Estudar para que, se o governo passa a mão na cabeça dos eleitores de baixíssima renda e instrução, fazendo um verdadeiro curral eleitoral. O antigo voto de cabresto foi trocado pela política assistencialista e paternalista das bolsas. Isso incentiva a evasão escolar (Gazeta, 3/11). Vai chegar um momento em que a sociedade produtiva e geradora de renda não vai dar conta de bancar tanta bolsa. A partir daí é ladeira abaixo.
Evelyn da Costa
Sistema de ensino
Ao ler sobre a reportagem sobre o sistema Waldorf, constatei ser um excelente método, uma vez que se trata da alfabetização das crianças, a base da educação. O problema é que para ele acontecer em mais escolas é um pouco difícil. Por mais que os materiais utilizados sejam até mais baratos e acessíveis do que os tecnológicos, faltam espaços físicos e um maior incentivo aos professores. Mas acredito e apoio muito esse sistema, que incentiva o aluno manual, física e criativamente, e não há tanta necessidade de se utilizar as novas tecnologias.
Alessandra Stival Cordeiro
USP ocupada
Em outros momentos da nossa História, a ação dos estudantes era pela liberdade de expressão, direito de respeitar a vontade das maiorias. Hoje o que vemos é o contrário, golpes dados por minorias que somente buscam saciar os próprios prazeres, não importando a consequência, pior, informando que a imprensa não os compreende. Isso para muitos podia justificar golpes de Estado. Querem fumar drogas, busquem um país que permita, pois a nossa democracia não permite.
João Carlos Gomes de Almeida
Detran 1
É uma vergonha o governo aumentar taxas e impostos. As pessoas deveriam dar a sua resposta aos deputados que votarem a favor e ao próprio governador nas próximas urnas, não votando neles. O salário do trabalhador deve ser usado para dar conforto à sua família e ao seu lazer. O governo achaca o nosso dinheiro cada vez mais e em troca disso nos atende com serviços de péssima qualidade. É um desrespeito.
Almir Silverio da Silva, Paranaguá PR
Detran 2
De algum lugar tinha de sair o dinheiro para cobrir o aumento de 128% no salário dos detentores de cargos em comissão.
Adori Batista Corrêa
Detran 3
Além da famigerada indústria de multas existente em Curitiba, temos mais uma assalto aos nossos bolsos com as novas taxas do Detran. Até quando aguentaremos calados aos desmandos dos políticos que estão lá para nos representar? Chega de novos impostos e de taxas, sob qualquer pretexto, num país que tem uma das maiores cobranças de impostos do mundo! Estamos cansados de taxas, impostos e desculpas para a criação desses!
Eduardo Doria, médico
Lula 1
Vejo com espanto nos meios de comunicação a repercussão da doença do ex-presidente. Ele como ex-mandatário da nação deveria fazer o tratamento de saúde pelo SUS. Marcar consulta, ficar aguardando na fila para ser atendido e depender dos remédios do SUS.
Sérgio Brugnolo, empresário
Lula 2
Lula deveria receber tratamento pelo SUS, igual a todo cidadão brasileiro.
Tais Aparecida Correia
Faxina de Dilma 1
Na verdade não há faxina alguma. A Dilma é refém do acordo pré-eleitoral que a obrigou a fazer o loteamento de cargos entre os partidos aliados. Ela é a que menos quer investigar, basta ver as declarações dela. O máximo que faz é aceitar o acordo da renúncia para não piorar mais. Mesmo assim elogia o ex na posse do novo ministro.
Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil
Faxina de Dilma 2
O ritmo da faxina de Dilma está lento. A presidente está sem opções e não está sabendo o que fazer, pois ministros são figurinhas marcadas no jogo de interesses político.
Luciana Spanamberg Leite
Faxina de Dilma 3
Que faxina? Não tem faxina, todos os ministros afastados por corrupção foram afastados com pompa e elogios de nossa presidente, e nem um foi verdadeiramente punido. Tudo isso apenas aconteceu por causa da pressão da mídia.
Vilson Deckert, comerciante
ONGs
O processo deveria começar com audiência pública para discutir e validar o projeto. Verbas não podem ser dirigidas a ONGs. Estas competirão com instituições públicas, privadas e empresas afins. Pagamento sempre por etapa cumprida, fiscalizada, como se faz com obras públicas.
Dimas do Nascimento
Prefeito cassado
Ficamos duplamente tristes e perplexos quando tomamos conhecimento de práticas como essa que, infelizmente, têm se tornado rotineiras neste país. Atitudes como a de desviar verbas para a reconstrução de uma cidade destruída pela chuva não deveriam sofrer uma simples punição de perda de mandato. Isso é caso para cadeia. Pobre do povo serrano que sofreu duas vezes: uma pelo desastre natural ocorrido no começo do ano, por culpa dos gestores que nunca implantam políticas de moradia, e outra por desviar a verba que esperavam ansiosos.
Emilson Coradi
Aumento do Judiciário 1
Na condição de presidente do sindicato dos servidores públicos municipais de São José dos Pinhais, sempre acreditei ser imoral defender plano de saúde para os servidores, pois prestamos serviço público de saúde, o SUS, que mal ou bem atende a população que recebe salários menores que três dígitos. Agora pergunto se pagar plano privado de saúde aos membros do Judiciário, órgão público encarregado de dizer o direito, não estaria se fazendo pouco caso com a Constituição e as legislações que instituem o SUS? Se os juízes defendessem o Estado (até porque são parte dele), em especial, usufruindo dos serviços do Sistema Único de Saúde, conforme estruturado pela Constituição Federal e legislações infraconstitucionais, a realidade do SUS não seria outra?
Nelson Castanho Mafalda
Aumento do Judiciário 2
Foi feito algum estudo sobre o impacto dessas vantagens sobre a melhora dos serviços prestados? Todos concordam que o Judiciário é caro e os benefícios ao cidadão são precaríssimos.
Ivanir Francisco
Tcheco
O Tcheco deveria permanecer no Coritiba por mais uma temporada. Jogar a Sulamericana para ser campeão. Depois disso pode aposentar-se tranquilamente. Sei do potencial do Tcheco e que tem futebol para isso. Respeito opinião contrária, mas penso que pode dar certo. Seria um título internacional na carreira, e Coxa na Libertadores 2013.
Roberto Gil Martins
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.