A última pesquisa de intenção de voto indica que o curitibano deseja a Curitiba de 25 anos atrás. Mas muita coisa mudou. Reconheço que Greca foi o último bom prefeito. Aqueles que vieram depois usaram a cidade como trampolim político. O atual prefeito, Gustavo Fruet, tenta, a duras penas, consertar um pouco do estrago feito pelos três anteriores. Pode lhe custar a reeleição. Mas deixará a cidade mais administrável, isso é inegável.
Acir João Cardozo
Guido Mantega 1
Se o PT perdesse a chance de protestar e de alegar perseguição, não seria o PT. Vitimismo é sua marca registrada. Qual é o impedimento a que os “poderosos” respondam perante a Justiça? Quem não deve não teme.
Luiz F. Mazzarotto
Guido Mantega 2
Espetáculo quem faz é a imprensa; a PF só foi lá prender o cara, como é sua obrigação. Será que agora o juiz deve ligar para o acusado antes e perguntar se ele está em condições de ser preso?
Marco Aurélio Borges
Desarmamento
Os parlamentares, hoje, não são preparados para debater um assunto que exige maiores reflexões. Há uma considerável maioria de estultos. Devemos aguardar uma leva mais qualificada.
Manuel Santiago
Companhias aéreas
TAM, Gol e Avianca têm um sistema diferente de compra de passagens para cada país, a fim de lucrar o máximo nos diferentes mercados. Por exemplo, é fácil encontrar uma passagem dos Estados Unidos para o Brasil quatro vezes mais barata se comprada com cartão de crédito americano através da página dessas empresas no exterior. O governo brasileiro nunca quis controlar os abusos das companhias aéreas, possivelmente porque há corrupção debaixo do tapete. A amplitude do fenômeno da corrupção facilita sua banalização na sociedade até um ponto em que é considerada onipresente e, portanto, invencível.
Cristiano Trindade de Angelis
Direita liberal
Sobre o artigo “A direita é tosca?”, de Luiz Felipe Pondé (Gazeta, 19/9), o Instituto Democracia e Liberdade (IDL) ressalta que o tratamento dispensado às mulheres no texto, longe de elevar, empobrece o debate de ideias e o humanismo que o articulista quer tanto defender. Discordamos que a direita liberal não produz ideias e valores humanísticos. Basta verificarmos a extensa lista de densos autores liberais, cujas obras figuram nas listas de livros mais lidos de não ficção nos últimos anos. Ressalte-se a crescente juventude acadêmica que se devota à pesquisa de autores liberais, não só focados na questão econômica, como o articulista faz crer. A direita liberal lê e produz ideias sólidas, reconhecidas em diversas áreas do saber, e que geram efetividade nos campos socioeconômico e cultural – e que alicerçam as nações líderes do mundo atual.
Edson José Ramon, presidente do IDL
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios