Concordo com todos os que são contra o feriado no dia 19 de dezembro. A economia já está travada e decidem que, no auge do movimento de vendas do Natal, tudo pare. Até para os clientes do comércio será péssimo. Espero que consigam derrubar este feriado, assim como conseguiram derrubar o de 20 de novembro – e que nunca mais se fale nele. Praticamente todas as pessoas só relacionam feriado a descanso, viagens e praia. A maioria nem sequer tem noção do porquê das datas. José Luiz Galvão

CARREGANDO :)

Brecha fiscal 1

A venezuelanização e argentinização do Brasil estão em ritmo acelerado neste desgoverno Dilma Rousseff, com o aval do PMDB, justamente o partido que ajudou a restabelecer a democracia no país. E pensar que vêm mais quatro anos de incompetência, inépcia e corrupção por aí. A maquiagem de números e dados oficiais denigre a imagem do país e compromete a estabilidade econômica, conquistada a duras penas pela sociedade brasileira através do Plano Real e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Publicidade

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Brecha fiscal 2

Eu sei que as pessoas erram, mas a mentira sempre me irrita, principalmente quando vem dos agentes públicos, porque a moralidade é um dos princípios que regem a administração pública. Ora, não foi dito na campanha eleitoral que estava tudo bem com o Brasil? Então, por que mudar a regra com o jogo em andamento? Por que é preciso mudar a meta fiscal? Imagine se você também pudesse mudar a lei toda vez que não conseguisse cumpri-la. Só que você não pode; afinal, você não passa de um simples cidadão brasileiro que deve respeito à lei.

Lenilson dos Santos, advogado licenciado

Corrupção

Publicidade

A parcela do povo brasileiro que não aprova a bandalheira que vem tomando conta do nosso país nos últimos tempos precisa ir às ruas para gritar contra aqueles que metem a mão em recursos públicos e deixam a população à mercê do descaso. Está cheio de patifes por aí, cantando o Hino Nacional com a mão no peito e derramando lágrimas de emoção, quando deveriam estar encarcerados e se preparando para viver em sociedade. Mas no cárcere mesmo, e não como alguns condenados que estão em suas mansões, dando gargalhadas da cara do povo.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Impostos 1

Pagamos caro para ter um Poder Legislativo que deveria fazer o seu papel de fiscalizar as contas públicas. Mas vemos gastanças absurdas para manter a máquina pública e alguns interesses. O povo fica de lado e, quando percebem que ficarão no vermelho, resolvem aumentar os impostos. Quando veremos um governante sugerir a redução de salários, benefícios, regalias e auxílios aos políticos? Por que pagamos a conta de uma má gestão?

Dario Evangelista

Publicidade

Impostos 2

Durante a campanha eleitoral, todos os postulantes a cargos majoritários, com um lindo sorriso, prometem levar-nos para a verdadeira terra prometida. Passadas as eleições, as contas públicas estão no vermelho e o lindo sorriso continua em seus rostos, mas dizem haver necessidade de "medidas amargas". Amargas para quem? A ideia de aumento de imposto para fechar contas mostra claramente a incapacidade de nossos governantes. Vão acabar matando a galinha dos ovos de ouro – o povo brasileiro. Um governante precisa de governados –que nunca se esqueçam disso.

Geraldo Buss

13.º salário

Vem aí o 13º salário e, atrelado a ele, vem também uma série de aumentos de impostos e de preços para os consumidores. O 13º salário é gerador de inflação e sobrecarrega as empresas e o governo no fim do ano; é como um câncer que corrói o país. Podem reparar: no fim de ano praticamente tudo aumenta de preço para poder haver caixa. Até taxistas e escritórios de contabilidade cobram o dobro em dezembro. Seria coincidência o atual e recente aumento dos combustíveis?

Publicidade

Carlos Eduardo Wendler, empresário

Aborto

Em uma sociedade como a nossa, com o nível e quantidade de informação disponível, com meios contraceptivos encontráveis em qualquer posto de saúde, como se engravida sem querer? Concordo que há casos em que o aborto pode ser a saída, mas dar "alvará" para a irresponsabilidade de homens e mulheres me parece pouco digno para seres que se dizem humanos.

Marco Aurelio Korber

Segurança

Publicidade

É preciso urgentemente tomar alguma atitude em relação à segurança em Curitiba. Meu filho teve sua moto roubada. Eu o levei para registrar o Boletim de Ocorrência, mas tive de aguardar três horas para que se registrasse o tal boletim, pois o escrivão nos disse que o sistema estava fora do ar. Nesse tempo fui testemunha de uns oito pedidos de BO de furto de veículos em diversos bairros. Será que não está na hora de rever o porquê de tantos assaltos?

Eufrem Lapuinka

Magistério

O que mais me preocupa é o descaso da sociedade e do Estado com o magistério. O currículo está à disposição de todos, assim como o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Trabalho Docente. Nenhum professor atua para a deformação; é um profissional solitário que luta com parcos recursos para desconstruir na escola a violência institucionalizada em todos os segmentos fora dela.

Maria Lucia Carneiro

Publicidade

Natal

O repertório do coral do Palácio Avenida está sensacional. As luzes e a espuma caindo contribuem ainda mais para a beleza do espetáculo, que tem as crianças como estrela principal. Senti que o verdadeiro espírito do Natal está presente na apresentação desse coral de anjos infantis.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Pedágios

A novidade desse reajuste dos pedágios é considerar obras que já deviam ter sido feitas como adicionais. A liberação do reajuste com índices acima da inflação é ridícula e criminosa. O viaduto de acesso a Morretes foi trocado pela duplicação do trecho entre a BR-277 e Praia de Leste. A duplicação não foi feita e o viaduto foi considerado adicional.

Publicidade

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Acessibilidade

Sobre a matéria "Cadeirante se arrasta para embarcar em voo" (Gazeta, 3/12), o constrangimento não é só da turista com necessidades especiais, mas também do trade turístico de Foz do Iguaçu, um dos locais mais citados e visitados por turistas nacionais e estrangeiros. Com o dinheiro que a Infraero arrecada com taxas de embarque, presume-se que existam recursos financeiros para adquirir ambulifts para os principais aeroportos brasileiros.

Eduardo A. Waintuck

Psicólogos

Publicidade

Sobre o artigo "30 horas para os psicólogos: a culpa é do Congresso?" (Gazeta, 3/12), por que um psicólogo só pode trabalhar 30 horas por semana? Trabalhos estafantes, estressantes e outros "antes" mais são normais em qualquer profissão, e ninguém morre por isso. Os argumentos do sindicalista articulista espelham somente a ideologia que carregam todos os sindicatos brasileiros. Sugiro que esses senhores conheçam como funciona o sindicalismo em países de primeiro mundo.

Afonso Celso Frega Beraldi

Suástica

O proprietário da casa com uma piscina com uma suástica (Gazeta, 5/12) errou? Errou por ter uma profissão tão indigna como a de professor, de ousar construir uma bela casa com piscina com os esforços do seu trabalho, errou por não ter a sensibilidade de escolher um símbolo politicamente correto? Tivesse escolhido a bandeira de um clube de futebol, o símbolo de uma escola de samba, o arco-íris do movimento gay ou a foice do MST, seria elogiado e não criticado. Estamos vivendo o Big Brother da obra 1984, de George Orwell. Não ficarei surpresa se algum iluminado propuser o confisco da propriedade.

Patricia Wander Broock

Publicidade

Balas de borracha

A Assembleia de São Paulo aprovou a proibição do uso de bala de borracha (Gazeta, 4/12). Ora, por que não escreveram no texto da lei que a PM se apresente somente com rosas nas mãos? Se a esquerda sempre foi a favor do fim da polícia, tem conseguido isso aos poucos, lenta e continuadamente. Eis mais uma prova! Só falta agora avisarem os anarquistas, esquerda e black blocks para levarem somente cravos para as manifestações.

Marco Santos

Drogas

Sobre a matéria "PF desarticula quadrilha baseada em Umuarama" (Gazeta, 3/12), quem pratica tráfico de drogas deve ter uma punição muito severa, deve sofrer todas as consequências de tudo o que fizeram. A Justiça precisa puni-los.

Publicidade

Sabrina G. Venturini, estudante, Umuarama – PR Impunidade

A grande verdade e a grande decepção do povo brasileiro é que hoje não temos mais políticos sérios no país. Todos querem defender seus interesses, e embolsar a maior quantia de dinheiro possível. A impunidade impera no Brasil, basta ver que tudo o que está sendo levantado, com provas reais de volumosas quantias em dinheiro, não está afetando em nada os envolvidos, principalmente os ditos chefões, que vão e voltam como se não estivesse acontecendo nada.

João Carlos Cassoli

PMDB

O grande problema do país é o PMDB, que está sempre em cima do muro, sempre disposto a chancelar toda e qualquer manobra do governo que está afundando o Brasil e comprometendo o futuro das novas gerações, seja pelo desvio do dinheiro público, pela incompetência administrativa, ou pelo aparelhamento do Estado.

Publicidade

Amauri Valle

STF

O Congresso informou que tem um estudo para majorar os vencimentos do Executivo e do Legislativo em 26%. A incidência de ambos os pleitos gera um efeito cascata em que todos os poderes, em todos os níveis, tenham automaticamente aumentos nas mesmas proporções. Penso que, de acordo com o artigo 5º da Constituição, esses aumentos seriam justos se fossem estendidos a todos os brasileiros. Porém, de onde tirar tantos recursos?

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Fator previdenciário

Publicidade

O INSS publicou a nova tabela do fator previdenciário, criado durante o governo FHC e mantido rigorosamente pelos governantes do PT, que dizem defender os trabalhadores. O Fernando Henrique soube covardemente desrespeitar os direitos constitucionais adquiridos pelos aposentados do INSS a pretexto de arrumar a economia brasileira de então. Porém, ele se acovardou, não tomando as mesmas medidas com os aposentados do setor público. E, de pé, o PT dos petralhas Lula e Dilma aplaude essa medida traiçoeira que prejudica muito todos os trabalhadores que produziram as riquezas do Brasil.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP