• Carregando...

A Unimed Curitiba esclarece aos leitores que o prazo de inscrição das chapas para eleição da nova diretoria é dia 24 de março. As inscrições podem ser feitas na secretaria da diretoria na sede administrativa da Cooperativa (Rua Afonso Pena, 296 – Tarumã), nos dias úteis, das 8h30 às 12h30 e das 14 horas às 17 horas. A eleição está agendada para dia 30 de março.

Assessoria de Imprensa da Unimed Curitiba

Bandido manda

Os traficantes mandam nos morros e nas ruas: fecham o comércio impedem o tráfico e garantem a segurança dos moradores contra eles mesmos. São os únicos cujas palavras são confiáveis e o povão do morro acredita. Quando mandam fazer ou faz ou morre. Portanto o protesto em frente ao Comando Militar Leste foi seguramente determinado por eles e ai daquele que não participar. No morro como nas ruas quem manda é o bandido. Do eficiente uso das Forças Armadas depende a restauração da ordem neste país. Esperamos que o Comando Militar do Leste não caia neste engodo.

Dario GiordanoCuritiba, PR

Visto americano

Excelente matéria da Gazeta sobre as declarações do ministro do Turismo pedindo o fim da obrigatoriedade de visto para o cidadão norte-americano viajar ao Brasil. O número de turistas dos Estados Unidos pode triplicar se a exigência cair. Imagine a situação hoje: o americano tem que viajar a uma das poucas cidades que têm consulado brasileiro para requerer o visto; é claro que vai preferir conhecer outro país que não o obrigue a tal transtorno. À exceção do mundo árabe, hoje quase nenhum país exige visto do turista americano, que tem alto poder de consumo e gera divisas nos locais que passa suas férias. Discordo da opinião do leitor Luís Lahoz, que acha a medida uma "postura covarde", porque os Estados Unidos exigem o visto do brasileiro – imagine se eles retiram a exigência, haveria uma invasão em Miami... Uma idéia ao ministro para não ferir o princípio da reciprocidade: não isentar o americano de visto, mas sim concedê-lo na chegada ao aeroporto no Brasil, em procedimento simples e sem burocracia que só traria mais empregos e investimentos ao nosso país.

Paulo Magalhães, médico oftalmologistaCastro, PR

Multa on-line

A multa on-line é uma das inovações do programa de Imposto de Renda Pessoa Física 2006 colocado à disposição dos contribuintes pela Receita Federal. O contribuinte que enviar, via internet, sua declaração fora do prazo estipulado pela Receita receberá instantaneamente notificação de multa por atraso. O próprio programa calculará o valor da multa e o contribuinte poderá imprimir imediatamente o boleto. O último prazo para entrega da declaração é 28 de abril. A punição por atraso é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido ou de R$ 165,74 se o contribuinte não tiver imposto a pagar. Por que esperar 30 dias para emissão de um CNPJ, sabendo que o mesmo trará benefícios de emprego e renda com mais rapidez.

Narciso Doro, presidente do Sindicato dos ContabilitasCuritiba, PR

Bom exemplo

Depois de ter meus pertences roubados em meio ao confuso carnaval em Guaratuba, fico extremamente grata e admirada com a atenção dada pela Polícia Militar, que encontrou os documentos roubados. Tentando de diversas maneiras encontrar "a dona" dos documentos, a tenente Martins conseguiu contatar-me e solucionar um problema que, para a Polícia Militar, pode não ser algo grave, mas para o cidadão comum é algo incômodo e complicado. Tenho certeza de que não iriam parar de procurar enquanto não me encontrassem. Acredito que outros órgãos deveriam se espelhar nessas mesmas ações.

Paloma Castro, estudanteCuritiba, PR

Visconde

Com um pouco de bom senso, é possível conciliar os interesses dos motoristas e dos comerciantes da Avenida Visconde de Guarapuava. Basta seguir uma regra simples: proibir o estacionamento somente do lado da quadra onde haverá conversão, à esquerda ou à direita. Por exemplo, entre a Coronel Dulcídio e a Bento Viana, permitir estacionar no lado direito e proibir do lado esquerdo (os veículos viram à esquerda na Bento Viana). Outro exemplo: na quadra entre a Brigadeiro e a Desembargador Motta, proibir do lado esquerdo e permitir do lado direito (os carros também viram à esquerda). Na quadra anterior à Coronel Dulcídio, só proibir o estacionamento do lado direito (os veículos podem virar à direita), e assim por diante. Não haverá prejuízo ao fluxo dos veículos, já que as quatro vias centrais ficarão sempre livres, e em cada quadra pelo menos será possível estacionar num dos lados da Visconde, que deixará de ser um "corredor de tráfego", como diz o leitor Renato Luiz Pucci Jr.

Luiz Fernando de Queiroz, advogadoCuritiba, PR

Parque Náutico

Não posso deixar de me manifestar acerca do comentário feito por Paulo Cezar, presidente da Associação dos Corredores de Rua (Curitiba-PR), acerca do estado precário e abandonado em que se encontra o Parque Náutico, no Boqueirão. Todas as observações feitas são verdadeiras, mas ficaram faltando duas constatações graves que também vêm ocorrendo: roubo de veículos e morte. Na segunda-feira de carnaval, após caminharmos no parque, meu marido e eu tivemos a desagradável surpresa de sermos abordados por três rapazes, que nos apontaram uma arma e levaram nosso carro e outros objetos pessoais. O dia ainda estava claro. No local havia pescadores, pessoas caminhando, crianças soltando pipa, namorados, todos aproveitando o feriado e o dia ensolarado. Após relatarmos o fato ao único guarda municipal que lá estava (sem veículo), ficamos sabendo que na semana anterior outro carro havia sido roubado e uma pessoa havia sido morta por ter reagido ao roubo. Curitiba sempre se orgulhou de oferecer aos seus moradores muita área verde para o esporte e lazer. Mas de que adianta o verde se não há proteção à vida, nosso bem maior? Como poderemos permitir que nossas famílias continuem freqüentando o parque, se não há segurança?

Deyse Manzke, funcionária públicaCuritiba, PR

Bebês x sol

Fico estarrecida quando vejo mães, despreparadas, que levam seus bebês à praia. Cansei de presenciar cenas de dar dó. Bebês em pleno meio-dia brincando na areia, sentados diretamente sob o sol escaldante sem ao menos uma camisetinha ou um chapeuzinho. Crianças dormindo no colo das mães que passeavam pelo calçadão, com a cabecinha caída sem ter ao menos a proteção de uma fraldinha... Meu Deus! Isto é ser mãe?

Evelin Scholze Curitiba, PR

Iluminação

É lamentável como o serviço de iluminação público de Curitiba demora para atender um chamado registrado e protocolado no 156. Liguei há quase dois meses para esse serviço da prefeitura. Durante esse tempo, refiz essa ligação mais três vezes. Em uma delas constava que o serviço já tinha sido efetuado – o que não é correto. Nós, contribuintes, somos obrigados a viver em ruas sem iluminação alguma, e temos de pagar todos os impostos.

Cheila C. Farias, secretária executivaCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]