A população curitibana tem consciência das necessidades básicas que nos fazem falta, e a educação é uma delas, mas os políticos não. Quanto custa para fazer uma creche (Gazeta, 22/6)? Acredito que com 1 a 2 milhões é possível construir uma, mas hoje a prioridade é arrumar o dinheiro público para uma instituição privada como o que está acontecendo com relação à Copa do Mundo. Estou falando dos R$ 100 milhões para que um clube da capital termine o seu estádio. Quantas creches ou postos de saúde daria para construir com esse montante?
Marcelo Lunardon
Concursos públicos
A imprensa tem divulgado informações de uma quadrilha que fraudava concursos públicos há vários anos. No Paraná sempre houve suspeitas de cartas marcadas em alguns concursos, nos quais determinados indivíduos são privilegiados. Por que o Ministério Público do Paraná nunca investigou concursos públicos em todos os três poderes em nosso estado?
Artur Lemes Roitemberg
Copa em Curitiba
Será que em Curitiba é o consumidor que vai pagar a conta da Copa de 2014? Coincidência a Copel pedir a revisão tarifária de 2008 e o projeto de lei apresentado pelo deputado Romanelli autorizando a Copel a investir R$ 40 milhões em publicidade através do naming rights da Arena? Espero que o governo estadual tenha bom senso.
Emília Suota
Câncer de pele
A respeito da reportagem sobre a incidência de câncer de pele nos produtores rurais do Paraná (Gazeta, Caminhos do Campo, 22/6), há poucos meses fui a uma farmácia adquirir alguns medicamentos e um bloqueador solar fator 60, receitado pela minha dermatologista para ser usado continuamente por causa das características da minha pele e de dois casos de câncer de pele na minha família. Foram dados os descontos de praxe de acordo com o tipo de medicamento e observei que o bloqueador solar não tinha desconto algum, mesmo o preço sendo bastante alto. Indagando o motivo, a atendente me informou que o bloqueador solar não era passível de desconto no preço por se tratar de cosmético. Acho que seria de bom alvitre o poder público implementar medidas para baratear o custo dos bloqueadores solares, o que pode evitar, em muito, o sofrimento de inúmeros cidadãos brasileiros.
Ewaldo Roettger Junior
Teatro Guaíra
Com todo o prestígio que Sangiorgi quer demonstrar (Gazeta, 21/6), até hoje nesses 9 anos, não conseguiu verba suficiente para a realização de concertos, não conseguiu concurso público para completar o quadro da Orquestra Sinfônica do Paraná, não conseguiu adquirir novos instrumentos, não conseguiu uma equipe técnica adequada, não conquistou condições básicas de trabalho! Ele não logrou êxito para resolver os problemas básicos da OSP, tais como garantir local adequado para ensaios e salas de estudo para músicos entre outros. O que ele fez então, a não ser dedicar-se exclusivamente a sua própria carreira?
Irene Couto
Balões
Parabéns à Força Verde pela apreensão de balões ainda em terra. Muitos sabem onde os balões são fabricados e também de onde são enviados para o ar. Se não bastasse isso, também é visível para todos onde eles caem e como há dezenas de pessoas esperando-os de volta. Basta que na hora em que os balões estivessem caindo, a polícia vá lá, pois assim certamente irá acabar com a festa desse pessoal que não mede esforços para colocar em risco as propriedades e vidas alheias.
Newton Luiz Colleti
Falta de mão de obra 1
Falta vontade das empresas e do governo para resolver o problema da escassez de mão de obra qualificada (Gazeta, 22/6). Governar é ter metas e prioridades, e educar é tornar o homem livre e independente. Hoje na zona rural, homens sem qualificações criam dificuldades das mais extremas. As próprias máquinas (tratores e colheitadeiras) exigem conhecimento tecnológico de informática. A própria criação de aves que é forte nos Campos Gerais necessita de conhecimento de informática. O governo precisa instalar escolas profissionalizantes e investir no Brasil todo.
Marcelo Zanello Milleo
Falta de mão de obra 2
O mercado está carente de mão de obra qualificada em todos os setores da economia. O problema na falta de capacitação para atender à demanda está na ausência de escolas técnicas profissionalizantes, escolas que poderiam estar oferecendo ao mercado profissionais competentes e comprometidos com as áreas escolhidas. Saudades da "Escola Técnica Federal", que disponibilizou muitos bons profissionais para o mercado.
Augusto Santos
Castração animal
É muito importante que, além de castrar e identificar os animais que vivem nas ruas, seja lançada uma campanha de conscientização da população. E as escolas são o lugar ideal para iniciar o projeto, pois os adultos dificilmente vão mudar o seu jeito de pensar e as crianças aprendem pelo exemplo.Portanto precisamos ensiná-los a respeitar todas as formas de vida, principalmente os animais que dependem exclusivamente do ser humano. E o amor incondicional deles é a maior recompensa.
Elke Sedlmaier
Álcool e saúde
O que se tem visto por muitos lugares e inclusive nas lojas de conveniências é que os jovens estão se encontrando nesses lugares e bebendo sem restrição nenhuma nessas festas de chácaras. O vício vem da idade dos seus 12 anos. A Justiça tem se acomodado com esse fato e diz que é falta de educação dos pais. Aqueles pais que são alcoólatras sociais irão dar que exemplo para seus filhos? Precisa existir uma ação da policia também.
Jorge Luiz Ampessan
Parcelamento de multas
Não são as multas que vão educar os maus motoristas e sim campanhas de conscientização. Já é um absurdo essas arapucas armadas por toda Curitiba. O motorista tem de cuidar mais dos radares do que do próprio trânsito. O pagamento das multas tem de ser flexível, afinal, ninguém leva multa porque quer.
Cesar Augusto de Oliveira
Falta de estacionamento
Realmente o fato de o cidadão estar literalmente sem direito de parar para apanhar uma pessoa (Gazeta, 21/6) ou descer do carro para apanhar um objeto é um absurdo. Os órgãos que regulam e fiscalizam esses espaços de estacionamento na rua já demoraram em encontrar uma maneira inteligente de equacionar isso. Penso ser de extrema facilidade o cidadão deixar o "pisca-alerta ligado ao realizar essas necessidades", cabendo ao agente de trânsito acompanhar o referido veículo quanto ao tempo utilizado.
Bento Sartori de Camargo
Eleições no DCE
A atual administração do DCE da PUCPR (Gazeta, 22/6) cria duas chapas fantasmas sem nenhuma base, sem material, sem propostas, somente para poder ter mais poder de voto. Impugnam ilegitimamente uma chapa que estava crescendo e que poderia realmente apresentar um risco à sua continuidade, e somos nós que matamos a democracia? Permitam uma disputa limpa e vamos ver quem os alunos querem lá.
André de Medeiros Biora Araújo
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.
Deixe sua opinião