A nota publicada na capa da edição da Gazeta do Povo de 4/4 (sobre os avós que fazem papel de pais), traz algumas causas da transformação de avós em pais forçados de seus netos. Faltou dizer que muita gente é incapaz de constituir ou sustentar a família pela fraqueza de seus próprios pais que, ao abrirem mão da educação integral, os enfraquecem para enfrentar o mundo. A opção pela educação física e intelectual, esquecendo que o homem possui, além destas, outras três dimensões (social, espiritual e afetiva) também carecedoras de desenvolvimento, forma seres inábeis à convivência e incapazes de constituir famílias ou dedicarem-se à elas por imaturidade, contagiando-os com a Síndrome de Peter Pan, impedindo-os de crescerem integralmente e atingirem sua plenitude.
Sávio Ferreira de Souza, advogado e orientador familiar, Curitiba PR
Revista RPC
Uma matéria veiculada na Gazeta do Povo de 5/4 nos informa sobre a criação do programa Revista RPC, que estréia neste domingo (hoje). Pois bem. Mesmo antes da estréia quero parabenizar a Rede Paranaense de Comunicação pela brilhante iniciativa, em especial pela inclusão de um espaço aberto à dramaturgia, no qual, segundo o diretor do programa, Wilson Serra, "a idéia é valorizar os nossos artistas". Muito bem! Desejamos sucesso a toda a equipe e vida longa ao novo programa das noites de domingo.
Enéas Lour, autor, ator e diretor teatral, Curitiba PR
Fidelidade partidária
A perda de mandato em caso de mudança de partido, como decidiu a Justiça Eleitoral, é a saída para que o Brasil possa mudar seu rumo. Se os partidos forem realmente os donos dos mandatos, seus integrantes seguirão as suas ideologias. Sem isso, cada um muda de partido conforme a a conveniência do momento. A perda do mandato é uma medida dura, mas salutar.
Emir Peron, Curitiba PR
Jogo político
O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais devem ficar atentos e fiscalizar com mais rigor aqueles partidos que não respeitam as regras. Sabemos que as normas existem para serem seguidas, mas há casos em que candidatos que, com o poder econômico nas mãos, não respeitam as normas e acham que os fins justificam os meios. Um exemplo são diretores ou presidentes de cooperativas agrícolas, que usam o cargo para influenciar politicamente seus associados dando brindes, pagando jantares e fazendo reuniões com subordinados. Queremos saber se tudo isso está sendo feito dentro da lei eleitoral, com que dinheiro está sendo pago, qual a origem do dinheiro e se os sócios das cooperativas estão cientes da situação?
Mauro Wolff, Lapa PR
Abuso na TV Educativa
É estarrecedora a nota divulgada na coluna de Celso Nascimento, na edição de 4/4 da Gazeta do Povo, sobre a liberação de um telefone 0800 da TV Educativa do Paraná para que os telespectadores sugiram um apelido para o ex-governador Jaime Lerner! Como se brinca com o dinheiro público oriundo de impostos, que deveria ser empregado em obras ou serviços para o bem estar da comunidade. Fala-se tanto em reforma política e na realidade a prioridade é a "reforma moral" da maioria dos políticos.
Deonisio Sedôr, Curitiba PR
Cães de aluguel
Como proprietário de uma empresa de cães de guarda, gostaria de protestar contra as manifestações publicadas nesta coluna, opondo-se ao serviço que presto. São visões generalizadas. Tenho a empresa há oito anos, lido com cães há mais de 30 e adoro o que faço. Zelo pelos cães e pelo nome da minha empresa, que é regulamentada. Pago impostos, tenho sede própria, contador, veterinário respoonsável e procuro atender a todos os requisitos exigidos pela autoridades para um bom funcionamento do serviço. Em vez de acabar com as empresas, seria mais inteligente propor a regulamentação e fiscalização da atividade. O aluguel de cães é um trabalho, apesar de não ser regulamentado.
Jair Souza Pinto Jr., empresário, Curitiba PR
Janene
A Gazeta de 4/4 noticia que o ex-deputado José Janene continuará trabalhando, agora como tesoureiro do PP. Pelo que se sabe, aposentado por invalidez não pode exercer nenhuma atividade. Será que essa nova perícia que será realizada nos aposentados por invalidez pelo INSS valerá para os ex-deputados e ex-senadores, bem como para o funcionalismo público dos três poderes? Conclamo os nossos representantes no Congresso Nacional para que verifiquem a legalidade da concessão da aposentadoria por invalidez ao sr. Janene. Se ele está bem de saúde para ser tesoureiro do partido, está bem para voltar ao trabalho e a sua aposentadoria deverá ser cassada. Será mais uma vergonhosa concessão de benesse a um deputado que conseguiu a sua aposentadoria e a não-cassação porque sabe demais. Onde está o tratamento igual para todos descrito na Constituição?
Mair Eliete Pianaro, Curitiba PR
Imagem
"Que triste para nossa imagem no exterior. Um líder da comunidade israelita (brasileira) é pego roubando gravatas nos EUA e um príncipe inglês posa com a mão boba no seio de uma brasileira."
Antonio C. Kremer, aposentado, Curitiba PR
************
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.