Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Estragos das chuvas

A chuva realmente tem atrapalhado a minha vida. Ela castigou minha parreira, todos os cachos estão com manchas pretas e há uma infestação de caramujos de jardim que está difícil de controlar. Muitas sementes das minhas bracatingas estão estragando antes de poderem ser colhidas. Ir trabalhar de bicicleta também está sendo difícil. Fora tudo isso, estou economizando na água, porque não preciso ficar regando minhas plantas todo dia.

Flademir H. Tozato

Ruas fechadas

O mesmo tipo de atitude do prefeito de Curitiba, ao não sancionar a lei que permitia fechamento de ruas sem saída, deveria se estender a outro tipo de cancela que prolifera pela cidade. São moradores que instalam sistemas de vigilância em vias públicas de bairros em Curitiba. Esses moradores monitoram espaço público com câmeras de vigilância privadas.

Rodrigo Firmino

Segurança pública

Sempre que leio sobre segurança e a opinião dos teóricos, me pergunto por que as pessoas têm a ideia de que segurança pública só existe mediante a presença de policiais militares fortemente armados e de viaturas. O trabalho realizado na Vila Osternack em Curitiba provou cientificamente que a presença policial é apenas um dos itens necessários para a construção da segurança pública. Segurança pública somente acontece quando construída em conjunto com a população, a sociedade civil e o Estado.

Margarete Maria Lemes

Telefonia

Nos tempos em que as empresas públicas não eram terceirizadas, não ocorriam descasos como este de o orelhão tombar devido à ferrugem e assim permanecer por mais de uma semana. O serviço de telefonia tem melhorado para quem se dispõe a pagar por ele mesmo sendo um dos campeões de reclamações. Mas, quando o benefício envolve um serviço público, os problemas e as reclamações aumentam. Quem cobrar pela morosidade do serviço? Que medidas poderiam receber as empresas detentoras das responsabilidades? Como melhorar o sistema que não cresce no mesmo ritmo do crescimento demográfico?

Péricles Antonio Barbosa Pinto

Promoção de policiais

Fiquei impressionado com a declaração do governador Orlando Pessuti ao dizer que não tinha conhecimento da liminar que suspendia a promoção dos policiais civis. Ou o ilustre cidadão não lê jornais, o que é o mínimo que um executivo deve fazer, ou houve falta de respeito de seus assessores ao não informá-lo. Pobre povo paranaense.

José Carlos Novisk, Matinhos – PR

Nepotismo cruzado 1

Certamente Marcello Richa está muito preparado para assumir a pasta de Esportes e Juventude da PMC. Grande líder da juventude, habilidoso orador, coordenou a campanha dos candidatos Beto Richa e José Serra, realizando o milagre de mobilizar por todo o estado uma juventude desinteressada pela política e que foi condicionada durante muitos anos a odiar tudo o que se refere a esse tema. Marcello trabalha com foco em metas e resultados, sua equipe também é muito preparada e eficiente.

Acacio B. de Faria Filho

Nepotismo cruzado 2

Pela sua formação, ser ainda estudante de Direito, obviamente Marcello Richa não tem condições de assumir como secretário municipal. Para se nomear uma pessoa para tal cargo, não se deve levar em conta apenas a sua capacidade de mobilização, como disse o prefeito. E o que alguém sem experiência poderá fazer será por conta dos funcionários da secretaria de esporte e lazer. Atrair crianças e jovens, e também adultos e idosos, já é feito há muito pela secretaria.

João Egdoberto Siqueira

Nepotismo cruzado 3

Marcello Richa tem condições sim de assumir uma secretaria, justamente porque é jovem e, por isso, sabe das necessidades da juventude. É um grande líder e articulador. Tem se mostrado capaz de mobilizar, o que é essencial para essa secretaria. Detalhe, nenhum secretário administra sozinho, existe uma equipe e confio que será competente. Quanto à idade, a exemplo da iniciativa privada, grande parte dos executivos de sucesso é jovem. As empresas escolhem esse perfil, pois querem gestão moderna e criativa, requisitos que Marcello tem de sobra.

Silvia Ferreira Netto

Governos

Para o bem ou para o mal, analisando o secretariado municipal e estadual e ainda o ministério, verificamos que não há nomes da sociedade civil, salvo um ou outro, quando deveria ser o inverso. A sociedade civil deveria ser representada em peso e oxigenar a máquina pública. Serão os burocratas nos cargos de segundo escalão. Não se trata de ingenuidade, mas políticos e burocratas sabem até onde podem ir. Não se trata de desmerecê-los, mas jamais teremos uma sociedade plural com só um ponto de vista.

Ricardo Romanelli Filho

Secretários estaduais

A ideia de nomear Evandro Rogerio Romam para secretário especial de esportes no Paraná pegou todos de surpresa. Ele não tem experiência em administração pública. É um dos melhores árbitros da CBF e faz parte do quadro da Fifa.

Denis Amaro de Sousa

Liberdade de imprensa

A liberdade de expressão, em todas as suas formas, é um direito fundamental e intransferível, inerente a todas as pessoas, e um requisito para a existência de uma sociedade democrática na qual deve-se aceitar a divergência de ideias e condenar qualquer restrição à imprensa. Criticar o governo atual está virando pecado mortal e você é rotulado imediatamente de golpista. Há quem duvide da sinceridade das palavras da candidata Dilma Rousseff quando condena qualquer controle da mídia.

Valdomiro Nenevê

Festas de fim de ano

O melhor das festas de fim de ano é poder abraçar os amigos, refletir sobre o verdadeiro espírito de Natal. O pior é ver as pessoas ainda correndo para tantas compras de Natal, como se tudo isso fosse o mais importante.

Maria Aparecida V. Ribeiro, pedagoga.

* * * * *

leitor@gazetadopovo.com.br

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.