A educação do país é tema dos mais importantes. Para além da questão da doutrinação nas escolas, há outro problema: o papel social de professores e padres não é o de empreendedores. Cabe a esses últimos a tarefa de arriscar, investir, criar empregos e renda. O que precisa mudar é a mentalidade que nega que não há frutos a distribuir sem que alguém plante a árvore.

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Domingos José Buenos Ribeiro

Uber e táxi 1

Todos precisam trabalhar: motoristas de Uber, táxi, tuk tuk. Sidnei Zanella Junior é inteligente e já percebeu que essas brigas não levam a lugar algum e que os clientes querem mais opções. O táxi sempre foi caro e, quando regulamentarem o Uber, o preço deles vai subir por causa dos impostos. Viva a livre concorrência!

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David Fernando Gomes

Uber e táxi 2

A guerra entre Uber e táxi só tem um culpado: a indiferença do poder público. A prefeitura pode e deve regulamentar o Uber, limitando o número de carros em circulação e exigindo que sejam de alta qualidade. Ao mesmo tempo, deve-se baratear as tarifas pagas pelos taxistas e exigir repasse ao usuário. Assim, haveria concorrência leal e justa. No atual oba-oba, pipocam carros do Uber, fazendo cada vez menos corridas por dia, e só a Uber ganha, e não é pouco. Parabéns pela iniciativa das cooperativas! É novamente o setor privado fazendo o que o público não faz.

Rodrigo Tomba

Metrô 1

Não sei por que insistem tanto em falar de metrô em Curitiba. É totalmente inviável, pelo número de rios que existem na cidade, principalmente no subsolo. E por cima do solo seria inviável, por causa das fundações necessárias. A prefeitura teria de gastar muito dinheiro, e ainda sairia uma linha com mais curvas que a Estrada da Graciosa. Esqueçam!

Andrea Vicentini

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Metrô 2

Lamentável a postura de Rafael Greca ao descartar totalmente o projeto do metrô para Curitiba. Qualquer grande cidade, especialmente nos países mais avançados, tem linhas de metrô, o que torna fácil e barata a mobilidade urbana, favorecendo moradores, trabalhadores, estudantes e turistas. Não se pode conceber cidades como Londres, Paris, Nova York e Roma sem linhas de metrô.

Luiz F. Gonçalves

Limpeza na Rua XV

O Centro fede a fezes e urina. A cada ano o contingente de moradores de rua aumenta, e eles são um exemplo da precariedade da assistência do Estado. O lugar onde vivemos deve ser bem cuidado. Limpar as ruas é bom, porém paliativo. O prefeito precisa pensar a cidade para além do seu mandato. Há muitos outros problemas que não aparecem.

Herica Cristina Guerreiro