Não é possível uma divergência tão grande se essas pesquisas têm um mínimo de seriedade. Portanto, após as eleições, os erros por incompetência ou má fé devem ser punidos, inclusive com responsabilização civil e criminal dos diretores dos institutos.
Antonio Carlos Wanderley
Eleições 2
Deveria ser proibida no Brasil a divulgação de pesquisas em véspera de eleição. Todos sabem e é visto que esta eleição está bastante dividida, e esses institutos que mais erram do que acertam os resultados querem influenciar a decisão dos eleitores.
Sérgio Neri de Andrade
Eleições 3
Neste país em que uma simples partida de futebol pode resultar em batalhas campais, imagine em campanha política no dia de eleição, em que os ânimos estão extremamente acirrados, e ainda com a possibilidade de reuniões em bares, com bebida alcoólica correndo solta, e "torcidas" partidárias adversárias no local. Que a Abrabar pelo menos no domingo seja patriota. Que tal criar a Fechabar neste único dia, a cada dois anos?
Afonso Celso Frega Beraldi
Eleições 4
Até essa virada de última hora da Dilma, eu permaneci com essa dúvida sobre a honestidade das pesquisas. Porém, quando eu li que esse crescimento de Dilma deveu-se a um otimismo com a economia, que foi constatado na pesquisa, minhas dúvidas viraram certeza. Otimismo com a economia? Como diria o Costinha, "tás brincando?"
Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro RJ
Eleições 5
O nível de água nos reservatórios paulistas é, sem dúvida, um dos mais baixos, porém é menor e mais baixo o nível ético do PT. O país está perplexo com a inexistência de ética por parte de Dilma e Lula nesta campanha. A falta de água prejudica, mas a falta de moral do PT em geral é inaceitável por qualquer brasileiro; deduzo que seja o desespero para não perder as eleições, com seus malfeitos e roubos sendo apurados. Eduardo Campos dizia "vamos mudar o Brasil". Com a ajuda do juiz Sergio Moro e do cidadão de bem nas ruas, certamente teremos todos estes corruptos na cadeia.
Eugênio Iwankiw Junior
Eleições 6
A estratégia petista é a conquista do poder por vias democráticas, para depois estrangular a própria democracia, criando uma divisão de classes sociais, regionais, raciais e até religiosas na população, no intuito de aniquilar opositores, nem que seja preciso difamar, caluniar e destruir biografias de pessoas que já deram, dão ou ainda podem vir a dar substanciais contribuições ao Brasil e aos brasileiros. Também sonham com o controle da mídia, para subjugar veículos de comunicação, jornalistas independentes ou opositores, e até mesmo a liberdade de expressão individual. Falam em "controle social da mídia". Sugiro um controle social do PT.
Sandro Ferreira, Ponta Grossa PR
Milton Bosa
Maravilhosa a história contada por José Carlos Fernandes (Gazeta, 24/10). Sou aqui do bairro, conheço Milton, sou torcedor do Iguaçu da camisa alvinegra, e não tinha conhecimento desses detalhes!
Denilson Cuman
Pedofilia
Sobre o artigo "O lobby pedófilo bate à sua porta" (Gazeta, 22/10), em breve tudo que é estranho, anormal ou bizarro será considerado normal, aceito e incentivado. É a ditadura das minorias, e aqueles que discordarem ou criticarem serão chamados de homofóbicos, retrógrados e coisas semelhantes.
Maria Cristina Santos
Transporte
É incrível! Sobral, no Ceará, já tem metrô! Enquanto isso, em Curitiba e no Paraná, ficamos na promessa, na expectativa e na promessa da expectativa de um "olhar benevolente" do governo federal. Faltam iniciativa e empreendedorismo aos nossos governantes e empresários, esperando por verbas que não virão, ou à mercê das empresas do transporte coletivo.
E pensar que, se não fossem o dr. Francisco da Cunha Pereira e a Gazeta do Povo, os aviões ainda estariam descendo aqui no Afonso Pena com lanternas e sinais de fumaça.
Mauro Majczak
Trânsito
Nem todo modismo de outras cidades precisa ser copiado. Curitibano já dirige em pista de 70 km/h a 50 km/h. Colocar um empresa terceirizada com funcionários vai exigir um mínimo de multas por dia para pagar todo esse contrato, e logo eles estarão em pontos estratégicos como armadilhas para pegar o cidadão distraído. Não precisamos transformar nossa cidade em uma caçada aos contribuintes, que já têm muitas despesas em impostos. Dirijo por toda a cidade e o que eu vejo é só lentidão pela própria natureza do curitibano na direção. Nem tudo que existe precisa ser comprado; radares fixos reguladores de velocidade e câmeras de vigilância de tráfego já são um bom controle em nossa cidade.
Luiz Fernando Zagonel Filho, engenheiro
Sistema carcerário 1
As rebeliões em presídios podem acabar com medidas já contidas em lei. A partir da sentença privativa de liberdade, cabe ao Estado prover alimentação, cuidados médicos, segurança etc. ao preso. Não é comum, na maioria dos presídios de outros países, a entrada de parentes, advogados e mulheres nos recintos que só dizem respeito à administração e ao preso. Para falar com o preso, temos o parlatório, cabine com vidros e interfone; visita íntima, só mesmo aqui no nosso país; a alimentação é provida pelo Estado, e o cardápio é elaborado por nutricionistas. São, em geral, três ou quatro refeições, coisa que a maioria da população não consegue ter. Vamos nos ater à Lei de Execuções Penais e demais normas sobre o assunto, e acabaremos com o caos reinante.
Pedro Augusto Schwab
Sistema carcerário 2
Nosso Código Penal é arcaico, o crime ainda compensa. O ECA tem de ser revisto, pois os menores são usados cada vez mais no crime e o sistema de recuperação é falho.
Vanderlei Negrão
Educação
Infelizmente, muitos professores não sabem ou não têm a oportunidade de implantar a tecnologia em sala de aula. Atualmente é muito mais fácil e rápido para o jovem ter acesso a informações, o que é muito importante para ter um conhecimento de mundo amplo. Essa ferramenta deveria ser aplicada pelos professores tanto para melhorar o entendimento do estudante quanto para ter um bom relacionamento entre alunos e educadores. Mas, mesmo a internet sendo uma ferramenta maravilhosa para a aprendizagem, não podemos esquecer que a figura do professor em sala ainda é muito importante.
Nicole Faucz, Paranaguá PR
Iluminação pública
O poste e a caixa citados na coluna Cidadão Atento de 21/10 é apenas um deles. Os demais estão situados nas calçadas. O desligamento para remanejamento dos cabos foi feito no fim de semana passado. Fiquei um dia sem luz, e dois sem internet. A Copel fez o remanejamento dos cabos elétricos e comunicou as demais operadoras. Conclusão: a Copel fez o remanejamento e as demais não compareceram, os fios continuam lá. A obra continua sendo feita de poste em poste e debaixo dos fios, aparentemente sem perspectiva de terminar.
Herbert Richert, engenheiro mecânico
Economia
Enquanto FHC propagou o tripé de sua gestão com câmbio flutuante, combate à inflação e geração de superávit primário, o governo Dilma deflafrou o "pentapé" como ápice da sua administração: Pronatec, Bolsa Família, Prouni, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida. Sendo minimamente informado, esse "pentapé" poderia ter sido gerenciado pelo terceiro e quarto escalões, ficando o governo para gerenciar infraestruturas em todas as áreas, atrair investimentos internos e externos para gerar melhoria de empregos e renda e reduzir o custo Brasil (o mais perverso do mundo), que solapa o dinheiro de todos, principalmente dos mais necessitados, reduzindo drasticamente o poder aquisitivo dos benefícios sociais. Infelizmente, milhões de brasileiros não sabem o que é e como se produz o custo Brasil tão absurdo, sem falar de suas causas, que basicamente estão na má qualidade da administração pública. A desinformação é irmã da cegueira, mas obriga aos que têm olhos abertos a redobrar o sentimento de cidadania aplicando o perdão àqueles que não sabem, conscientemente, o que fazem e se iludem com miragens.
Laudi Vedana, Pato Branco PR
Bolsa Família
Penso que seria conveniente que os leitores pesquisassem quantos prefeituras por esse Brasil afora são administradas pelo partido do governo federal ou partidos aliados. Dessa forma, considero o governo federal responsável direto e indireto pelo cadastro e fiscalização. Penso que um programa social dessa magnitude pelo menos deveria mobilizar pessoas em empenhar-se para coibir a bandalheira que é a distribuição desse benefício.
Zélia Braz
BR-376
A fiscalização da PRF é extremamente falha. Sempre que viajo pela BR-376 percorro 600 km e raramente, muito difícil, é ver alguma viatura ou operação nas estradas. Quando o Estado se omite, o crime e os malfeitos proliferam.
Marco Santos
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.