• Carregando...

Essa possibilidade de punição aos políticos que não conseguirem melhorar os índices de qualidade no ensino público (Gazeta, 25/11) não adiantará nada se a avaliação for feita a partir do número de aprovações. Constantemente se vê estudantes entrando no nível médio sem conseguir ler um texto com destreza, ou, o que é pior, sem entender nada. Já vi pais implorando para professores reprovarem seus filhos, pois os mesmos não tinham condições de ser aprovados, e o professor dizer que não podia fazer isso.

Pedro Luiz Barcelos Carneiro

Servidores fantasmas

Sobre o afrouxamento da lei que dificultava a existência de servidores fantasmas (Gazeta, 26/11), não adianta ter esperanças de uma política melhor. Os lobos estão cuidando das galinhas e assim a população assiste a mais um capítulo da novela "Aqui Pode Tudo". Não existe lei que puna político, eles não se importam com a opinião pública e nem com o resultado de seus atos. O que mais sairá dessa caixinha-preta?

Dario Evangelista

Eleição

Nada mais natural o apoio que o PTB pretende dar à candidatura da presidente Dilma, do PT, e ao mesmo tempo ao governador Richa, do PSDB (Gazeta, 25/11), siglas que personificam governo e oposição em nosso país. Afinal, no Brasil os partidos políticos não têm programas verdadeiros, ou convicções profundas, permitindo essas liberdades sem qualquer constrangimento. O negócio é estar perto do poder, seja onde e com quem ele estiver.

Robert M. Hipólito

13.º salário

O 13º salário é mais um benefício equivocado cedido aos nossos representantes e pago por nós, contribuintes. Os vereadores são eleitos para um mandato de quatro anos, e se candidatam com promessas de melhorar a vida do cidadão. Ninguém os obriga a concorrer a tais cargos. Confundir mandato com profissão é muito conveniente, e nós, eleitores, estamos cansados disso.

Clifford C. Cobbe

Educação Moral e Cívica 1

Nossos jovens iniciam o seu papel como cidadãos e podem votar a partir dos 16 anos de idade. Mas boa parte deles não sabe o que cada poder, Executivo, Legislativo e Judiciário, faz. Eles não têm a menor noção de cidadania, de respeito à coisa pública. O professor Ângelo de Souza (Gazeta, 22/11) que me perdoe, mas discordo totalmente dele, pois ele está confundindo a matéria escolar com a ideologia política dele. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Denise Lorenzon Sferelli

Educação Moral e Cívica 2

A proposta de que as disciplinas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira voltem à grade escolar é uma proposta saudosista e que demonstra total desconhecimento, sobretudo da história da educação brasileira. É uma proposta completamente retrógrada. Os fatos antigos e atuais envolvendo políticos demonstram que esse tipo de formação não resolve nada.

Luís Fernando Lopes

Hospital de Clínicas

Com a costumeira lucidez e erudição, o professor Belmiro Valverde analisa a agonia do Hospital de Clínicas (Gazeta, 24/11). O artigo ressalta ainda, nas entrelinhas, o que me parece ser – junto com a corrupção – o maior mal que vem açoitando este país: a incapacidade crônica dos administradores públicos, que não se acanham em ostentar a própria incompetência e se agarram aos cargos nos quais foram investidos, fazendo inveja às inocentes ostras que resistem incólumes ao castigo das ondas.

Newton J. de Sisti, advogado

Greve

Sobre a greve dos educadores de creches (Gazeta, 26/11), vejo que não há valorização dos profissionais em uma cidade tão elogiada como Curitiba. Muitos educadores não ganham nem vale-refeição, o que parece piada para quem trabalha 40 horas semanais. Também não há valorização para quem estuda. Há o chamado crescimento vertical, mas que não é um real crescimento, e que mesmo assim não é para todos.

Maria Siqueira

Cracolândia

As ações da polícia para minimizar os problemas do crack (Gazeta, 25/11) não trarão benefício no médio e longo prazo. Se a PM tem mapeadas as áreas de uso do entorpecente, deve ter também dados sobre os traficantes que alimentam os usuários. Estão tratando o efeito, mas sem eliminar a causa, que é justamente onde as ações deveriam ser extremamente contundentes. Sem quebrar a espinha dorsal do tráfico, não conseguiremos resultados significativos.

Sérgio Luiz Golombe

Skatistas 1

Reivindicar para o skate o "status" de meio de transporte (Gazeta, 26/11) é, no mínimo, um absurdo. Como que um pedaço de madeira (shape) tendo acoplados dois pares de roda pode ser considerado "meio de transporte"? Onde ficam os freios? Se acontecer uma tragédia, a responsabilidade vai recair sobre o motorista. Estamos demonizando tudo o que se refere aos veículos automotores e, se continuarmos assim, corremos o risco de não deixar mais espaço para os verdadeiros meios de transporte.

Jair Demétrio

Skatistas 2

Não só skatistas, mas também corredores, ciclistas e patinadores precisam de espaço, o que demanda um pouco de boa vontade da prefeitura com as ciclovias. Espaços ociosos como o canteiro central da Avenida Visconde de Guarapuava e outros similares poderiam ser usados para isso, caso contrário os skatistas continuarão a ter de "minhocar" em meio ao trânsito caótico e perigoso.

Lourdes dos Passos

Galeria de Luz

Curitiba não pode ficar sem o espetáculo da Galeria de Luz (Gazeta, 26/11) neste Natal. Como um amor à primeira vista, a galeria conquistou os corações dos curitibanos, é como uma paixão avassaladora. Não podemos ficar sem esse grande espetáculo de luz que nos apaixonou!

Francisco Osny Carvalho

Arena da Baixada

Fizeram um orçamento inicial para ser aprovado e, depois de as obras começarem, foram elevando os números. Caso pensado para arrumar financiamento e verbas públicas. É assim que a coisa funciona neste país. Os vivos passando diploma de otário no povo. Será que com a tecnologia existente hoje não dava para calcular o valor exato da obra?

Luiz Dias

Futebol

Neste ano de 2013, o time de futebol do Paraná Clube teve um dos melhores elencos e direção técnica que há muito não se via; portanto, a nação paranista que não espere coisa melhor para 2014. Rezem para que o time permaneça ao menos na divisão de elite do Paranaense e não seja rebaixado para a Série C do Brasileiro!

Marcelo Papp

Aeroporto Afonso Pena

Falta vontade política de resolver esse imbróglio para a construção da nova pista do Afonso Pena (Gazeta, 25/11). O estado está perdendo competitividade no setor industrial, comercial, de infraestrutura e turismo, com portos, aeroportos e rodovias sem investimento. A terceira pista deve ser construída imediatamente como um projeto estadual.

José Stechman Neto

Ferrovias

O grave acidente ferroviário ocorrido em São José do Rio Preto escancara a necessidade do contorno ferroviário em Curitiba. Trafegando na região urbana da cidade paulista, com velocidade de 44 km/h, o trem descarrilou e os vagões caíram sobre casas, junto aos trilhos, matando e ferindo muita gente. Em Curitiba corremos o mesmo risco.

Marcus Aurélio de Castro

Insegurança

O Capão Raso não é mais seguro. Apesar das reuniões entre a polícia, moradores e comerciantes em maio, tive a minha casa invadida por quatro marginais que agrediram a diarista e roubaram vários objetos. Semana passada, além de roubarem meu carro – de onde, por sorte, meu filho de 4 anos conseguiu sair a tempo –, meu vizinho também foi vítima de bandidos e com eles trocou tiros. E, mais recentemente, a maior loja do bairro foi assaltada com direito a refém e gente baleada, mas sem direito à segurança.

Thiago Costa

Parque São Lourenço

A administração municipal de Curitiba diz que precisa aguardar uma vistoria do Ministério da Integração Nacional para remover o material que hoje ocupa o espaço do estacionamento do Parque São Lourenço. Até quando vamos esperar por essa burocracia? Aliás, a placa do governo federal, em parceria com a prefeitura, dizia que seria feito o desassoreamento do lago e recuperação das margens. Mas o desassoreamento foi mal executado e, quanto à recuperação das margens, até agora nada foi feito.

Marcelo Rogério da Silva Rosa

Pichações

O aumento das multas e o controle da venda de tintas spray ajudam no combate às pichações, que são, basicamente, causadas pela falta de educação e de respeito ao patrimônio. Então, por que não tornar solidário ao pichador a sua família, como no caso de pensão alimentícia? Assim os pais ou responsáveis também arcarão com as multas pesadas e com trabalhos voluntários aplicados ao pichador.

José Luiz Alves Júnior

Extradição

Com certeza a Itália não deve extraditar Henrique Pizzolato (Gazeta, 26/11) para o Brasil. Lula concedeu refúgio político para o bandido terrorista Cesare Battisti, e a Itália tem o pleno direito de também não extraditar Pizzolato, mesmo ele tendo cometido crime por montar o caixa dois do mensalão do PT, crime que não chega nem perto do de Battisti. A única maneira de reverter a situação seria extraditando Battisti para a Itália, mais isso com certeza não irá acontecer porque o governo é conivente com bandidos socialistas de outros países.

Lincoln Castilho

Mensalão 1

O Brasil aguarda para breve mais um julgamento histórico, o do mensalão mineiro. Dessa vez são os tucanos que estão prestes a serem engaiolados. O senador Eduardo Azeredo, principal personagem de mais esse execrável caso de corrupção política, afirmou que o mensalão mineiro nunca existiu. Ora, já lemos esse livro, que virou até novela e filme.

Maria Elisa Amaral, Tatuapé – SP

Mensalão 2

Sobre o suposto exagero nas prisões dos condenados no mensalão, exagero mesmo é o PT querer continuar governando o país, depois dos desfalques que aconteceram com a prisão de seus correligionários. Com a presidente Dilma se completarão 12 anos consecutivos de mandato do partido e dar-lhe mais quatro anos foge ao bom senso.

Antonio C. Dino

Humanidade

A saga humana foi e é patética e sublime ao mesmo tempo. As sociedades e as pessoas sofrem injustiças todo o tempo e pelas mais diversas razões, entre elas a raça, a religião e a ideologia. No século 21, o embate deveria ser a implementação da cultura no sentido de saúde, alimento e conhecimento. Muito terá de ser feito; porém, o primeiro passo poderá ser aquele que deixa de lado conceitos erigidos no transcorrer dos séculos passados, quando a ignorância apontava soluções. Não existem culpados definitivos nem inocentes inimputáveis.

Ciris Torrens

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]