Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor

Fraude da gasolina 1

É impressionante perceber como estão evoluídas as fraudes. Em vários setores percebe-se sempre alguém querendo ganhar dinheiro de forma rápida (Gazeta, 10/1). Neste caso específico não apenas o consumidor sai lesado, mas também os outros donos de postos de combustível: sabe-se que a margem de lucro no ramo é muito pequena e uma fraude dessas proporções implica concorrência desleal, culminando em novos postos sendo fechados e diminuição da concorrência. Penso que, na falta de uma medida eficaz para a detecção de fraudes de um modo geral, uma alternativa seria treinar os fiscalizadores no reconhecimento desse tipo de placa eletrônica.

Miguel Angelo Moutinho

Fraude da gasolina 2

Ficou demonstrado que o quarto poder existe e funciona. Descobriu o mais sofisticado sistema eletrônico nas bombas de gasolina para ludibriar o povo. Só que esse poder não tem a incumbência fiscalizatória. Essa cabe ao governo, que está sucateando a máquina administrativa. O poder fiscalizador precisa ser mais bem preparado. Digamos não ao desmantelamento da máquina pública.

Antonio Pereira, contador, Londrina – PR

Fraude da gasolina 3

Diante do impacto que esta denúncia representa, será importante que este jornal vá até o fim dessa história, mostrando diariamente o que está acontecendo, inclusive divulgando o nome e o endereço de todos os postos envolvidos neste crime contra a população.

Cacildo Arcari, consultor de processos

Inflação

Excelente e oportuna a opinião da Gazeta do Povo, versando sobre a inflação (10/1). Para quem não sabe, a inflação no Brasil começou a desandar no governo de Juscelino Kubitschek, em 1956, pela emissão, sem limites, de dinheiro, para custear a construção de Brasília. Até 1955 a inflação no Brasil era quase linear. O "Plano de Metas" de JK (50 anos em 5) custou muito caro aos brasileiros. Será que valeu a pena?

Hilário Fier

Saneamento

Só na minha região há mais de 12 mil casas sem esgoto, imagine em todo o Paraná.

Rubens Baumgardt, Colombo – Pr

Paz tem voz

Para diminuir o índice de homicídios no estado, é necessário investir em educação e reformular totalmente o ensino desde sua base. Não podemos aceitar que haja por parte dos mais jovens esta imensa banalização da vida, muitas vezes impulsionada pela ganância, pelo desrespeito. Todos querem o carro do fulano, a joia do Sicrano, mas levantar cedo e estudar décadas a fio, nem pensar. Tem de se esforçar. Nada acontece por acaso.

Waltencir Brito Ferreira

Litoral

Sou frequentador da praia de Guaratuba durante o veraneio há mais de 40 anos. É inegável o esforço de limpeza da praia por parte da prefeitura e do governo do estado neste ano. Um expressivo contingente de garis e equipamentos apropriados fazem um trabalho não visto em anos anteriores. A coleta do lixo é feita diariamente. Entretanto, alguns veranistas realmente não colaboram com a limpeza, jogam lixo na areia, nas calçadas e nas ruas. Passeiam com seus cães e não limpam a sujeira. É necessária campanha educativa e fiscalização da prefeitura e dos policiais da operação verão, advertindo e, se possível, multando os "sugismundos".

Lauro Vianna

Destinação do lixo

Acredito que deva existir verbas destinadas às campanhas de conscientização da reciclagem, pois conheço muitas pessoas que não estão preocupadas com a coleta seletiva e seu valor para o meio ambiente. Além disso, precisamos de uma coleta regular e com maior frequência, pois acredito que aproximadamente 70% ou 80% do meu lixo seja de material reciclável.

Tatiani Avejaneda Tavares, Fazenda Rio Grande – PR

Judiciário

Tenho absoluta certeza de que os bons magistrados (felizmente a imensa maioria) também estão entristecidos e até envergonhados pela situação, principalmente quanto à suspensão do poder do CNJ de investigar os juízes, acusados de irregularidades. Quem não deve não teme, e a imensa maioria dos juízes não é acusada de nada, portanto não teme. A cidadania brasileira tem certeza de que os bons juízes reagirão.

Luis Sergio Bonetto Grochovski

30 mil

Na data de 6 de janeiro, recebe congratulações, de todos os fiéis leitores, da Gazeta do Povo, pelo registro de significativo feito. Matutino, com ética, revitaliza e consolida como marca que é, verdadeira identidade paranista. Parabéns!

Jonel Chede, presidente do Movimento Pró-Paraná

Chuvas

Anualmente vemos o mesmo cenário por causa das chuvas e pelas mudanças climáticas que nós mesmos provocamos. As catástrofes serão parte de nosso cotidiano. Devemos cobrar de nossos governantes medidas efetivas, de prevenção e assumir nossa responsabilidade como cidadãos. Temos de aprender que a prevenção é o melhor caminho, começando pelo básico, rota de abandono, plano de evacuação, ponto de encontro, etc. Assim evitamos esse circo todo que a mídia faz e o governo faz questão de alimentar.

Elías Benavides

Pré-candidatos

Entrevista bem simplista do Ratinho Junior. Curitiba não pode ser entregue nas mãos de amadores e sonhadores! Curitiba tem de ficar nas mãos de arquitetos, engenheiros, desde que bons gestores, para dar prosseguimento às suas conquistas! Ninguém melhor do que profissionais que foram formados para essa tarefa! Veja o caso de Brasília e de tantas outras cidades como Barcelona! Vejam o exemplo agora do Rio de Janeiro! São arquitetos os responsáveis pelo projeto de revitalização da área do Porto e da Vila Olímpica!

Rui Libretti

* * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.