O Tribunal de Contas fez um estudo sobre fusão de municípios, e não extinção. Foram mencionadas as vantagens e desvantagens de uma possível união. Porém, há de se entender que o município é quem decidirá isso através de plebiscito. Quanto à crítica de que o TC gasta muito mais que alguns municípios, o retorno desse trabalho para o estado é muito superior ao custo.
Celito Medeiros
Fusão de municípios 2
O TC estuda a possibilidade de fundir municípios. Até que enfim começam a surgir boas ideias a partir de constatações realistas. A maioria desses municípios foi criada para gerar mais cargos políticos e comissionados, mais vereadores e prefeitos. Não conseguem nem pagar a estrutura política com sua receita. Começo a acreditar que o TC está fazendo um bom trabalho.
Edson Fernandes
Rafael Greca
Aos poucos, e tardiamente, o curitibano nostálgico e seu novo-velho prefeito descobrem que Curitiba e o mundo mudaram muito nos últimos 20 anos.
Acir João Cardozo
Previdência
O presidente Michel Temer planeja fazer uma ampla mudança na legislação para dificultar a aposentadoria dos brasileiros e, assim, diminuir o rombo da Previdência. Mas antes terá de provar que o déficit realmente existe. Para muitos, ele não passa de uma farsa, porque sobraria dinheiro na Seguridade Social. Uma corrente de especialistas ainda rebate o argumento de que o envelhecimento da população inviabilizará o pagamento de aposentadorias e pensões. Para eles, há alternativas à reforma proposta pelo governo federal.
Danilo Guedes Romeu
Artistas e política 1
Meryl Streep não apenas criticou Trump, o que é um direito dela. Mas foi crítica mentirosa e seletiva. Primeiro, criticou Trump não por algo que ele seja ou que tenha feito, mas por mentiras sobre ele (a suposta imitação de um problema físico de um repórter foi desmentida quando se mostrou que Trump não conhecia pessoalmente o jornalista e que aqueles gestos são-lhe característicos quando está a debochar de qualquer pessoa e já haviam sido dirigidos a inúmeras personalidades). Segundo, porque Streep critica apenas o que não lhe é amigo. Nunca disse uma linha sobre Bengazi, ataques com drones ou sobre Guantánamo estar ainda aberta.
João Queiroz
Artistas e política 2
Tenho convicção de que o Lula é larápio. Nem por isso deixo de admirar (e muito) o trabalho de Wagner Moura e Chico Buarque, que defendem o ex-presidente. Acho Donald Trump uma aberração, nem por isso deixo de amar o trabalho do Clint Eastwood, que apoia o presidente americano.
Karina Ratton