Mídias sociais
Negócio Fechado 1
É hora do eleitor acordar, parar de votar nos mesmos candidatos e quem sabe os partidos passem a apresentar concorrentes mais interessantes para a sociedade e não aos interesses do partido, como vem ocorrendo.
Davi Lipski , via Facebook, sobre a matéria "Denúncias sobre a Câmara vão influenciar voto dos curitibanos", de acordo com pesquisa.
Negócio Fechado 2
Existe a tendência de grande renovação. Estamos exaustos de tantas irregularidades.
Leonardo Franzen, via Facebook
Formação dos policiais
A desculpa [do governador] até pode ser aceita. Mas o que nós policiais militares queremos é o cumprimento da emenda 29. Aí sim o governador Beto Richa estará agindo certo.
Emilson Ferreira Pupo, comentando o post "Richa diz ter cometido seu primeiro grande deslize", do blog Caixa Zero.
* * * * *
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo
Há dois pontos que merecem atenção sobre a evasão no ensino técnico: a falta de comprometimento e preparo dos professores muitos se sentem desestimulados pela baixa remuneração e falta de incentivo por parte das instituições. Ou ainda há os professores estritamente acadêmicos, mas sem experiência profissional. Os alunos observam isso e, se não trocam de instituição, abandonam o curso de vez. O segundo ponto é a falta de recursos no ensino técnico, que demanda prática aliada à teoria. Se a instituição não possui equipamentos suficientes para suprir a necessidade dos alunos, também cai em descrédito.
José Carlos Ferreira, professor do curso superior e técnico em Mecânica da Faculdade Sociesc Tupy
Ensino técnico 2
Mais uma vez o setor público joga dinheiro fora, sendo que esse recurso poderia ser investido em educação básica. O setor público não tem experiência em cursos profissionais, uma atividade que deveria ser transferida, ou voltar para a iniciativa privada. A finalidade do curso profissional público é somente empregar e aumentar o quadro de pessoal.
Jorge Antônio de Souza
Ensino técnico 3
O ensino técnico exige um compromisso maior por parte do aluno e também uma formação básica melhor. É justamente aí, quando a base educacional é posta à prova, que o aluno descobre que não aprendeu nada e não tem tempo hábil de se preparar para acompanhar o curso. Resultado: evasão.
Waltecir Brito
Cotas nas universidades 1
Como ex-aluno e atual professor, digo que cotas sempre existiram na UFPR: para os que tinham recursos financeiros para uma preparação diferenciada e da raça branca. Dos mais de 160 alunos de cada ano do curso de Medicina, a taxa de alunos negros era próxima de zero. Outro ponto importante é que as cotas são apenas para universidades públicas. Nas particulares a quase totalidade das vagas será para quem tiver como pagar.
Edilson Forlin
Cotas nas universidades 2
As cotas raciais são uma forma de indenização moral pelo desrespeito e pela exclusão social e educacional sofridos pelos negros, tratados como ferramentas de trabalho e submetidos a uma vida indigna.
Denise Derio, Paranaguá-PR
Benzedeiras 1
Li a reportagem sobre as benzedeiras, "Ajuda pelo toque das mãos" (Gazeta, 2/5) e me lembrei de quando era criança. O lugar onde minha mãe mora, em Quintandinha, a 60 km de Curitiba, até hoje tem uma benzedeira e ela curou e cura muita gente. É uma pessoa simples, caridosa e com um coração enorme.
Márcia Sokoski Masur
Benzedeiras 2
Nunca procurei uma curandeira ou benzedeira. É uma prática comum em regiões com pouca presença do Estado e não é de se admirar que daqui a algum tempo o povo comece a acreditar em 'educandeiras', substituindo a boa ciência pela crença nem sempre positiva.
Luiz Fernando Stamposki dos Santos
Formação dos policiais
O policial militar com curso superior não é mais insubordinado, mas sim mais crítico. Ele exige muito mais seus direitos e dificilmente causa problemas. O que o governo quer é uma tropa simples, pois, quanto menor o grau de instrução, mais fácil de comandar. E ainda há a questão salário: quanto maior o grau de instrução, maior a remuneração que o policial exige. É o que o governo está tentando evitar.
Osmar de Oliveira, Umuarama-PR
Segurança pública
Lembro-me de que nos anos 70 e 80 o patrulhamento da Polícia Militar no Centro de Curitiba era feito a pé. Era mais eficaz, dando mais tranquilidade para os transeuntes. Hoje vemos viaturas com policiais militares circulando com pouca rotatividade. Na prática se torna ineficaz para quem transita pelo Centro, pois o patrulhamento a pé reduz as investidas dos marginais contra o cidadão. O patrulhamento em veículos é menos efetivo do que ter o policial junto da população.
José Carlos de Oliveira
Negócio Fechado 1
Ainda que a pesquisa aponte que as irregularidades cometidas na Câmara de Curitiba serão levadas em consideração por 81% dos eleitores na escolha do voto (Gazeta, 2/5), certamente os atuais vereadores irão se reeleger. Basta ver o que aconteceu na Assembleia Legislativa. No auge das denúncias da série "Diários Secretos", quase todos se reelegeram. Infelizmente o eleitor tem memória curta.
Gilberto Daher
Negócio fechado 2
Assim como uma moeda, a história tem dois lados e os envolvidos nos casos de denúncia de irregularidades na Câmara de Curitiba devem contar a sua versão, e não pautar ações em cima do que a imprensa publica. Todos têm direito ao contraditório.
Gerson Carlos Leardini
Código Florestal
Lambuzaram-se para fora dos limites os congressistas ruralistas. Tanto que expuseram abertamente suas maiores fraquezas, já alinhadas para a sociedade ao longo dos anos. Defendem uma causa setorial em detrimento do resto da população. A mentira é um instrumento poderoso para alcançar objetivos que não podem ser confrontados dentro de um plano lúcido. E o interesse público é uma fachada sem a menor importância, ao contrário do que a condição de cada um deles deveria exigir. A sociedade saberá responder a esses excessos.
Clóvis Borges
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.