O STF decidiu o que eu já esperava: aprovou a Ficha Limpa apenas para as eleições de 2012, colocando em segundo plano a moralidade (Gazeta, 24/3). Porém, infelizmente, o eleitor brasileiro não fez a sua parte, que seria a de não votar nos políticos com pendências judiciais e histórico conhecido de corrupção e irregularidades administrativas. Precisamos, como eleitores, contribuir de forma mais efetiva para a melhora da política brasileira e repudiar mais enfaticamente os maus representantes da sociedade, fazendo melhor uso do voto.
Roberto Rocha, Lapa PR
Ficha Limpa 2
A Lei da Ficha Limpa apenas regulamentou, por iniciativa popular, o artigo da Constituição que define critérios de inelegibilidade, o que a preguiça legislativa fez em 22 anos. A referida lei não altera a legislação eleitoral, a qual deve sim obedecer ao princípio da anterioridade de um ano. Portanto, a ética e a moral exigem que o STF volte atrás e que a Ficha Limpa tenha validade já.
Edivan Batista Carvalho
Ficha Limpa 3
Como não poderia ser diferente, o STF cumpriu a Constituição Federal que agasalha o princípio da anterioridade. Entretanto, a Lei da Ficha Limpa é uma lei que vai ao encontro dos anseios da sociedade brasileira; podendo-se aguardar com absoluta segurança que, a partir das eleições de 2012 em diante, será aplicada incondicionalmente como é o desejo de todos nós brasileiros.
Saulo José Carlos Fornielles Martins
Eleitorado de Gustavo Fruet 1
Independentemente do partido em que esteja, o meu voto Gustavo Fruet não perde porque não voto no partido. Voto no homem honesto que ele é.
Maria do Rocio Freitas
Eleitorado de Gustavo Fruet 2
Os partidos não seriam nada sem a estrela de seus candidatos, que no dia a dia lutam para manter seu nome na lembrança de seus eleitores. O ótimo trabalho desenvolvido pelo político em prol dos seus eleitores será sempre reconhecido e recomendado para qualquer cargo por ele disputado, portanto, ao mudar de partido, cabe a ele confiar no seu trabalho e fazer valer o seu currículo.
Clifford C. Cobbe
Eleitorado de Gustavo Fruet 3
O eleitor vota no candidato. Não é o meu caso, pois voto no partido. Se meu candidato muda de partido, eu não acompanho, deixo de votar nele e mudo o candidato.
Ari Mestre
Câmara de Vereadores 1
A Câmara de Vereadores serve para manipular eleitor aos interesses dos poderosos. O edil definitivamente perdeu a razão de sua existência. Creio que nas últimas legislaturas nem um único projeto de importância foi apresentado ou aprovado naquela casa (Gazeta, Celso Nascimento, 23/3). Para dar nomes de ruas e logradouros não precisamos de vereadores a peso de ouro.
João Arnaldo Hobmeir
Câmara de Vereadores 2
O colunista pergunta, com indisfarçável sarcasmo, para que serve a Câmara Municipal de Curitiba. Eu pergunto para que serve a Câmara de Vereadores da minha cidade, Londrina, e da maioria esmagadora dos municípios brasileiros. Parece-me que já passou da hora de repensarmos a existência desse apêndice do Legislativo, tão mal gerido e dirigido. Está passando da hora de mudanças radicais. Parabéns pelo trabalho do jornalista Celso Nascimento.
Gilson Cacione
Problemas no IML
Castelo do terror. É como deveria ser chamado o IML da "cidade- modelo" chamada Curitiba. É impressionante e chega a ser inacreditável a situação do nosso estado. Corpos empilhados em sacos de lixo em estado de decomposição são um reflexo de um governo incompetente e simplesmente desumano.
Luiz Alexandre Giovanella
Reconstrução 1
Os recursos do governo, tanto estadual como federal, devem ser destinados unicamente aos habitantes e às prefeituras das cidades atingidas com a catástrofe que se abateu sobre o nosso litoral. Só falta agora a Ecovia requerer recursos públicos para a restauração da BR-277. Se isso acontecer, fica explícito que o pedágio milionário que nos é cobrado há mais de dez anos só serve mesmo para engordar os bolsos dos sócios dessa empresa.
Moacir Barriles
Reconstrução 2
Nos últimos anos temos tido muitas tragédias causadas pela natureza. Por exemplo: terremoto no Haiti, enchentes em Santa Catarina, tragédias de deslizamento no Rio de Janeiro, terremoto e tsunami no Japão, entre outras. Nossos governantes querem aparecer e, depois das tragédias, prometem ajuda , mas quem acaba fazendo esse papel é a própria sociedade. Temos essa tragédia no nosso querido e abandonado litoral paranaense, mas parece que nossos governantes do estado estão alheios à situação.
Edson Pinto Morais
Quebra de contrato
Como se diz no popular: "é preciso a vaca ir pro brejo" para que se tomem as providências cabíveis que também explicam a existência da famigerada "indústria da multa". Adivinhem para quem recairá as multas por quebra de contrato?
Marcos A. Cavalcanti
Câmeras de vigilância
Com a tecnologia das câmeras de segurança, podemos contar com mais segurança nas ruas e em outros locais. Elas têm colaborado muito com a atuação da polícia, e com o povo em geral, que sofre com as consequências dos marginais. Radares, câmeras, todos os equipamentos tecnológicos devem ser utilizados para o bem e a segurança da população.
Daniel Fernandes
Campeonato Brasileiro na tevê
O Clube dos 13 foi formado para unir os clubes em um único objetivo apenas, o de negociar melhores condições financeiras aos seus clubes conveniados, justamente porque as televisões pagavam valores medíocres aos clubes. A partir do momento em que houve a união desses clubes com um ideal financeiro, todos passaram a ganhar mais. Por isso o Atlético-PR está correto em fortalecer o Clube dos 13, porque tem mais condições ou poder de negociar em grupo do que quando fazia sozinho ou com times como Coritiba, Vitória, Goiás etc. Uma andorinha ou até três andorinhas não podem fazer um verão, mas todas juntas podem fazer um ótimo verão.
Paulo A. Lubi
Atlético
O Clube Atlético Paranaense está simplesmente ridículo. Quem te viu quem te vê, o pior é ver nosso rival voando.
Eduardo de Castro
Luto
Oficializo, aqui, meu pêsames e apoio aos familiares deste exímio ex-deputado federal Affonso Camargo (PSDB), o precursor do vale-transporte, que fez uma carreira política exemplo a todos nós.
Renata Bueno, vereadora (PPS)
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano