É uma vergonha, ver nossos presidenciáveis em nossa própria cidade desrespeitando as leis (Gazeta, 22/10). Já está na hora de punir com perda da candidatura os candidatos que desrespeitam as leis. É um absurdo ver candidatos e comitivas em carros superlotados, em cima das calçadas, atrapalhando o trânsito, parando em local proibido, entre outras infrações. Isso sem falar do que ocorreu em Curitiba com uma poluição visual sem igual das placas colocadas em nossas ruas.
Paulo R. C. Persegani
Reforma tributária
Nos últimos 20 anos tivemos, de relevante mesmo, somente a estabilização da economia feita por Fernando Henrique Cardoso. Apesar de não gostar dele, devo admitir que foi, sim, responsável por um grande avanço e alicerçou os demais que deveriam ter vindo e não vieram nem com a mudança de partido no poder.
Cristina Esteves Schuster
Guerra de denúncias 1
As denúncias que aparecem no final do período eleitoral são coisas de político aqui no Brasil. É igual aos projetos que só são decretados quando ha interesses mútuos, quando servem para favorecer fulano ou sicrano. É o jeitinho brasileiro de fazer as coisas: se não ganham com dignidade, partem para a sujeira.
Ademir Gerber
Guerra de denúncias 2
A bandidagem política se protege mutuamente. Todos sabem dos desmandos de todos, todos têm o telhado de vidro, mas somente denunciam no momento exato para se beneficiar de alguma forma, notadamente no período das eleições.
Sueli de Fátima
Força política
O Paraná não tem força política para cobrar projetos da União porque até o presente momento os nossos senadores somente se preocuparam com coisas que não dizem respeito ao estado do Paraná.
Maria Stephan
Lei da Transparência
Não consigo entender as pessoas que contestam a Lei da Transparência. Provavelmente gostam das coisas às escuras. Tenho de dar meus parabéns ao governador Orlando Pessuti pela sua postura, em sancionar a Lei da Transparência (Gazeta, 22/10).
Norberto Ruy
Rodovia interportos 1
Além dos extensos danos ambientais que a obra de interligação entre Paranaguá e Santos pode causar, investir em estradas no Brasil é reforçar problemas que já sofremos. Precisamos de ferrovias, de portos modernizados e de soluções inovadoras e não de mais do mesmo, ou seja, de asfalto.
Maurício Cunico Córdova
Rodovia interportos 2
A licitação para a ponte na baía de Guaratuba é um anúncio tardio. Nosso litoral ficou à margem do desenvolvimento econômico e social e está inserido nos piores índices de IDH do país. As horas perdidas no acesso via estrada de Garuva representam um fardo e humilhação aos visitantes de Guaratuba. E deve piorar com a entrada em operação do porto de Itapoá. Conta-se nos dedos de uma mão as estradas federais no Paraná.
José Carlos Weil
Governo e bem-estar
O próximo presidente do Brasil deve cuidar do bem-estar das famílias brasileiras. Deve ajudar a promover uma vida digna para todos, ou seja, toda a população deveria ter uma residência, trabalho, saúde e segurança. Na saúde, acabar com a burocracia. Já na segurança, se não acabar com a impunidade nunca resolveremos o problema da violência.
Roque Nunes Carvalho
GRPCom
Importantíssima a mudança de RPC para GRPCom. Afinal, a Gazeta do Povo não pode deixar de acompanhar as atualizações que o momento e a globalização impõem. Para continuar sendo a principal fonte de informação e notícias do Paraná e uma dos melhores do Brasil, nossa Gazeta precisa ser sempre atualizada.
Antônio Roque Ferreira
Desenvolvimento das cidades
Sou morador de Balsa Nova, uma pequena cidade na região metropolitana de Curitiba. Aparentemente moro em uma cidade europeia, mas estou em pleno território brasileiro. A pequena Balsa Nova, não conhecida por muitos, é um excelente lugar para se viver, lugar de empregos, índice de violência quase zero em meio à natureza. O município possui inúmeras belezas naturais, e está dentre os que mais arrecadam ICMS no estado.
Oilson I. Santos, analista administrativo
Desocupação
Tenho acompanhado as reportagens a respeito da invasão da propriedade particular em Piraquara. Sou moradora do bairro Guarituba e tenho visto o descaso das autoridades quanto aos cuidados ali necessários. Saliente-se que os pedidos já foram feitos e as providências não foram atendidas. O caso da invasão dessas pessoas, que alegam não terem onde abrigar, é curioso. Pois partindo do pressuposto de que elas verdadeiramente não têm onde morar, então onde viviam antes?
Crislaine Claro
Limite de terras
O problema agrário brasileiro está dentre as maiores vergonhas deste país. Desde o início da colonização, as terras foram distribuídas entre os comuns e grande parte da população ficou destituída do mínimo possível para uma vida digna (Gazeta, 20/10). A reforma agrária é importante, não só para ajudar na igualdade social e aumentar a produção de alimentos, como também para garantir respeito dos países que já passaram por esse processo.
Maurini de Souza, jornalista
Sistema de saúde
As unidades de saúde são ambulatoriais e não hospitais (Gazeta, 19/10). Por que a prefeitura não encaminha o paciente diretamente para os hospitais conveniados quando necessitam de atendimento com urgências médicas? Assim, os postos de saúde poderiam atender os pacientes de menor complexidade, mas sem deixar de dar um atendimento com qualidade e humanismo.
Simião Oliveira
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião