juventude
Sobre a ação civil pública do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro tentando impedir que a prefeitura do Rio preste serviços de atendimento médico aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, onde estava o Ministério Público quando da autorização da Copa do Mundo, que está cheia de dinheiro público? A JMJ vai render mais para a cidade do Rio de Janeiro e para o país do que a Copa, se levarmos em conta o dinheiro investido. O MPE deveria se preocupar com causas mais importantes.
Hernani Bergossi
Erva-mate
Quero parabenizar a Gazeta do Povo pela excelente matéria sobre a erva-mate no Paraná (Gazeta, 10/7). Cresci na Rua Dr. Pedrosa, cercado de engenhos por todo lado. O cheiro de mate pairava no ar. Vi também os incêndios, do Miró, na Rua Emiliano Perneta com a Lamenha Lins, e outro, não lembro de quem, na Rua Coronel Dulcídio. Moro em São Paulo desde 1952, e não vou a Curitiba há alguns anos. Mesmo assim, reconheci minha cidade nos casarões dos mateiros.
Luiz Fernando Bartolomei Fink
Ilha da Páscoa
A informação sobre o que é curanto na matéria sobre a Ilha da Páscoa (Gazeta, 11/7) está equivocada. Não se trata de peixe embrulhado em folhas de bananeira. Na verdade, é um prato basicamente feito de mexilhões, carne de porco, frango, linguiça, batatas, entre outros ingredientes, colocados todos dentro de uma panela e cozidos em um buraco com pedras quentes. Um prato típico chileno.
Paula Vergara
Pombos
Uma das maiores decisões que Londrina e região esperam do prefeito Kireeff e da Câmara de Vereadores é a solução para o problema das fezes das pombas no Centro da cidade. Se eles não tiverem pulso para resolver isso, que se marque uma audiência pública para que todos que queiram possam falar. E, no fim, à moda das antigas cidades, que seja feita uma votação. Ou elas (as pombas) ou o povo.
José Carlos Farina, advogado, Rolândia PR
Energia elétrica
Esse reajuste da tarifa de energia anunciado pela Copel se chama incompetência. Se precisavam reajustar a tarifa, que o fizessem na data correta, sem fazer sensacionalismo na opinião pública como foi feito quando o aumento foi adiado anteriormente. O que adiantou ao consumidor esse adiamento? O governador disse que não iria autorizar o aumento, mas agora o concede retroativo a junho! Ficou muito feio para o senhor Beto Richa.
Gerson Luiz Zaguine
Abastecimento
A falta de água em Curitiba toda será uma constante. Estão aprovando grandes empreendimentos imobiliários, megaedifícios e conjuntos habitacionais em toda Curitiba e região metropolitana, mas não estão prevendo infraestrutura de saneamento básico para tal. Quantas represas estão sendo construídas para garantir o abastecimento de água da cidade? Falta de planejamento urbano.
Wilson Paulo Bettega
Shoppings
Concordo com a avaliação do IBRC sobre os shoppings de Curitiba (Gazeta, 13/7). Alguns dos shoppings não são de tão fácil acesso para quem vai de transporte coletivo, e acessar a rede wi-fi é quase impossível. São poucas áreas de descanso e a sinalização também é falha. Sei que os shoppings de Curitiba estão trabalhando para resolver esses problemas, alguns de difícil solução. Como foi dito na reportagem, o shopping deixou de ser apenas um local de compras. Ele passou a ser considerado como uma extensão da sala de casa.
Claudio Prevedello Bento
Calçadas
Aguardem! Logo o "gênio" que autorizou a invasão das calçadas públicas com mesas e cadeiras, prejudicando o ir e vir dos coitados pedestres, vai autorizar também a colocação de mesas e cadeiras nas ruas. E danem-se os automóveis, assim como os pedestres!
Celso Luiz Camargo de Abreu
Fator previdenciário
O fim do fator previdenciário é justo. Se faltam recursos para pagar aposentadorias é porque o governo usou parte da poupança formada pelos segurados, hoje sujeitos ao fator, para pagar aposentadoria aos trabalhadores rurais, sem que estes tivessem recolhido um centavo sequer para o fundo. Eles têm direito à aposentadoria, mas os recursos teriam de vir de outra fonte.
Jussara Almeida
Ortopedia
Excelente matéria informando sobre o tempo de espera por consulta e cirurgias pelos SUS na especialidade de ortopedia e traumatologia (Gazeta, 13/7). Esses números apenas corroboram com o que todos nós, médicos, já sabemos. Mas não acredito que exista falta de médicos ortopedistas, ou de qualquer outra especialidade, tampouco há necessidade de concurso público no presente. O que falta é vergonha na cara de quem administra a saúde pública. Mesmo existindo um cadastro de reserva, realizado através de concurso publico em 2009 para médicos em todas as especialidades e em todo o estado, desde 2009 nenhum ortopedista foi chamado para assumir o concurso público em Curitiba e região metropolitana!
Ricardo Yabumoto, médico especialista em ortopedia e traumatologia
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano