O que leva uma pessoa a abdicar de um salário de 20.000 por um de 12.000? O que leva um homem a trocar um emprego vitalício por um de três anos e meio? Esta resposta jamais saberemos. Mas realmente chegamos às raias do absurdo neste país. Temo pela segurança das cidades nas mãos de uma pessoa que toma atitudes como esta.

CARREGANDO :)

Luiz Fernando SimõesCuritiba – PR

Caos aéreo

Publicidade

Causou-me espanto e revolta a afirmação do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante seu depoimento na CPI do apagão aéreo. Singelamente, o militar afirmou que o avião presidencial, um Air Bus 319, aeronave semelhante ao Air Bus 320 acidentado pela TAM, em nenhuma hipótese decola com um dos reversos inoperantes, o que foi uma das inúmeras falhas que redundaram na tragédia que ceifou tantas vidas. Pergunto ao nobre brigadeiro: será que a vida de "Nosso Guia", por mais valiosa que seja, vale mais que 199 vidas de seus "súditos"? Por que a Aeronáutica não permite que o FAB número 1 voe com esta pane controlada e "relaxa" quando a mesma falha ocorre em aeronaves civis idênticas, permitindo pôr em risco centenas de vidas?

Jorge Derviche Filho, engenheiro civilCuritiba – PR

Liberdade de pensamento

Todos nós temos liberdade de pensamento, portanto podemos concordar ou discordar, conforme queremos. Tem uma propaganda na tevê que mostra a evolução do macaco até chegar ao homo erectus. Pergunto por que hoje ainda existem tantos macacos? Eles não tiveram o direito da evolução? Na Bíblia Sagrada está escrito: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança".

ClariceNegrão TorresCuritiba – PR

Publicidade

Rodízio 1

Os vereadores curitibanos estão discutindo projeto para implantação do rodízio de veículos. Alegam que está insustentável o trânsito na cidade e a conseqüente poluição. Acho que estão equivocados ao partir para o extremo de tirar o direito dos cidadãos usarem seus carros, quando deveriam discutir meios para melhorar o transporte coletivo da cidade. Essa seria a solução capaz de tirar metade dos veículos particulares que hoje circulam, pois a política de transporte que nos apresentam está defasada em pelo menos vinte anos. Não temos nem mesmo o transporte alternativo que tem salvado a população em outras capitais e ajuda a melhorar o sistema de transporte convencional à medida que se estabelece uma concorrência entre ambos. Vamos pensar em dar melhor atendimento aos cidadãos em vez de obrigá-los ao ridículo e cercear seus direitos fundamentais.

Edison Luiz Machado, advogadoCuritiba – PR

Rodízio 2

A proposta de um vereador de nossa capital de restringir a circulação de veículos de acordo com a placa é no mínimo sem sentido. Nós, que vivemos aqui na região do Abranches e Pilarzinho, precisamos é de um terminal para facilitar nossa ligação com o centro da cidade e também a integração com os demais bairros. Se houvesse transporte em intervalos menores com a região central da cidade certamente deixaria meu carro em casa. O transporte da capital, apesar de continuar a ter uma concepção moderna, já está saturado. Parece que administração municipal ignora este fato. Talvez fosse interessante que o prefeito exigisse que seus técnicos usassem obrigatoriamente o sistema de transporte coletivo de nossa cidade para tomar conhecimento da situação.

Publicidade

Julio C. A. Fróes, administradorCuritiba – PR

Atendimento deficitário

Liguei para o informações do Instituto de Identificação para fazer a identidade de meus filhos. Quando cheguei ao local, na Rua da Cidadania do Carmo, a pessoa responsável pelo setor me informou o que até então não havia sido informado: tem que pegar uma senha para atendimento de manhã bem cedo para você ser atendido à tarde. E não é garantido que, quando chegar, ainda terá senha disponível. Isto é um descaso com o ser humano.

Huglia Kety FrissoCuritiba – PR

Intervenção

Publicidade

"Já que os próprios senadores (com exceção de poucos) não querem limpar sua casa, então que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça esse serviço sujo."

Luiz Wanderley Andrade da Cruz, professorCampo Largo – PR

Grajaú

Os imóveis que estão dentro da faixa de Marinha, no balneário Grajaú, não podem ter seus registros anulados pelo TJ-PR. A competência é da Justiça Federal. A Secretaria do Patrimônio da União é quem administra tais imóveis.

Ariel Ventura de AndradeCuritiba – PR

Publicidade

Deportação de atletas

Ao deportar os atletas cubanos, mais uma vez o governo federal enxovalha o país. Foi só o caudilho caribenho ladrar e nosso presidente prontamente o atendeu, condenando os dois jovens a voltarem para Cuba. Um acinte, simplesmente. Cada vez dá mais vergonha viver neste país.

Antônio FebronioRio de Janeiro – RJ

Maus-tratos

Cumprimento a Gazeta do Povo pela reportagem "Maus tratos contra animais". É muito importante a conscientização da população para proteger os animais. A Gazeta prova que é mesmo o melhor jornal do Paraná, e merece toda nossa admiração.

Publicidade

Cida TeixeiraCuritiba – PR

O segredo de Daniel

Ao abrir o jornal no domingo (5/8), me deparei com uma das melhores reportagens deste jornal. A história do homem da ilha, ao mesmo tempo que nos causa piedade e indignação, provoca também a vontade de viver nessa "liberdade". Atualmente as pessoas são vistas mais pelas coisas que possuem, pelo poder que exercem, pelos cargos que ocupam e muito menos pelo que elas realmente são. Mas se nos munirmos de coragem e pararmos um pouco, percebemos que precisamos de bem pouca coisa para viver tranqüilos e também felizes de verdade. Parabéns ao jornalista Mauri Konig que, de um fato real, nos faz viajar pela história da sociedade real, ideal e imaginária.

Irene Grockotzki, professoraPinhais – PR

PAC

Publicidade

O governo federal anunciou investimentos de cerca de R$ 6,9 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de saneamento básico e urbanização de favelas em 12 estados e no Distrito Federal. Não li nada programado para Curitiba, onde recentemente, em excelente matéria, a Gazeta do Povo publicou o caos em que se encontra o saneamento do município, mostrando que a empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto acaba jogando o mesmo in natura em cerca de 1.700 pontos nos seus córregos e rios. Até quando Curitiba continuará sendo conhecida como "Cidade Ecológica"? O número de casos de hepatite diagnosticados no Distrito Federal tem aumentado anualmente, segundo o Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, realizado desde 2004, com o objetivo de mapear a ocorrência de hepatite nas cinco regiões brasileiras. Quem garante que em Curitiba não corremos o mesmo risco? Está mais do que na hora da união política suprapartidária em prol de investimento maciço no saneamento da capital paranaense.

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civilCuritiba – PR

Prefeitura responde

Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:

Luiz Mário Lampert Marques: que a Urbs estuda alternativas para melhorar a circulação de veículos na Rua Álvaro Jorge, na Vila Izabel. Também vai tomar providências para garantir a travessia segura de pedestres;

Publicidade

Luiz Fernando A. Pereira Jr.: que a implantação de placas de sinalização de Curitiba segue as normas do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, de acordo com o que determina a resolução n.º 160/2004, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran);

Maria Soto Naranja: que a fiscalização aos estabelecimentos licenciados pela Prefeitura de Curitiba para revenda e distribuição de gás, que vinha sendo feita em conjunto com Corpo de Bombeiros, passou a contar com o reforço da Delegacia de Proteção ao Consumidor e da Agência Nacional de Petróleo. As operações foram intensificadas para vistoriar os 880 estabelecimentos licenciados em Curitiba. A licença da prefeitura para essa atividade comercial não leva em consideração a quantidade de estabelecimentos que entraram em atividade no município;

Ricardo Costa: que a Diretran intensificará a fiscalização no cruzamento das ruas Nilo Peçanha e Carlos Pioli, no Bom Retiro, para coibir abusos e garantir maior segurança no trânsito.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

* * * * *

Publicidade

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PRFax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.