• Carregando...

Fiz curso técnico e apoio a iniciativa de criar um programa de acesso ao ensino técnico para estudantes de baixa renda (Gazeta, 22/2). Essa é uma maneira que faz o aluno se interessar a estudar, pois são cursos de curta duração e bem direcionados a profissão. Isso sem contar a facilidade de encontrar um trabalho. Já existem colégios que têm o sistema de seleção por renda. Se isso se espalhar em outras instituições com o programa do governo, será um grande passo na educação e para o mercado de trabalho.

Karina Loezer

Médicos x planos de saúde 1

A classe médica deveria ter tomado esta atitude de descredenciamento dos planos de saúde há muito mais tempo (Gazeta, 24/2). Em um país onde só tem valor jogador de futebol, nada mais justo o pleito iniciado pelos nobres profissionais médicos de Ivaiporã (PR).

José Prado Guerra

Médicos x planos de saúde 2

Os médicos estão cobertos de razão. Os planos de saúde devem rever os conceitos. Vendem planos supercaros e pagam igual ao SUS. É bom as empresas de saúde acertarem o mais rápido possível com os médicos, pois irão acabar perdendo clientes. Nos sujeitamos a pagar um absurdo justamente para ter bom atendimento. Agora, se não houver médicos, fica difícil.

Dario Inácio, empresário

Armas para agentes públicos

Penso que qualquer funcionário público, independentemente de trabalhar ou não na área de segurança, deveria ter o direito ao porte de armas, desde que submetido a todos os requisitos da lei, como capacitação técnica e preparo psicológico.

João Luís V. Teixeira

Dívida tributária

Espero que a Receita Estadual e o Poder Judiciário realmente empenhem-se em coibir as usinas e distribuidoras de combustível que sonegam o ICMS (Gazeta, 23/2). Os empresários honestos e responsáveis pagam caro por essa concorrência desleal e predatória. Minha família está no ramo de revenda de combustíveis há 58 anos e sofremos com essas "empresas" sonegadoras, mas o revendedor que compra das distribuidoras sonegadoras deve ser igualmente responsabilizado e penalizado. O Brasil deve proteger as empresas corretas.

Luzia de Barros Dias

Arrecadação

O Paraná teve arrecadação de ICMS menor que a federação por causa de empresas saindo do estado e do país, o que mostra que, quanto mais nossos líderes apertam, mais as empresas escapam para locais que forneçam cargas tributárias menores com incentivos fiscais. O caminho é melhorar a gestão.

Carlos Sepúlveda

Justus na CCJ

Está ficando cada vez mais difícil sair de casa no dia da eleição com o objetivo de escolher nossos representantes. A partir do momento que assumem o cargo não nos representam mais. Não acredito mais neles.

Adalberto Palte

Gastos parlamentares

Até quando vamos ter de aguentar a impunidade dos políticos poderosos, gastos e mais gastos? Cadê o trabalho para o qual eles foram eleitos? Cadê o compromisso com o povo? Alguém tem de fazer alguma coisa mais concreta para acabar com esses abusos. Não adianta nada ficar aqui criticando através dos veículos de comunicação se na prática ninguém fizer nada. Como podemos acabar com esses gastos abusivos?

Alvi Bonde

O inventor do supletivo

Muito interessante a reportagem sobre o homem que criou o ensino supletivo. Eu parei de estudar na 8.ª serie e voltei a fazer o segundo grau graças ao supletivo. Foi bom e rápido, porque eu já não tinha mais cabeça para voltar desde o início. Mas fico feliz em conhecer esse grande homem que ajudou a muitos.

Elizangela Mendes

Magistério

Para atrair mais pessoas para o magistério, o governo deveria valorizar a carreira, oferecer melhor remuneração. Ninguém trabalha sem perspectiva de crescimento, com o salário de professor oferecido hoje, impossível sonhar com uma vida financeira estável. Já estamos tendo uma crise de falta de professores, e isso só tende a se agravar, já que a profissão que é responsável por todas as outras não tem valorização.

Sandra Mara da Silva Azevedo

Pedra da vez

Excelentes ponderações do editorial sobre a questão das ditaduras no norte da África e no Oriente Médio (Gazeta, 23/2). De fato, parece que a onda de "insurgência popular" contra as ditaduras da região ainda crescerá. E já que os protestos no Iêmen e na Tunísia foram pouco considerados pelo ocidente, o Egito trouxe a realidade, e o Bahrein e a Líbia (esta a "pedra da vez") causam arrepios a Tio Sam e protegidos. Mas penso que as coisas complicarão mesmo se a Arábia Saudita enveredar por esses caminhos.

Sérgio Corrêa

Telemarketing

Em dois dias recebi cinco ligações de um banco oferecendo cartões de crédito. Nas quatro primeiras vezes fui "bem educado" e recusei, apesar da insistência, mas na quinta tive de esculachar o coitado do funcionário que está sendo pressionado. Será que o banco está tão desesperado, que está atirando para todos os lados?

Fred Branco

Carnaval de verdade

Neste período de pré-carnaval, em que a festa popular deve ser de alegria e brincadeira, penso que deveria se fazer uma campanha contra o consumo de álcool, seja cerveja ou qualquer outra coisa. Voltemos ao tempo em que carnaval era uma divertida brincadeira e o bêbado era visto com maus olhos. A indústria cervejeira, para lucrar, passou na mídia a noção de que bebê-la não é algo negativo, o que é uma mentira, pois cerveja gera bêbados que causam acidentes de trânsito e perdem o sentido de qualquer jeito. Deveria haver campanha contra o álcool assim como houve com o cigarro.

João Pedro Guimarães

* * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]