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Coluna do leitor

Fim da restinga

A responsabilidade pelo fim da restinga é dos frequentadores das praias (Gazeta, 5/1). Tenho casa em Guaratuba e vejo diariamente o abuso que determinadas pessoas cometem. Com muito esforço e denúncias quase que diárias a Polícia Ambiental não entra mais com veículos na restinga, mas vejo muitas pessoas utilizando atalhos para chegarem às areias das praias. Os ambulantes retiram a proteção da restinga para passar com os carrinhos. Sem deixar de contar o lixo que é depositado. Tem de se mudar a mentalidade.

Rafaela Filgueira

Traficantes driblam radares

Parece gozação! O Brasil realmente não quer combater as drogas que entram por toda a nossa fronteira! É uma questão delicada, difícil e que envolve muitos interessados. Precisaríamos de uma ministra como a corregedora do CNJ, Eliana Calmom, corajosa e ousada, para tomar certas medidas que dona Dilma finge que não vê que precisamos!

Rui Libretti

Edição 30 mil

Thomas Jefferson afirmava que, se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, não vacilaria um instante em preferir o último. Essa é a essência de um bom jornal, combativo, exemplar, atuante, participativo e sempre ao lado do povo. Essas são características da nossa Gazeta, que chega à invejável marca das 30 mil edições compartilhadas pelos seus leitores que em breve festejarão o centenário desse anjo guardião.

Dina Cardoso, prefeita de Farol – PR

Ciclofaixas

Ao procurar corrigir o projeto da ciclofaixa, o município de Curitiba deveria copiar modelos existentes em outras cidades. Na orla marítina de Guaratuba, por exemplo, existe uma ciclofaixa e uma pista para corridas muito bem planejadas. Não existe solução para o problema que proporcione segurança ao ciclista que não envolva a utilização de uma das faixas de rolamento. Portanto nada mais coerente do que incluir na solução a pista para corridas. Como já existe o binário na região, não há impeditivos para isso.

Lisberto Cavalcanti

Falha e acerto 1

A grande falha de Dilma Rousseff como presidente do Brasil, como de todos os seus antecessores, foi não tomar nenhuma atitude definitiva contra a corrupção, que é o maior problema. O acerto foi investir em petróleo, que ainda pode gerar muito crescimento econômico para o país. Todos sabemos que sem dinheiro não dá para investir em educação, segurança, etc.

Diego Paolo Tsutsumi

Falha e acerto 2

Neste seu primeiro ano, o principal acerto do governo Dilma foi a demissão em massa dos ministros corruptos, dando exemplo a todas as esferas de poder, tanto estadual como municipal. As falhas, apesar de terem sido herdadas dos governos anteriores, devem ser combatidas com ímpeto e coragem, como a falta de segurança, a falta de saúde, que está um caos total, a educação, que deveria ser reformulada, valorizando mais os professores. Enfim, torçamos para que essas mazelas sejam resolvidas.

Mauro Wolff, Lapa – PR

Futuro

Notícias que gostaria de ver em 2022: o Brasil é o país com a maior economia do mundo, com as melhores escolas, faculdades, hospitais, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Os políticos estão totalmente comprometidos com o povo e a corrupção foi totalmente banida. A educação e a saúde atingem 100% da população e são totalmente gratuitas. As nossas florestas estão recuperadas e nossos rios e mares totalmente despoluídos.

Wilson Carlos Passos Barboza

Radares sem sinalização 1

Independentemente dos políticos, de quererem fazer sua média com os eleitores mantendo as placas de advertência de existência de radar, os motoristas devem ficar atentos com a nova resolução do Contran, pois, caso haja excesso de velocidade em algum ponto que tenha o radar em que não haja sinalização, o veículo será multado da mesma forma. Nesse caso os políticos não serão responsabilizados, apesar de dizerem que manterão as placas. Portanto, prevenção e educação no trânsito.

José Carlos dos Santos, Jacarezinho – PR

Radares sem sinalização 2

Parabéns pelo texto sobre a sinalização de radares (Gazeta, Caixa Zero, 4/1). Esse assunto me interessa, pois trabalho no trânsito há 16 anos e não gostei nada quando colocaram os avisos da existência de radares. O Brasil e os brasileiros estão evoluindo, e o trânsito tem de acompanhar essa evolução de maneira que as pessoas de bem sejam respeitadas e os infratores sejam punidos sempre.

Regina Soares de Brito Maia

Gratificações de comissionados 1

É claro que a Assembleia deve divulgar os rendimentos dos funcionários comissionados. Porque nós (o povo) somos seus patrões e queremos saber para onde vai o nosso dinheiro.

Paulo Erico Boschiroli

Gratificações de comissionados 2

Segundo a Constituição, todo e qualquer ato da administração pública deve, obrigatoriamente, ser publicado. Porém os políticos desconhecem a lei e pagam assessores, a peso de ouro, que nada dizem e nada resolvem.

Elias Ubirajara Kasecker Junior

Férias de magistrados

Eu posso até concordar com o presidente do TJ-SP, desembargador Ivan Sartori, que a regalia que os juízes têm de gozarem dois meses de férias por ano ajuda a preservar a sanidade mental deles. Mas, ao concordar com isso, tenho, também, que achar que dois meses de férias ajudariam a preservar a sanidade mental dos demais brasileiros trabalhadores e que, por questão de justiça, já que pela Constituição os direitos de todos os cidadãos são iguais, esse privilégio deveria ser estendido a todos. Como diria o Barão de Itararé: ou restaura-se a moralidade ou nos locupletemos todos.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

CNJ

Nossa democracia está fundada em três pilares: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Para se manter é importante que o Judiciário seja perfeito e não cause motivos para ser tão contestado como é no Brasil. O CNJ está absolutamente correto, alguém tem de cobrar tantos desmandos do Judiciário brasileiro.

Luiz Vaz do Amaral

Reformas

A grande dificuldade para as reformas fiscal, eleitoral, trabalhista são os que fazem as reformas, que não têm o menor interesse em desenvolver o país. Assim como está, está ótimo para eles. As ditaduras e tiranias não gostam de mudanças.

Antonio Carlos Costa Pinto

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