O STF acabou com os Tribunais de Contas ao transferir às Câmaras de Vereadores o julgamento de prefeitos incursos no rol da Lei da Ficha Limpa. Todos sabemos como funcionam as Câmaras Municipais, especialmente as de pequenos municípios, onde os senhores vereadores comem nas mãos do alcaide, que domina a política com mão de ferro ou com benesses. Também é sabido que grande parte dos vereadores não exercem a função de legisladores ou fiscais do Executivo. Não passam de indicadores de títulos honoríficos e nomeadores de logradouros.

CARREGANDO :)

Luiz Fanchin Jr.

Pacotaço e tarifaço 1

O Beto Richa em que eu votei, há dois anos atrás, disse um dia depois de reeleito que o estado tinha caixa, que ia aumentar o investimento, que o melhor estava por vir. O Beto Richa que assumiu aumentou impostos brutalmente ano passado, provocando um desordenamento tributário que está fechando empresas, empregos e espantando investidores.

Publicidade

Ricardo Silva

Pacotaço e tarifaço 2

Rosana Felix (Gazeta, 19/8) fez uma análise competente sobre os efeitos do tarifaço do governo sobre o custo de vida dos paranaenses, mas cometeu um engano ao atribuir os malfeitos ao “governo Richa”. O nome do governo é “Mauro Ricardo”. Temo que, no próximo tarifaço, quando a derrama em gestação perder efeito, o governo recorra à eutanásia para aposentados e à queima dos postos de saúde.

Luiz Groff

Currículo comum

Falou-se em padronização nacional, mas se o currículo for monolítico, as particularidades regionais serão esquecidas. E ensinar o conteúdo “no tempo certo” significa não acompanhar o desenvolvimento de cada aluno. Além disso, não sei o que seria uma base curricular “neutra”, porque qualquer indivíduo sofre influências. Ainda, discordo que a falta de “Europa” no currículo seja esquerdista; deve-se falar, sim, dos outros povos.

Maria Akai

Publicidade

Escola sem partido

Por mais absurdo que possa parecer, o projeto de lei “escola sem partido” pode ser bom para a esquerda. A história nos mostra que toda a ideologia censurada desperta a curiosidade. Foi assim com o próprio capitalismo, que eclodiu com a revolução de 1789. Outro exemplo é o Cristianismo, proibido e perseguido por romanos, bárbaros e judeus, e que tornou-se uma das maiores religiões. Assim, a “esquerda” no Brasil, que é mais capitalista que Hayek e Friedman, com a proibição, pode se reinventar e, quem sabe, assumir seu papel histórico.

Silvio José Bondezan

Aposentadoria

Já que é para fazer a Reforma, que seja para todos, extinguindo os privilégios de servidores públicos, militares, professores, magistrados, políticos, policiais, etc. A regra deve ser igual para todos.

Giselle Leigh