Um absurdo esse reajuste na tarifa de energia elétrica (Gazeta, 4/7). Já pagamos 29% de ICMS na tarifa e agora esse aumento abusivo? Por mais que haja explicação, como vamos absorver isso? Sem considerar que o mesmo aumento na indústria também será pago por nós. Se o governo quer fazer algo, que baixe o ICMS. Se a base de cálculo aumenta, consequentemente ele arrecada mais e fere diretamente seu povo. Em uma situação de (pré)crise é assim que o governo age?
Dario Evangelista
Energia elétrica 2
Não acho justo os paranaenses pagarem a conta de energia elétrica mais cara, sendo que a Itaipu é nossa e a Copel é uma empresa pública do Paraná. Usam usinas térmicas em outras regiões do país e nós é que temos de pagar a conta?
Cristiano Taborda
Auxílio-moradia 1
O auxílio-moradia para juízes (Gazeta, 4/7) é uma provocação para a sociedade, uma espécie de privilégio digno de uma mobilização popular. Num país em que faltam recursos públicos para a saúde, segurança pública e educação, como é possível sustentar aluguel de juiz, deputados, senadores? Trata-se de um abuso que qualquer brasileiro sensato deve repudiar e no qual deve colocar um fim.
José Luciano Ferreira de Almeida
Auxílio-moradia 2
Não acho justo uma pessoa com salário de R$ 21,7 mil e que tem casa própria ter esse tipo de benefício. Trabalho em uma instituição de saúde, a situação é precária, faltam remédios, faltam materiais para emergências. Meu salário é ridículo, 6% do salário de um juiz, e não tenho nenhum tipo de benefício, pois o governo nem sequer repassa verbas a fim de melhorar o sistema de saúde.
Welton Ferreira
Auxílio-moradia 3
É lamentável essa premiação em detrimento da coletividade. Quem paga é o próprio povo. O Judiciário paranaense tarda e falha. Deveria utilizar esses recursos do auxílio-moradia para otimizar e melhorar a máquina, ou construir albergues públicos para os inúmeros sem-teto que dormem nas ruas sob as marquises e pontos de ônibus.
Solange Candida Wuicik
Auxílio-moradia 4
O auxílio-moradia para os juízes seria justo se fosse para aqueles recém-nomeados que porventura necessitassem de mudança de cidade ou que não possuíssem moradia própria. Mas, da forma que está sendo proposto, o benefício é um absurdo. No Brasil existe uma grande falta de discernimento na aprovação de determinadas leis e benefícios.
Marcelo Parchen de Christan
Sebos
Sobre a matéria "A guerra dos sebos" (Gazeta, 3/7), como se não bastasse a falta de relacionamento entre o livreiro e o intermediário, altas comissões e altas exigências, por que o livreiro tem aquele compromisso de ter o sistema de pagamento americano? Estamos num país ainda democrático. A escolha sobre qual sistema de pagamento ele deseja usar deve partir do livreiro.
Denilson dos Santos
Transporte coletivo 1
Sinceramente, esses sindicalistas são uma piada. No artigo "Greve dos cobradores: as versões e os fatos" (Gazeta, 4/7), Maurício Gulin só faltou dizer que o transporte coletivo é uma maravilha e que motoristas e cobradores trabalham felizes e sem motivo para reclamar.
Marlon Skrusinski
Transporte coletivo 2
A quem cabe cuidar do transporte público? Apenas aos municípios, ou também ao governo estadual? De um lado há a Comec, os municípios que cercam Curitiba, e de outro a Urbs. Não dá para ter apenas um órgão cuidando e planejando isso? Quando os governos mudam, entra o interesse político, que supera a necessidade das pessoas. É vergonhoso não termos um planejamento adequado em relação ao transporte público para a região até hoje.
Luiz C. Segantini
Jardim Botânico
Sobre a matéria "Uma nova cara para o Jardim Botânico" (Gazeta, 2/7), o bairro não tem a mínima condição urbanística de suportar o boom de edifícios comerciais. Um dos prédios, por exemplo, por ter um estacionamento insuficiente para a demanda, obriga os colaboradores das empresas a estacionar onde dá, lamentavelmente em locais proibidos e com os olhos fechados da Setran. Urgem providências da prefeitura diante da ameaça de novos grandiosos empreendimentos. Bons para uns, péssimos para a maioria.
Marcus Aurélio de Castro
Copa do Mundo 1
Estamos na semifinal da Copa do Mundo! E agora é a vez de a torcida brasileira chorar, mas de alegria, depois dessa dramática e convincente vitória da nossa seleção contra a não menos competente Colômbia. E que na próxima terça-feira venha a tão decantada Alemanha, que depois de uma partida sonsa e nada criativa vence a França. E é bom que se diga que o Brasil, nesta partida contra os colombianos no Castelão, jogou à altura de como se deve se apresentar num evento da magnitude de uma Copa do Mundo. Com garra, não dando espaço para o adversário, e com um futebol simples e objetivo.
Paulo Panossian, São Carlos SP
Copa do Mundo 2
Nesse intervalo do Campeonato Brasileiro nossos times poderiam assistir repetidamente a esses shows de futebol na Copa do Mundo para, quando voltarem, nos presentearem com melhor nível técnico.
Antonio Levi Hirt
Copa do Mundo 3
Estamos vivendo o milagre da Copa. De uma hora para outra deixamos de nos confrontar com as notícias de violência, políticos corruptos e tragédias em geral, como se uma nuvem ocultasse tudo de ruim que por aqui acontece. Isso é bom, pois dá margem a uma perspectiva de vida mais saudável, pelo menos até que a Copa termine.
Carlos Alberto Gomes Marques
Copa do Mundo 4
É uma pena que a Copa do Mundo terminou em Curitiba. Os turistas de diversos países ficaram encantados com a nossa infraestrutura e com os nossos serviços. Fui aos quatro jogos com a minha família e presenciei a alegria dos torcedores na Arena. Comprei os ingressos no início das vendas e paguei menos do que nos jogos do Campeonato Brasileiro.
Silvio Rossi
Corrupção
Será que a "democracia sólida, a economia organizada e a justiça social" que o nosso país vem vivendo, segundo correligionários do PT, é sinônimo de corrupção visível para quem quiser? Infelizmente, no Brasil a confiança nos administradores eleitos pelo povo parece ter prazo de validade.
Zélia Braz
Palestina
Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, o povo palestino tem sido invadido, ocupado, humilhado, aprisionado, torturado e massacrado. Que, além da Argélia, outras seleções da Copa também possam colaborar para amenizar esse sofrimento.
Bernardete Baronti
Iraque
sobre o editorial "Iraque em desintegração" (Gazeta, 4/7), faltou aquele comentário clássico de que o Islã é pacífico. O Alcorão condena a guerra e a violência etc. Enquanto isso, esse pessoal continua se matando. Enquanto o fizerem entre si, problema deles. Mas logo chegará a vez do Ocidente. E, quando chegar, será tarde demais.
Samuel Clemens
Pesquisa
Alguém em sã consciência leva em consideração as enquetes dos institutos de pesquisa? Dilma ou Lula não podem aparecer em público sem experimentar a execração e o repúdio da população. Então como explicar a liderança da presidente nas pesquisas?
Luiz Schuwinski
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.