Foi necessária a intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF) para a liberação do empréstimo ao Paraná (Gazeta, 7/5). Só depois disso é que o governo federal e o Ministério da Fazenda liberaram os recursos. A política neste país é, e sempre será, eleitoreira. Se fosse um estado governado pelo partido do governo esse empréstimo já teria acontecido há muito tempo. Lamentável.

CARREGANDO :)

Artur Soares de Oliveira Júnior

Empréstimos 2

Publicidade

Não acredito que tenha havido falha do governo estadual em relação aos empréstimos. Já vi o mesmo filme durante a gestão de Jaime Lerner. Naquela época também havia problemas, principalmente com os senadores da oposição. Hoje acontece o mesmo: seguraram o empréstimo até o último instante e só mediante intervenção do STF o empréstimo foi liberado.

Francisco Lefko

Empréstimos 3

Os empréstimos ao Paraná não saíam por perseguição política ou incompetência administrativa? De qualquer maneira, agora, com o crédito de R$ 817 milhões praticamente na conta do estado, espera-se que o governo dê continuidade aos investimentos em obras de infraestrutura até então paralisadas e no aparelhamento da segurança pública.

Marcelo Rebinski, historiador

Publicidade

Benefícios

Há pessoas que não têm visão de crescimento. Vivemos em uma época onde tudo é muito fácil. Não é como no tempo de nossos avós, quando se precisava andar léguas para comprar mantimentos ou pegar água. Hoje, o governo ajuda pessoas de baixa renda com moradia. Mas então aparecem outros problemas e a população não os resolvem porque é melhor obter lucro fácil do que lutar para o bem comum.

Maria Stephan

Consumo

O sonho do brasileiro é ter casa própria, carro, smartphone caro para fazer selfies da viagem ao exterior e postar no Facebook, tudo financiado "sem juros", para fazer inveja aos seus pares. O governo incentivou o povo a endividar-se, e hoje vivemos o pesadelo da falsa riqueza. Nunca houve tantos endividados. As ruas foram tomadas por carros financiados, com motoristas endividados descarregando suas angústias no trânsito. Cidades que priorizam o automóvel tornam-se inviáveis. A ênfase ao transporte coletivo e a ampliação dos espaços públicos são o único caminho para manter a cidade habitável.

Publicidade

Marcelo Henrique da Silva

Violência 1

A culpa pela existência de justiceiros é puramente do governo. Um governo falido que cobra altos impostos de sua população e não dá o devido retorno. A segurança pública é só um dos problemas. Outro é a ignorância do povo, que, quando é incitado à violência, entra em um frenesi sem volta, derrubando e matando. Só depois que tudo acaba consegue ver a grande besteira que fez.

Edson Lincoln Florscuk

Violência 2

Publicidade

Não acho que seja o descrédito das instituições o principal responsável pelos linchamentos (Gazeta, 8/5). Enquanto existirem programas televisivos que estimulem e divulguem a violência, as pessoas continuarão tentando fazer justiçamentos. Quem for propenso a cometer esses atos, se sentirá amparado por esses programas para continuar fazendo sua justiça com as próprias mãos.

Carlos Solana

Racismo

Ontem foi comemorado o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Há 69 anos o mundo tentava entender os horrores praticados em nome de ideologias totalitárias e violentos preconceitos. Alguns museus como o do Holocausto, em Berlim, e o do Terror, em Budapeste, mostram os horrores praticados contra seres humanos arbitrariamente considerados desprezíveis por suas características étnicas ou crenças. Quem hostiliza os negros é tão criminoso quanto aqueles que, no passado, cometeram atrocidades admitindo a superioridade dos arianos.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Publicidade

Jair Rodrigues

O Jair Rodrigues cantava Tristeza sorrindo, com alegria, pedindo para que ela fosse embora. E conseguia, para si e para todos os que o ouviam, porque o sorriso no rosto era a sua marca. Agora, de repente, ele se foi. Por muito tempo vai ser difícil a tristeza ir embora...

Pedro Luís de Campos Vergueiro, São Paulo – SP

Loterias on-line

O Congresso estuda a aprovação de loteria on-line. Não seria melhor estudar e exigir do Poder Executivo consulta médica, matrícula escolar, boletim de ocorrência on-line? Os poderes do nosso país agem como uma máquina para arrecadar e como uma carroça para prestar serviços ao cidadão que paga a conta.

Publicidade

Pedro I. Ceccon, economista aposentado, Piraquara – PR

Imposto de Renda

As notícias sobre a correção da tabela do Imposto de Renda deveriam dar destaque aos 61,7% surrupiados do contribuinte por não haver a correção justa da tabela pela inflação real desde 1996. Pelo que se conhece de gestão pública quanto à aplicação de recursos, é notório que o contribuinte brasileiro poderia gastar esse dinheiro de forma mais digna e proveitosa.

Laudi Vedana, Pato Branco – PR

Copa do Mundo

Publicidade

Para quem possui a sede de sua atividade comercial ou de prestação de serviços localizada dentro do "feudo" da Fifa, região compreendida entre as Ruas Bento Viana, Silva Jardim, Westphalen e Chile, onde as leis brasileiras deixarão de valer nos dias de jogos da Copa, pouco importa que tenha se optado pelo ponto facultativo em dias de jogos. Isso porque os clientes terão cerceado o acesso à região num período de 10 horas (quatro horas antes, quatro horas depois e mais duas horas durante o jogo). Na prática, o ponto facultativo é um feriado. Com prejuízo certo para todos.

Eduardo Sabedotti Breda

Vacinação

Estive no posto de saúde da Salgado Filho para vacinar meu filho, mas não consegui porque as seringas haviam acabado. Eu e mais uma dezena de pessoas foi embora sem vacinar os filhos porque não havia seringas. Até disse que eu mesmo compraria a seringa se fosse o caso, mas ainda sim não pude vacinar o meu filho. Para quê essa campanha então?

Anderson Pimentel Weber

Publicidade

Haitianos

Já está faltando mão de obra no Brasil, principalmente para serviços que não exigem muita qualificação. É o caso da construção civil. Há vagas para haitianos. O Brasil sempre aceitou imigrantes e não há justificativa para fechar suas fronteiras a eles. Os EUA cresceram com a imigração sempre aberta. Só ultimamente está havendo restrição a imigrantes porque naquele país o maior percentual de sua população já é de latinos.

Antônio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Vestibular

Neste ano as Faculdades Pequeno Príncipe irão abrir sua primeira turma de Medicina. Até aí tudo bem. A questão é que em seu primeiro vestibular milhares de estudantes de espanhol serão prejudicados porque a faculdade optou por oferecer só a língua inglesa como língua estrangeira, desprezando assim o espanhol. Um anglicanismo ridículo.

Publicidade

Thiago Tadeu

Segurança

Hoje discutem um novo sistema policial para nosso país. Temos de levar em conta que vemos atualmente a sobreposição de funções, com guardas municipais fazendo o papel da Polícia Militar, por exemplo.

Renato dos Santos Taborda

Comunicação 1

Publicidade

As notícias sobre crimes seriam muito mais úteis se, em vez de relatar os detalhes dos crimes, apontassem as consequências para aqueles que são condenados, mostrando o que eles passam numa prisão e o sofrimento de suas famílias, pais esposas e filhos.

Maria Ignês Teixeira

Comunicação 2

A sociedade tem acompanhado pela mídia episódios marcantes nas áreas da política, saúde e educação. A tecnologia tem favorecido a rapidez da informação global. Entretanto, a população tende a ser indiferente e omissa.

Carmen Marília Juck Côrtes de Souza

Publicidade

Congresso

O comportamento normalmente aético dos congressistas diuturnamente ainda surpreende os eleitores. O arsenal de malfeitos parece inesgotável, seja de atos ou de palavras. Precisamos urgentemente de alguém que faça uma despoluição dessas práticas lesivas que há décadas acontecem.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Viagens

Sobre a matéria "Governo não divulga dados de voos de Richa" (Gazeta, 3/5) acredito que todas as viagens do governador deveriam ser claras e com prestações de contas, já que ele é pago pelo povo do Paraná.

Publicidade

Jorge Abib

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.