A sociedade precisou se mobilizar para criar a Lei da Ficha Limpa. Se essa lei não fosse mantida, só nos restaria engolir os sapos e voltar a dar a chance de roubarem mais.
Ivani de Moura Vieira
Emendas parlamentares
Como qualquer dona de casa, a nossa presidente está administrando nosso país. Se ela cortou gastos é porque foi preciso.
Nara Siqueira
Greve 1
Infelizmente falta-nos prefeitos interessados e visionários como Jaime Lerner foi ao implantar o transporte coletivo que temos hoje. Sempre se falou em metrô, mas nunca saiu disso. Agora toda a população sofreu com a paralisação dos ônibus. Aumento de tarifa seria um absurdo porque a Urbs não oferece um serviço que justifique a tarifa paga hoje.
Evelyn Maria de Souza Prá Campos
Greve 2
Ao contrário de praticamente todas as capitais que se conhece pelo Brasil e pelo mundo, Curitiba é uma cidade completamente refém dos ônibus em termos de transporte coletivo, dependendo exclusivamente de uma classe de trabalhadores e também de uma classe privilegiada de patrões. A cidade que praticamente lançou as ciclovias no Brasil hoje tem menos ciclovias que grandes cidades do país. O projeto parou no tempo. Não consegue implantar trens urbanos, metrô nem trens metropolitanos porque os empresários de ônibus não permitem. Uma cidade dessas tem de parar de uma vez numa greve de ônibus e arcar com todos os prejuízos econômicos e pessoais, não tem outro jeito.
Márcio Falabello
Greve 3
O caos e os engarrafamentos durante esta greve dos ônibus servem bem para ilustrar a nossa dependência a um modelo de transporte de massa unitário: não há alternativas modais de transporte como acontecem em cidades planejadas. A cidade está com seu modelo de mobilidade urbana vencido, independentemente de anel central ou ampliação do modelo atual, caminhando para um colapso progressivo com o crescimento populacional e a ampliação da frota de automóveis, agora mais acessível para a classe média e baixa inflação.
Roberto Boscardin, funcionário público
Servidores públicos
Sou a favor da pressão do funcionalismo por melhores salários, pois quem realmente faz a máquina pública funcionar são os servidores públicos.
Angelo J. Kuginharski
Sacolinhas plásticas 1
Em Belo Horizonte as sacolinhas plásticas estão banidas desde abril de 2011. A população se acostumou logo com a falta delas e adquiriu rapidamente o hábito de levar suas próprias sacolas ao supermercado. Quando esquece ou não havia planejado a ida ao supermercado, banca de revista, feira livre, loja, leva as compras na mão ou compra sacolas biodegradáveis no caixa por 19 centavos cada uma. Outra alternativa, oferecida pelos comerciantes, são os velhos sacos de papel, como os oferecidos em padarias.
Alexandre Gouvea Santos
Sacolinhas plásticas 2
Francamente, não vislumbro a quem interessa essa discussão. Banir a sacola plástica é de uma absurda insensatez. Primeiro que a sacolinha é reciclável, pois, além de servir para transportar as mercadorias do mercado para casa, serve para acomodar o lixo doméstico, substituindo, com economia, o saco plástico para esse fim. Segundo, que não vejo qualquer debate sobre a utilização de embalagens plásticas para os produtos, como garrafa pet, por exemplo. É preciso investir em educação.
Mauri José Roika
Atropelamentos
Apesar de concordar que os pedestres andam distraídos, esse número de um atropelamento por ônibus a cada três dias é um absurdo, deve ser o maior do Brasil. Que esses vermelhinhos andam acima da velocidade todo mundo nota, por isso o melhor é acabar com eles. E que venha o metrô.
Isa Cordeiro
Partidos
Seria muito interessante a perspectiva de termos apenas dois partidos políticos, um de oposição e outro de situação. Os problemas seriam muito menores em vários segmentos políticos, principalmente ao fator financeiro, respeito e ética e, principalmente, consideração aos eleitores, mesmo porque fidelidade partidária não há.
Tatiane Terron
Caso Derosso
O mais correto seria João Cláudio Derosso sair do cargo que ocupava porque usou e abusou dos nossos recursos em benefício próprio (Gazeta, 16/2). Já que ele foi afastado novamente, com certeza deve estar ganhando seu salário para ficar em casa dando risada dos que tentam moralizar a casa, que é nossa.
Joaquim F. Menezes
Redes sociais
Não precisa chegar ao extremo de banir a internet no trabalho (Gazeta, 15/2), pode haver um bom senso e deixar os funcionários conscientes para assim usarem com moderação. A internet não é uma inimiga da empresa, e sim uma aliada. Deve haver bom senso, o trabalhador precisa ter disciplina e perceber que, se sua produtividade no trabalho não está rendendo, é porque está passando dos limites.
Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira
Porte de armas
Ter ou portar arma de fogo é tragédia anunciada quando nas mãos de marginais. Cidadão não tem interesse em transgredir normas legais, enquanto que para o bandido pouco importa a vida dos outros. É a cultura do medo às avessas, quem deve temer é o marginal.
Sérgio Jeremias
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp