Não há dúvidas de que a melhor coisa que pode acontecer para a modalidade de ensino a distância é uma maior fiscalização (Gazeta, 31/3). A modalidade a distância permite que pessoas como eu (com mais de 30 anos, que buscam novas oportunidades e são 57% dos estudantes matriculados nos cursos) possam conciliar os estudos com as demais obrigações profissionais e pessoais. Eu mesmo imaginava que a EaD era uma forma mais fácil de conquistar uma especialização, formação técnica ou graduação. O Enade será o grande avaliador no final do curso.

CARREGANDO :)

Joel Zambão Estevam

Restrição do double drink 1

Publicidade

A decisão de reduzir as promoções de double drink é, de fato, admirável e até pode ter algum efeito positivo (Gazeta, 31/3). No entanto, a ideologia criada a favor da bebida ainda está muito arraigada e serão necessárias campanhas mais impactantes no sentido de mostrar os males do álcool, para desmitificar isso. As promoções podem até ajudar, mas o álcool é uma droga lícita que deve continuar sendo tratada como assunto de saúde pública, e o poder público deveria investir ainda mais para promover a diminuição do consumo.

Charles Luís Zoppo

Restrição do double drink 2

Acredito que uma medida mais interessante para os bares seria manter à disposição dos clientes um bafômetro. Assim, as pessoas saberiam se o teor alcoólico no sangue é seguro ou não para sair. Além disso, poderiam oferecer outras bebidas não alcoólicas para que a pessoa possa se restabelecer mais rápido e voltar em segurança para casa.

Diego Trindade

Publicidade

Inspeção veicular 1

Todo veículo velho queima óleo e será reprovado na inspeção veicular (Gazeta, 29/3). Ao retirar das ruas veículos que poluem também se estará retirando de circulação veículos sem condições de segurança. A limpeza do ar trará, como consequência, a melhora nas condições de segurança das ruas e das estradas.

Eduardo Sabedotti Breda

Inspeção veicular 2

A inspeção veicular deveria ser feita para carros mais antigos que não possuem catalisadores e caminhões velhos, aqueles que soltam baforadas de fumaça preta. O agravante nos carros da atualidade nem seria tanto a poluição do ar, mas sim a poluição sonora, carros com som automotivos que inundam as cidades com músicas a níveis irritantes a qualquer hora do dia sem respeitar as pessoas.

Publicidade

Wilson S. Watanabe

Porte de armas

Sempre foi difícil de entender mais essa posição autoritária do ex-governador Requião, que enquanto admitia que seus seguranças pessoais andassem armados, negava o mais básico direito de autodefesa aos agentes penitenciários paranaenses. Provavelmente, essa era mais uma de suas neuroses, a desafiar os psiquiatras de plantão. De parabéns a Assembleia, que, desta vez, resolveu se bandear para o lado do bom-senso, e derrubar o veto desse governador, que tanto desserviço prestou ao nosso estado.

Roberto Tadeu, consultor

Curitiba referência em inovação

Publicidade

O que eu espero de Curitiba é que os administradores comecem a perceber o problema do trânsito. Não adianta fechar ruas, colocar sinaleiros, impedir o fluxo de veículos, pois simplesmente não vai diminuir o tráfego. O que se deve fazer é abrir trincheiras, viadutos, desafogar o trânsito. E ainda me falam em fechar a Cândido de Abreu. Vão fazer uma obra linda, assim como a Linha Verde, que virou um congestionamento só. O que a prefeitura tem contra os carros, afinal?

Thiago Bini Pigato

Assentos em aviões

O passageiro não busca somente preço menor/promoções, mas também conforto. Mesmo havendo um aumento no número de pessoas altas, infelizmente não vemos medidas que deveriam vir das próprias companhias aéreas. Que conforto tem uma pessoa com mais de dois metros de altura em viagens de média e longa distância?

Paulo Ricardo Simioni

Publicidade

Patrimônio da Assembleia

A Assembleia já está desmoralizada. Mormente agora, sabendo que não existe sequer um inventário dos bens da casa (Gazeta, 31/3). Na Assembleia, ninguém viu, ninguém sabe, e assim vão empurrando e gastando o dinheiro dos impostos do estado. Bem que podiam doar um pouco de combustível a que tem direito para os hospitais para que possam abastecer suas ambulâncias, já que algumas estão paradas por falta de combustível.

Ronaldo Escord

Polêmicas de Bolsonaro

Tem gente que fala demais e se enforca com a própria língua. Jair Bolsonaro é um belo exemplo. Quem disse que tem mais valor esse ou aquele comportamento sexual ou essa ou aquela cor da pele? As pessoas valem pelo que elas podem fazer de bom aos outros, o quanto podem ser úteis, honestas e caridosas. Independentemente de suas características, origem, sexo, cultura, classe social, credo, raça. Julgar alguém por esses critérios é ser profundamente ignorante.

Publicidade

Luciano Appel

União homoafetiva

O posicionamento do segmento evangélico não está em se opor à liberdade de expressão ou ainda a uma opção de vida, mas em defender valores fundamentais definidos numa constituição maior que a lei divina. Não se acha em evidência nenhum movimento contra a existência do direito desse ou daquele grupo com gritos, ainda que velados de ódio ou aversão, à liberdade plena para todos. O que não pode acontecer é que, sob o pretexto de uma liberdade, outras liberdades sejam feridas.

Devanil Paulo Martins

Servidores ociosos

Publicidade

Sugiro que os servidores públicos ociosos e à deriva pelos corredores da Assembleia Legislativa tenham avaliação psicológica e de tendências profissionais, visando cursos de desenvolvimento pessoal, motivacional, cultural e profissional para em seguida continuarem prestando serviços na Assembleia ou cedidos aos demais poderes públicos do nosso estado.

Irineu Queiroz dos Santos

Emagrecedores

Utilizei inibidores de apetite logo após o nascimento da minha filha. Engordei mais de 30 quilos, por isso o médico me indicou. Utilizei por três meses, junto com atividade física e reeducação alimentar e logo retornei ao peso do início da gestação. Fiquei descontrolada emocionalmente a partir do segundo mês, irritada e ansiosa. Resolveu o problema, mas teve essas consequências mesmo com acompanhamento médico.

Milene Moura

Publicidade