O Paraná foi o único estado a não receber empréstimos federais (Gazeta, 31/10). Hilário isso, não? Não é de hoje que o Paraná está irregular perante o governo federal; já faz algum tempo, basta olharmos notícias passadas para ver a desorganização administrativa de um dos estados mais ricos do Sul do país. O governo estadual falava de um tal choque de gestão, mas parece que não deu em nada.
Luiz C. Segantini
Empréstimos 2
A não aprovação de empréstimos apenas para o Paraná é algo discriminatório em relação a outros estados da nação. Parece estar bem claro que existe algo que impede a vinda para o Paraná de tais empréstimos, que são liberados sem problema para outros estados. Resta saber do governo o que aconteceu.
Dionisio Francisco Grabowski
Assembleia Legislativa
Realmente, o nosso Legislativo precisa colocar fim na reeleição para a presidência da Alep (Gazeta, 30/10) para que não aconteça como no passado, quando o presidente da Casa se tornava 1º secretário e vice-versa, mantendo-se no cargo indefinidamente, como aconteceu com Aníbal Khury por mais de 20 anos. Também precisamos acabar com as brigas internas que prejudicam o andamento dos trabalhos e com o cabide de empregos, pois temos funcionários comissionados sem função vagando pelos corredores da Alep.
Carlos Zique
Black blocs
Engana-se o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, quando define os facínoras, moleques e covardes black blocs de "fenômeno social". Desde quando vandalismo, arruaça e depredação de patrimônio público e privado podem e merecem ser chamados de fenômeno social? A meu ver é uma colossal sandice, demagogia, hipocrisia e, sobretudo, demonstração de falta de firmeza e autoridade, um graduado assessor de Dilma vir a público passar a mão na cabeça desses delinquentes e desajustados. O governo precisa, isso sim, ter a humildade e a sensatez de admitir que não tem pulso para conter esses maus elementos.
Vicente Limongi Netto
Apucarana
A decisão da Câmara de Apucarana de aumentar de 11 para 19 o número de vereadores (Gazeta 31/10), além de ser um tapa na cara da população daquele município, certamente terá efeito cascata. A justificativa de que a população terá mais representatividade é hipócrita. Mais oito vereadores na composição da Câmara em nada acrescentarão ao progresso e bem-estar da população. O regime democrático exige representatividade popular; entretanto, ela poderia ser exercida através de conselhos legislativos municipais, sem a estrutura onerosa das atuais Câmaras.
João Candido de Oliveira Neto
Bolsa Família
O ex-presidente Lula, como todos sabem, nunca perde a chance de falar sobre os feitos de seu governo. Um deles é dizer que o Bolsa Família é criação sua. Para quem não sabe, há um vídeo em que Lula critica o governo FHC por conceder esmolas através de bolsas que "cabrestavam" os eleitores. E que era tal esmola que impedia o PT de ganhar as eleições. Agora que está no poder, espero que Lula não diga que o Plano Real é invenção do seu partido, que até votou contra o projeto. Na lógica da política rasteira, tudo o que é bom é obra sua; o que é ruim é obra do outro.
Harry Françóia
Presídios
O governo irá investir R$ 160 milhões para a construção de 20 presídios no Paraná (Gazeta, 31/10). Se esse valor fosse investido em escolas e em educação, daqui a alguns anos não precisaríamos de tantos presídios. Vão investir no conforto para os presidiários com o nosso dinheiro? Chega!
Belinha Still
Violência
A violência é fruto da impunidade que permeia nosso país e do mau exemplo dos políticos. A mudança das leis está nas mãos do Congresso, mas muitos de seus integrantes não têm interesse em mudanças porque se beneficiam da atual situação. Por sua vez, o governo nada faz para mudar o que está aí. Caso houvesse o mínimo de interesse, já teriam mudado, pois o governo tem a maioria no Congresso. Assim como no combate às drogas, estamos indo por um caminho sem volta.
Luiz Dias
Semáforos
No Brasil criam-se semáforos e lombadas sem muito critério. Assim como os tapa-buracos, soluções emergenciais são usadas deliberadamente, sem ao menos levar em conta a relação custo-benefício, nem reavaliar soluções que não deram certo. Será isso uma obra do acaso? Ou seria algo planejado para atender a necessidades particulares?
Edilson Miaqui, engenheiro
Metrô curitibano 1
Quantas vezes o estado, a cidade ou até o país recebeu dinheiro para obras que nunca saem do papel? A Régis Bittencourt já recebeu muitas vezes, e ainda quase nada foi feito. O mesmo acontece com a Arena: enquanto quase todos os estádios para a Copa estão praticamente prontos, o nosso ainda patina. E o nosso metrô vai caminhar pelas mesmas vias da corrupção, da dúvida, da falta de planejamento, do desinteresse geral dos políticos pelo Paraná.
Paulo Walbach Prestes
Metrô curitibano 2
Não entendo o porquê de se construir um metrô dos mais caros e com tanto impacto ambiental em Curitiba. Todos, inclusive os mais leigos, sabem que o VLT é o inverso de tudo isso, causando menos impacto ambiental, menos transtornos, com mais rapidez e menor custo, mas nossos políticos optam sempre pelo mais caro. Por quê?
Antonio Carlos de Orneles
Fornecimento de água
As interrupções de fornecimento de água da Sanepar são comunicadas apenas na página da empresa e pelas redes sociais, dificilmente através de veículos de ampla divulgação, o que pega de surpresa a população atingida e vai contra a ideia de publicidade que deveria reger o serviço público. A Sanepar deveria deixar de ser muquirana e antirrepublicana, e publicar os avisos de interrupção em grandes jornais para dar efetiva publicidade às interrupções de seus serviços.
Gustavo Biscaia de Lacerda
Cobaia
Quer encontrar hipocrisia e demagogia? Basta procurar um reduto político. Como se não bastasse a ridícula proposta do ônibus rosa lançada pelo vereador Rogério Campos, outro vereador, o hilário professor Galdino, quer ser cobaia de laboratório, tudo em nome da biodiversidade e em prol da humanidade. O protagonista espera agora o contato de uma grande empresa de pesquisa para que possa colocar em prática seu espírito salvífico e levar adiante sua empreitada de redentor do mundo.
Marcelo Rebinski, historiador
Lula 1
Já li inúmeros editoriais da Gazeta do Povo, mas nenhum superou o "Quem avacalha a política?" (Gazeta, 1/11). O texto foi aquele grito preso na garganta, o óbvio e ululante que poucos veículos de comunicação tiveram coragem de expressar. Senti-me representado, de alma lavada. Como é gratificante ver uma imprensa livre, independente, que não é escrava do senso comum!
Matheus Felipe Buzzachera de Araujo
Lula 2
Quem avacalha a política? A resposta quem pode dar é aquele que levou Rosemary Noronha em várias viagens de governo, quem pediu ao ministro Gilmar Mendes que atrasasse o julgamento do mensalão e que distribuiu passaportes diplomáticos para familiares no último dia de governo.
Cristóvão Lemos
Lula 3
Concordo totalmente com o editorial, só faltou espaço para citar tantas outras ações danosas ao Brasil praticadas pelo governo a partir de Lula. Nunca na história deste país houve tanta avacalhação e desonestidade. É uma covardia culpar a mídia pelo crescente descrédito de nosso país, tanto interna como externamente. O desejo de implantar o "controle social da mídia" é o caminho mais curto para que o Brasil deixe de ser um Estado de Direito.
Osvaldo Dananso
Seguro-desemprego
O governo anunciou que vai aumentar as vagas de qualificação profissional por causa dos custos do seguro-desemprego. Eles não perceberam que isso acontece por causa da alta carga tributária que não deixa o país ser competitivo o bastante para trazer novas empresas e gerar vagas de emprego.
Jeferson Domingues da Cruz
Táxis
Neste fim de ano, mais uma vez Curitiba vai ficar a desejar no que diz respeito aos táxis; não por causa dos taxistas, e sim devido aos seus gestores, a Urbs e a prefeitura. Esta última deu tantos poderes para a Urbs, mas não conferiu se ela tinha competência para cuidar dos táxis, ônibus, bancas de revistas, motofrete, rodoviária, vans escolares etc.
Ademilson Becker
Imprensa
Tentar desmerecer a mídia não é um fato que acontece apenas no Brasil. Muitos outros "ditadores democráticos" têm feito o mesmo em seus países alegando que a imprensa fala demais e distorce o que acontece. A informação proibida tira do povo o conhecimento necessário para uma mudança.
Luciano Atamanzuck
Pichação
Saber o trabalho que dá para limpar e remover as pichações talvez faça com que os pichadores se sensibilizem e parem de pichar. Nossa cidade é tão linda, não merece ser pichada. Devemos denunciar estes acontecimentos; afinal, pichar é crime. Para que pichar sua cidade, se ela é seu lar?
Karla Richa e alunos do 4º ano B do Colégio Santa Maria
Balança comercial
Para o Brasil reverter o déficit da balança comercial, a melhor saída é dar incentivo à indústria brasileira através de financiamentos, pois só um país com uma indústria forte tem uma economia forte. Temos de transformar as commodities em produto acabado e agregar valor para depois exportar.
Roque Webers
Sebos
Acredito que os sebos têm função muito clara de fazer a passagem de bens culturais entre gerações. É um trabalho de resgate e preservação. O sebo tem seu papel cultural de extrema importância e é preciso que a sociedade se conscientize disso.
Paulo José da Costa
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas