• Carregando...

Sou católico, apostólico, romano e concordo com o Papa Bento XVI quando ele recomenda a celebração das missas em latim. Naturalmente, em sua visita ao Brasil, inteligente como é, deve ter observado que nossas missas não estão seguindo os tradicionais padrões da verdadeira Igreja Católica, pois grupos de rock e celebrantes, dançando e gritando, não condizem com nossos princípios. A missa é ato litúrgico e solene, acompanhada de órgão e coral. O Sumo Pontífice tem razão: as missas devem ser rezadas em latim.

Oswaldo Nascimento Jr., jornalistaCuritiba – PR

Condomínios

Na região do Uberaba de Cima existem alguns condomínios fechados, julgo eu, muito luxuosos em seus interiores, porém sem o menor cuidado com o lado externo de seus muros (normalmente altos). Os proprietários dos condomínios não se preocupam em fazer calçadas, o lixo é acumulado e um deles tem um arbusto com aproximadamente dois metros de altura, suficiente para que marginais se escondam à espera de possíveis vítimas. Será que o mundo deles se resume ao interior do condomínio? Aguardamos providências. Além do desleixo, trata-se também de segurança.

Paulo X. de AraujoCuritiba – PR

Trem

Concordo com o economista Adriano Dinis (carta publicada em 28/6). Não adianta a ALL dizer que não há trens fora do horário permitido, porque isso é simplesmente uma mentira. Moro perto do trilho do trem, e muitas vezes, durante a semana, ouço trens passando fora do horário permitido. Como as cancelas foram todas sucateadas, o trem deve apitar por medida de segurança. Já passou a hora do trem sair da cidade.

Fernandes Gabardo, engenheiro de segurançaCuritiba – PR

Reforma

"Para a maioria do povo brasileiro pouco ou quase nada importa a tão debatida reforma política. O que ao povo importa (e se espera que um dia aconteça, para o bem da nação) é uma reforma moral em grande parte dos congressistas."

Mario PallaziniSão Paulo – SP

Renan 1

Talvez por estarem cansados de serem denunciados por motoristas, caseiros, amantes abandonadas ou esposas traídas, parece que os criativos políticos brasileiros resolveram de vez não correr mais riscos. A alternativa agora é esquentar dinheiro ilícito com gado. Gado não fala. Portanto, não tem como testemunhar, denunciar ou mesmo chantagear. Como, aparentemente, a atividade pecuária não tem controle nenhum, a farra do boi deve se tornar o álibi perfeito e usual daqui para frente. E como precursores da idéia genial saem na frente Renan e Roriz, ambos senadores do PMDB, o partido que levou meu voto nas últimas eleições e que ora se ocupa de tentar encobrir as falcatruas em vez de me dar a satisfação de tê-lo escolhido.

Rubens Santos, empresárioCuritiba – PR

Renan 2

Necessário se faz instruir o Senado Federal que ética é a disciplina filosófica que tem por objeto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal. Fica claro que criaram um Conselho de Ética e não sabem ou não querem saber para que serve. O senador Renan Calheiros e todos os outros devem realmente estar tranqüilos, pois não existe "esquadrão" e nem "conselho", que consiga fazer com que os corruptos recebam o merecido castigo pelas faltas gravíssimas que cometem perante a nação.

Murilo Lessa Ribeiro, empresárioCuritiba – PR

Renan 3

As supostas ameaças do senador Renan Calheiros, que fala em revelar coisas que poderiam causar mais escândalos não são novidade. Infelizmente, a imagem da Câmara Alta do Congresso já está irremediavelmente abalada. A demora em tomar uma atitude prolonga a exposição agônica da instituição. Será que não existe alguém que chame para si a responsabilidade de moralizar, de reeducar alguns senadores?

Mauro WolffLapa – PR

De chinelo

A Gazeta de 20/6 trata da audiência trabalhista que não foi realizada porque o trabalhador compareceu de chinelos e o juiz considerou isso "indigno". O que é ser digno? Seria usar um elegante terno e vender sentenças? Andar impecavelmente vestido e pagar as contas com dinheiro de lobistas? Quem é mais digno, esse cidadão de chinelos ou os engravatados presos diariamente nas operações da Polícia Federal?

Carlos Christ, contadorCuritiba – PR

Radar

No Pilarzinho há radares em teste. Será que a prefeitura não arrecada o suficiente?

Maria Elizabeth Gomes, professoraCuritiba – PR

Água

Consultei o manual da minha lavadora de roupas e constatei que uma lavagem completa consome 265 litros de água. Com esse volume, dá para tomar um banho de 1 hora em um chuveiro elétrico médio, ou ficar 25 minutos sob uma potente ducha de 10 litros por minuto. Considerando que são lavados aproximadamente 4 quilos, gastamos cerca 60 litros de água por quilo de roupa, ou seja, o volume médio de um tanque de gasolina do automóvel. Já que não dá mais para lavar roupa como no tempo da vovó, fica a sugestão para que as donas de casa optem pelos programas mais econômicos de suas máquinas lavadoras. Nossos atuais padrões de consumo de água e energia não serão sustentáveis daqui a 50 anos. Devemos essa reeducação aos nossos filhos.

Herbert Richert, engenheiro mecânicoCuritiba – PR

Caos aéreo 1

Há, sim, razões para o apagão aéreo que vão da falta de investimento ao desempenho das atividades sob estresse diário. Não questiono razões, mas os atos dos militares. Sou militar, descendente de militar e durante 35 anos atuei e estudei ações de polícia bem como as necessidades da doutrina militar. Não há como aceitar, no âmbito militar, o desrespeito à hierarquia e a quebra da disciplina, a desobediência ou o corpo mole, o conflito de autoridade. As reivindicações devem ser levadas a cabo pelos comandantes, é a norma, é a lei. Parece que o objetivo é fazer o mal sem olhar a quem, é deixar o povo à beira de um ataque de nervos. Imaginem se os policiais militares simplesmente se recusassem ao confronto com os marginais por receio de perder a vida? Se o médico se recusasse a operar por medo do erro que pode ser cometido?

Reinaldo Machado, coronel da reservaCuritiba – PR

Caos aéreo 2

Indiferente ao caos, uma grande empresa áerea veicula uma propaganda que, entre imagens bonitas e outros blablablás, provoca: "Dizem que o brasileiro nasceu para jogar bola, mas na verdade o brasileiro nasceu para voar". Somando isso às palavras da ministra Marta Suplicy, de desconsideração aos passageiros, concluímos que o brasileiro nasceu, na verdade, para ser desrespeitado!

Christiane S. A. Cruz, dona de casaCuritiba – PR

Prefeitura responde

Com relação às cartas sobre serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:

Luiz Carlos da Silva: que as obras de iluminação da pista de caminhada do Jardim Botânico serão licitadas no segundo semestre deste ano;

Ronaldo Przybyszewski, que a melhoria na pavimentação da R. Pedro Elói de Souza, Bairro Alto, está prevista para julho;

Alex Kayser: que a Urbs reporá a placa de sinalização no cruzamento da Rua Leonel França com Maestro Francisco Antonello;

Patrício Caldeira de Andrada: que a Urbs vai melhorar a sinalização da Rua Camille Flamarion, que liga a Rua Nogueira à Altevir Ramos de Proença, na Barreirinha. Periodicamente são feitos serviços de limpeza na área de mata que margeia a rua, irregularmente usada como depósito de lixo.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

***

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]