O que leva uma pessoa a abdicar de um salário de 20.000 por um de 12.000? O que leva um homem a trocar um emprego vitalício por um de três anos e meio? Esta resposta jamais saberemos. Mas realmente chegamos às raias do absurdo neste país. Temo pela segurança das cidades nas mãos de uma pessoa que toma atitudes como esta.
Luiz Fernando SimõesCuritiba PR
Caos aéreo
Causou-me espanto e revolta a afirmação do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante seu depoimento na CPI do apagão aéreo. Singelamente, o militar afirmou que o avião presidencial, um Air Bus 319, aeronave semelhante ao Air Bus 320 acidentado pela TAM, em nenhuma hipótese decola com um dos reversos inoperantes, o que foi uma das inúmeras falhas que redundaram na tragédia que ceifou tantas vidas. Pergunto ao nobre brigadeiro: será que a vida de "Nosso Guia", por mais valiosa que seja, vale mais que 199 vidas de seus "súditos"? Por que a Aeronáutica não permite que o FAB número 1 voe com esta pane controlada e "relaxa" quando a mesma falha ocorre em aeronaves civis idênticas, permitindo pôr em risco centenas de vidas?
Jorge Derviche Filho, engenheiro civilCuritiba PR
Liberdade de pensamento
Todos nós temos liberdade de pensamento, portanto podemos concordar ou discordar, conforme queremos. Tem uma propaganda na tevê que mostra a evolução do macaco até chegar ao homo erectus. Pergunto por que hoje ainda existem tantos macacos? Eles não tiveram o direito da evolução? Na Bíblia Sagrada está escrito: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança".
ClariceNegrão TorresCuritiba PR
Rodízio 1
Os vereadores curitibanos estão discutindo projeto para implantação do rodízio de veículos. Alegam que está insustentável o trânsito na cidade e a conseqüente poluição. Acho que estão equivocados ao partir para o extremo de tirar o direito dos cidadãos usarem seus carros, quando deveriam discutir meios para melhorar o transporte coletivo da cidade. Essa seria a solução capaz de tirar metade dos veículos particulares que hoje circulam, pois a política de transporte que nos apresentam está defasada em pelo menos vinte anos. Não temos nem mesmo o transporte alternativo que tem salvado a população em outras capitais e ajuda a melhorar o sistema de transporte convencional à medida que se estabelece uma concorrência entre ambos. Vamos pensar em dar melhor atendimento aos cidadãos em vez de obrigá-los ao ridículo e cercear seus direitos fundamentais.
Edison Luiz Machado, advogadoCuritiba PR
Rodízio 2
A proposta de um vereador de nossa capital de restringir a circulação de veículos de acordo com a placa é no mínimo sem sentido. Nós, que vivemos aqui na região do Abranches e Pilarzinho, precisamos é de um terminal para facilitar nossa ligação com o centro da cidade e também a integração com os demais bairros. Se houvesse transporte em intervalos menores com a região central da cidade certamente deixaria meu carro em casa. O transporte da capital, apesar de continuar a ter uma concepção moderna, já está saturado. Parece que administração municipal ignora este fato. Talvez fosse interessante que o prefeito exigisse que seus técnicos usassem obrigatoriamente o sistema de transporte coletivo de nossa cidade para tomar conhecimento da situação.
Julio C. A. Fróes, administradorCuritiba PR
Atendimento deficitário
Liguei para o informações do Instituto de Identificação para fazer a identidade de meus filhos. Quando cheguei ao local, na Rua da Cidadania do Carmo, a pessoa responsável pelo setor me informou o que até então não havia sido informado: tem que pegar uma senha para atendimento de manhã bem cedo para você ser atendido à tarde. E não é garantido que, quando chegar, ainda terá senha disponível. Isto é um descaso com o ser humano.
Huglia Kety FrissoCuritiba PR
Intervenção
"Já que os próprios senadores (com exceção de poucos) não querem limpar sua casa, então que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça esse serviço sujo."
Luiz Wanderley Andrade da Cruz, professorCampo Largo PR
Grajaú
Os imóveis que estão dentro da faixa de Marinha, no balneário Grajaú, não podem ter seus registros anulados pelo TJ-PR. A competência é da Justiça Federal. A Secretaria do Patrimônio da União é quem administra tais imóveis.
Ariel Ventura de AndradeCuritiba PR
Deportação de atletas
Ao deportar os atletas cubanos, mais uma vez o governo federal enxovalha o país. Foi só o caudilho caribenho ladrar e nosso presidente prontamente o atendeu, condenando os dois jovens a voltarem para Cuba. Um acinte, simplesmente. Cada vez dá mais vergonha viver neste país.
Antônio FebronioRio de Janeiro RJ
Maus-tratos
Cumprimento a Gazeta do Povo pela reportagem "Maus tratos contra animais". É muito importante a conscientização da população para proteger os animais. A Gazeta prova que é mesmo o melhor jornal do Paraná, e merece toda nossa admiração.
Cida TeixeiraCuritiba PR
O segredo de Daniel
Ao abrir o jornal no domingo (5/8), me deparei com uma das melhores reportagens deste jornal. A história do homem da ilha, ao mesmo tempo que nos causa piedade e indignação, provoca também a vontade de viver nessa "liberdade". Atualmente as pessoas são vistas mais pelas coisas que possuem, pelo poder que exercem, pelos cargos que ocupam e muito menos pelo que elas realmente são. Mas se nos munirmos de coragem e pararmos um pouco, percebemos que precisamos de bem pouca coisa para viver tranqüilos e também felizes de verdade. Parabéns ao jornalista Mauri Konig que, de um fato real, nos faz viajar pela história da sociedade real, ideal e imaginária.
Irene Grockotzki, professoraPinhais PR
PAC
O governo federal anunciou investimentos de cerca de R$ 6,9 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de saneamento básico e urbanização de favelas em 12 estados e no Distrito Federal. Não li nada programado para Curitiba, onde recentemente, em excelente matéria, a Gazeta do Povo publicou o caos em que se encontra o saneamento do município, mostrando que a empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto acaba jogando o mesmo in natura em cerca de 1.700 pontos nos seus córregos e rios. Até quando Curitiba continuará sendo conhecida como "Cidade Ecológica"? O número de casos de hepatite diagnosticados no Distrito Federal tem aumentado anualmente, segundo o Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, realizado desde 2004, com o objetivo de mapear a ocorrência de hepatite nas cinco regiões brasileiras. Quem garante que em Curitiba não corremos o mesmo risco? Está mais do que na hora da união política suprapartidária em prol de investimento maciço no saneamento da capital paranaense.
Antonio Borges dos Reis, engenheiro civilCuritiba PR
Prefeitura responde
Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:
Luiz Mário Lampert Marques: que a Urbs estuda alternativas para melhorar a circulação de veículos na Rua Álvaro Jorge, na Vila Izabel. Também vai tomar providências para garantir a travessia segura de pedestres;
Luiz Fernando A. Pereira Jr.: que a implantação de placas de sinalização de Curitiba segue as normas do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, de acordo com o que determina a resolução n.º 160/2004, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran);
Maria Soto Naranja: que a fiscalização aos estabelecimentos licenciados pela Prefeitura de Curitiba para revenda e distribuição de gás, que vinha sendo feita em conjunto com Corpo de Bombeiros, passou a contar com o reforço da Delegacia de Proteção ao Consumidor e da Agência Nacional de Petróleo. As operações foram intensificadas para vistoriar os 880 estabelecimentos licenciados em Curitiba. A licença da prefeitura para essa atividade comercial não leva em consideração a quantidade de estabelecimentos que entraram em atividade no município;
Ricardo Costa: que a Diretran intensificará a fiscalização no cruzamento das ruas Nilo Peçanha e Carlos Pioli, no Bom Retiro, para coibir abusos e garantir maior segurança no trânsito.
Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba
* * * * *
Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PRFax (041) 3321-5472
leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.