Como representantes do povo, escolhidos por nós para tomarem as decisões que julgam serem boas para a nação, creio que nenhum parlamentar deveria ter seu voto secreto (Gazeta, 2/9). De que adianta a transparência fiscal se os parlamentares insistem em ocultar seu voto para a população? Deve-se seguir o mesmo princípio, o da transparência, independentemente se se trata de dinheiro público ou de deliberações do Congresso.
Robson Fraga Ferreira
Punição a Derosso 1
A Câmara de Curitiba e seus políticos estão imersos num mar de corrupção. Tudo ocorre com o aval da população, que se cala diante de fatos inegáveis. É uma pena que a sociedade não se posicione e proteste. Vocês jornalistas falam sozinhos: são uma voz solitária e sem resposta infelizmente.
Marcia Oliveira
Punição a Derosso 2
Derosso já tinha de ter sido afastado desde o início. Aliás, é muito estranho que ele fique quase que de forma vitalícia na presidência da Câmara. É muito corporativismo dos demais vereadores. Parece que nesse tempo não tinha nenhum com capacidade de ser presidente. Reunião secreta também é um absurdo.
Joaquim F. Menezes
Novo imposto para a saúde 1
Se todo o dinheiro arrecadado com tantos impostos que se pagam fosse aplicado ao seu devido fim, a criação de um novo imposto nem sequer seria cogitada. Mas nossas ruas e estradas são uma piada, a saúde e a previdência motivo de nojo e vergonha pelo descaso com a população. Os assessores, as reformas em apartamentos funcionais, os carros, as passagens aéreas de graça e outras vantagens estão lá, sugando nosso suado dinheiro conseguido com trabalho honesto.
Marcelo de Haro Farias
Novo imposto para a saúde 2
É absurda e ridícula a ideia de criar um novo imposto para a saúde. O governo bate sucessivos recordes de arrecadação. Então, por que não criar uma lei destinando parte dos "superávits" fiscais para a saúde? Se o governo continua aumentando a arrecadação com os impostos já existentes, onde está a lógica de criar mais um imposto?
José Wlodkovski
Corrupção 1
Na Grécia Antiga um filósofo grego saiu percorrendo as ruas de Atenas com uma lanterna acesa durante o dia. Interpelado por esse fato curioso, respondeu: "Procuro um homem"! Essa lanterna continua acesa até os nossos dias aguardando alguém que vá pegá-la. No Brasil do passado vários candidatos a pegaram, mas destaco apenas um deles: Ruy Barbosa, pelo seu manifesto. No Brasil de hoje temos uma forte candidata para pegar essa lanterna e colocá-la no Planalto iluminando todos os horizontes dos quatro pontos cardeais. É a presidenta Dilma Rousseff. Votei nela. Acredito nos seus propósitos de melhorar a nação brasileira. Presidenta, coloque essa sua luz junto com a luz da lanterna a fim de iluminar o povo brasileiro e diga: "Procuro um homem em todos os Poderes que formam esta nação"!
Ilzon Rodrigues Gomes
Corrupção 2
Dona Dilma, o dinheiro desviado na corrupção governamental não pode ser essa tal fonte de receita para a saúde que a senhora tanto pleiteia?
Myrian Macedo
Roubo e furto de veículos
Achamos de extrema importância social a notícia de que índices mostram que a cada três carros roubados no Paraná apenas um é recuperado. Mesmo a polícia se comprometendo a contratar mais 2.260 policiais civis até 2014, as soluções deveriam ser imediatas, pois a média é de 49 ocorrências por dia, ou seja, em três anos muita gente será prejudicada, a polícia não irá solucionar muita coisa e criminosos continuarão agindo em liberdade.
Bruna Carolina de Oliveira e Elisa Carolina Ribeiro dos Anjos
Restrições na Linha Verde
A restrição de veículos de grande porte na Linha Verde em horários de pico, instituída pela prefeitura de Curitiba, para melhorar o trânsito da região, irá melhorar a vida de quem utiliza a via diariamente, pois, além de fazer o trânsito fluir mais rapidamente, irá proporcionar menos acidentes, aumentando a segurança dos motoristas (Gazeta, 2/9). Para que essa medida seja concretizada, será preciso fiscalização tanto da prefeitura quanto da polícia, para a orientação dos motoristas com veículo de grande porte.
Rafael Ningelski e Allan Martins Carvalho
Carlos Ramalhete
Que grande surpresa ver que nos jornais de hoje em dia ainda se podem encontrar mentes lúcidas, capazes de criar um texto que é um verdadeiro puxão de orelha sem deixar de ser irresistível ao mesmo tempo. Uma aula sobre aprender a pensar para além do sensível.
Silvio Medeiros
Paz sem voz
Gostaria de parabenizar a campanha Paz sem voz, pois é muito importante para o povo brasileiro, que precisa aprender a exercer sua cidadania. Nós brasileiros somos apáticos e omissos quanto ao que ocorre na política e na condução dos interesses do país. Infelizmente, a imprensa e a elite brasileira pouco fazem para ajudar o povo a pensar e a lutar por dias melhores. Parabéns ao jornal por estar usando seu espaço para incentivar o povo a pensar e rever conceitos, participando e agindo nas mudanças necessárias dentro deste imenso e tão rico país.
Angela Monteiro
Atlético 1
O Atlético não escapa do rebaixamento neste ano. São tantos erros: diretoria incompetente, contratações mal feitas. O ano que vem renasce, organizado, porque se não contratar não sai do buraco, o que é pior: cair ou gastar e trazer bons jogadores? O problema do Atlético é que não tem base e não quer gastar.
Sironi Antonio Cavagnoli
Atlético 2
O problema do Atlético não é de técnico, e sim de time, que é muito fraco. Se assim permanecer, sem contratações, certamente será rebaixado. A situação vem se arrastando desde o campeonato paranaense e infelizmente pouco foi feito pela diretoria. É uma pena. É só sofrimento com esse time.
Eurico Custódio Iackusch
Coritiba
Até quando o Coritiba só vai ter o Bill no ataque? Quando a diretoria vai correr atrás de outros atacantes? Nosso Coritiba precisa de atacantes que não percam tantos gols.
Dieckson Adriano Martins
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia