Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Férias de juízes

Todas as profissões têm suas especificidades. Professor, por exemplo, somente pode ministrar quatro aulas consecutivas ou seis intercaladas; radiologistas têm 20 dias de férias a cada seis meses etc. Isso ocorre em razão das particularidades de cada profissão. Se os juízes têm 60 dias de férias, por outro lado não têm FGTS, horas extras, nem a compensação de fins de semana em que ficam de plantão.

Felipe Calvet

Bento XVI 1

Agradeço ao papa Bento XVI por sua santa participação nestes quase oito anos. Tenho certeza de que o Espírito Santo o guiou em sua decisão de renunciar, e de que o alto clero que permanece tomará isso com uma lição de humildade e reflexão, para quererem menos galgar poder e mais trabalhar para as mudanças de que nossa Igreja tanto necessita. Contamos com suas divinas bênçãos, nas profundezas das vossas orações.

Marcelo Luiz Busato

Bento XVI 2

Certamente o trabalho do papa Bento XVI foi de grande importância devido aos livros que escreveu, suas encíclicas e seu trabalho pastoral. Diversos chefes de Estado enviaram cumprimentos pelo seu trabalho, mas até o momento nossa presidente Dilma não enviou nenhuma nota diplomática ao papa.

Ricardo Herrmann, professor da UFPR

Superaposentadoria 1

Sou totalmente contra a superaposentadoria de deputados (Gazeta, 14/2). Como nossos parlamentares podem atropelar todos os princípios de ética em nosso país? Para um trabalhador comum se aposentar, precisa enfrentar uma burocracia enorme, mas os deputados estaduais se acham no direito de passar por cima de tudo e de todos para conseguir uma superaposentadoria.

Adriano A. de Souza, Pinhais – PR

Superaposentadoria 2

Cargo eletivo não deveria dar direito à aposentadoria, pois não se trata de profissão. A aposentadoria de deputados é só mais um golpe da classe política brasileira nos cidadãos que os elegem. No fundo, uma covarde traição em meio a tantas outras praticadas por uma classe desprovida de vergonha que, em vez de legislar para o bem geral, legisla em causa própria.

Luiz Eduardo Formighieri Machado Pereira

Auxílio-alimentação

Com desembargadores e servidores com um apetite em crescente aumento, seria de se esperar que a Justiça do Paraná fosse melhorzinha. Talvez o problema seja que, após tanta comida, a hora da siesta seja prolongada e tudo fique parado até nossos juízes pegarem seus carros com motoristas pagos com dinheiro público e voltarem ao trabalho. Como o trânsito é ruim, sobra pouco tempo para trabalhar efetivamente e os processos vão se acumulando.

João Augusto Moliani, professor universitário

Partidos

Nem oposição nem situação estão cumprindo seus papéis. Hoje os partidos políticos estão longe de cumprirem seus programas, não passando de amontoados de fisiológicos cujos interesses pessoais são colocados em primeiro lugar. Enquanto não tivermos uma reforma política séria que institua a fidelidade partidária, o voto distrital e o voto facultativo, a situação deve continuar.

Honorino Luiz Colla

Orçamento

Não votar o orçamento para retaliar o Executivo ou usar esse artifício como forma de pressão, em detrimento da sociedade, denota o descaso dos parlamentares com o país. Todos deveriam responder por crime de responsabilidade, principalmente os presidentes da Câmara e do Senado. Falta criar uma lei impedindo o recesso antes da votação do orçamento, e suspender o subsídio de todos os parlamentares até que cumpram sua obrigação.

Johnny Laroche

Delegacias

O governador Beto Richa há muito vem fazendo propaganda sobre a construção de novas delegacias, mas até agora não existe sequer um tijolo assentado em todo o estado. De igual forma, nenhuma viatura nova foi entregue para a Polícia Civil.

Haroldo Danton

Supersafra

A perspectiva de uma supersafra de grãos está esbarrando na falta de estrutura de escoamento da produção. A falta de armazéns, estradas, portos e ferrovias impede que a nossa produção agrícola seja exportada. Não há como negar a incapacidade dos nossos políticos em administrar o dinheiro público, que deveria ser gerido por técnicos. O que vemos, no entanto, é o desperdício em obras superfaturadas e gastos supérfluos.

Ariel Surasan Turra Cani

Telefonia móvel

Somos servidos por operadoras de celular que são um verdadeiro lixo, com equipamentos sucateados e de categoria inferior. As empresas são pretensiosas, mas não têm dinheiro para atender um país de 200 milhões de habitantes. A Anatel desliga orelhões para entregar os consumidores nas mãos dessas empresas.

Lotar Kaestner

Transporte coletivo

Não é só o poder público que subsidia, ou não, as tarifas de ônibus. O sistema de rede integrada faz com que aqueles que usam o ônibus para distâncias relativamente pequenas de certa forma subsidiem quem o usa para distâncias maiores. Será que esse "subsídio implícito" não acaba tornando a tarifa desproporcionalmente cara e colaborando para tornar o carro mais interessante para diversos usuários em potencial?

Álvaro Antunes

Litoral

A Praia Mansa de Caiobá está sofrendo. É um lugar muito bonito, mas durante a noite não existe sossego. O barulho é infernal e os moradores que pagam impostos não conseguem descansar porque adolescentes mal-educados tomam conta da praia. E a polícia e as autoridades não se importam com o caos.

Daisy Martinelli

Fábrica da Todeschini

Os curitibanos lamentaram o fechamento da fábrica da Todeschini, mas isso se deve ao que eu posso chamar de traição do próprio povo. Quantas vezes nós já compramos macarrão importado? É o processo da globalização entrando em nossas casas, desempregando nossos filhos e fechando as verdadeiras indústrias que construíram Curitiba, o Paraná e o Brasil. Esse é o socialismo que a globalização apregoa. Somos de todos e não somos nada. A pátria está fora de moda.

Aramis Chain

* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.