A união do Carrefour com o grupo Pão de Açúcar não agrega nada à economia brasileira em termos macroeconômicos. Pelo contrário, poderá significar a redução de investimentos em novas lojas; redução dos empregos devido a possíveis aquisições de lojas regionais; redução da capacidade concorrencial do setor, o que pode resultar em prejuízo ao consumidor. Diante disso, não se justifica a participação do BNDES nesta operação com recursos do trabalhador brasileiro.

CARREGANDO :)

Francisco de A. Inocêncio

Emendas parlamentares 1

Publicidade

Parlamentar é eleito para produzir leis e só. Jamais para pôr a mão em recursos. A verba proveniente de emendas parlamentares com certeza tem interesses. Adeus a esse tipo de parlamentar, essa é mais uma maneira de fazer campanha para reeleição.

Bento Sartori Camargo

Emendas parlamentares 2

Essas emendas e as verbas eram anteriormente destinadas para construir pontes em locais em que não existiam rios. Hoje em dia não sei por que ainda existem. Nenhum parlamentar já explicou onde deverão investir o dinheiro, e nos municípios e nos estados já existem suas secretarias de obras, que não dependem dessas verbas. É por isso que uma ponte, uma escola, uma estrada, qualquer obra para o povo custam três ou quatro vezes mais que deveriam custar. É o ralo antigo e atual.

José Messias Barreto Neves

Publicidade

Acidentes de trânsito

Excelente a matéria com o consultor para assuntos de trânsito (Gazeta, 30/6). O número de mortes e feridos graves no Brasil é grande, acumulando custos sociais imensos. A legislação é rigorosa, porém a aplicação dela e a fiscalização deixam muito a desejar, parecendo até que os primeiros a não se preocupar com os resultados trágicos são as autoridades. Não vemos o porcentual de valores arrecadados com as multas e destinados a educação para o trânsito em campanhas de rádio, tevê e nas escolas de forma sistemática, rotineira, inteligente e emocional.

Luiz Eduardo Hunzicker

Farol aceso 1

Por uma felicidade tive a oportunidade de passar algum tempo no Canadá. Em minhas observações sobre aquele país, uma coisa me chamou a atenção: todos os carros, inclusive caminhões, saem de fábrica e circulam pelas rodovias lá existentes com os faróis acessos. Ao se ligar o carro, imediatamente os faróis são acessos de tal forma que nenhum circula com eles apagados. Outra observação muito importante que notei por lá: obedecem às leis de trânsito.

Publicidade

Onadir Rui Scholz

Farol aceso 2

Acredito que a prática de andar com os faróis veiculares acesos não vai evitar que apressadinhos causarem acidentes e atropelamentos. Vamos parar de achar desculpas para encobrir as irresponsabilidades do trânsito brasileiro. Leis mais rígidas e sérias como nos países de primeiro mundo já fariam os motoristas perceberem que automóvel não é um brinquedo, e sim coisa séria. Vamos ter consciência de que não estamos sozinhos nas vias e respeitar as velocidades permitidas. Sem pressa e sem estresse.

Denis Manchesky

Farol aceso 3

Publicidade

Acho que andar com os faróis dos veículos acesos durante o dia deveria ser obrigatório. Tenho feito esta experiência muitas vezes: quando estou com os faróis acesos, é visível o reflexo mais rápido de quem trafega em sentido contrário ou em preferenciais, e até mesmo dos pedestres. Trafegar com as luzes acesas durante o dia salva muitas vidas, ainda mais se o tempo estiver nublado ou chovendo.

Oseias da Costa Rosa, contador, Cerro Azul – PR

Médicos x planos de saúde 1

Com relação à Unimed, se ela deixasse de dar tanto dinheiro aos clubes de futebol, com certeza teria condições de remunerar melhor os médicos.

Antonio Augusto da Cruz

Publicidade

Médicos x planos de saúde 2

Os clientes dos planos de saúde pagam caro. Os médicos recebem pouco. Para onde vai o dinheiro, então? Não tenho visto até agora muita informação a respeito dessa questão.

Alvaro Antunes

Copa do Mundo

Tenho certeza de que se houvesse uma consulta popular, a maioria da população seria contra a Copa do Mundo no Brasil e a favor de mais escolas, hospitais e menos corrupção!

Publicidade

Luciano Toledo

Vila Velha

É lamentável o desinteresse do governo do estado pela continuidade do Museu de Geologia e Antropologia que está iniciado dentro do Parque de Vila Velha. Um acervo muito valioso do mundialmente consagrado professor Bigarella corre o risco de ficar esquecido e desaparecer sem que alguém se disponha a fazer o que é necessário. Dentro desse programa de governo seria um grande centro de informação e cultura aos estudantes. Quem pode ajudar?

Tirone Hirt

União anulada 1

Publicidade

Há um ditado popular que reza: de cabeça de juiz, ninguém sabe o que vai sair. O grande problema está mesmo em certo segmento impor sua crença religiosa frente aos problemas sociais; ao mesmo tempo, há o contraditório de que outro segmento social minoritário querer o respeito necessário que não está sendo oferecido por esse segmento religioso. As minorias sociais querem ser reconhecidas como tais e querem a garantia do Estado de que têm direitos, sejam de manutenção da vida contra crimes homofóbicos, sejam de reconhecimento civil na questão paritária de heranças e convivência social, já que todos pagam os respectivos impostos.

Álvaro Malaguini

União anulada 2

O juiz de Goiás tomou a decisão certa ao não homologar a união civil homossexual, não seguindo sua opinião pessoal, mas seguindo tão-somente a lei máxima do nosso país: a Constituição Federal, que é clara em afirmar que a união estável se dá entre um homem e uma mulher. Depois do ocorrido a Justiça estuda uma punição para o juiz. Agora fica a pergunta: quem punirá o STF por legislar contra a Constituição quando deveria ser o guardião dela?

Andreia Cristina de Castro

Publicidade

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.