Com muita garra, o Atlético Paranaense chega à final inédita da Copa do Brasil (Gazeta, 7/11). Isso já era previsto, pois o time estrelado do Grêmio possui um medíocre técnico, o que facilitou o desfecho da semifinal em prol do Furacão! Parabéns aos bravos atletas atleticanos e em especial ao excelente técnico do time paranaense. Aguardemos a final com os rubro-negros do Rio e torçamos para que a valorosa equipe atleticana saia vitoriosa.
Valdir Pierro
Futebol 2
Aí está: o Furacão na final da Copa do Brasil. O recado é para aqueles que torceram o nariz quando da vinda do Mancini para dirigir o time. Sou paranista, mas curti e comemorei o resultado do Atlético. Se parar por aí, o time já terá cumprido brilhantemente o seu papel. Parabéns ao Atlético.
Walter Miquelão
Cotas
Brilhante a coluna do sociólogo Demétrio Magnoli (Gazeta, 7/11). Estamos vivendo um tempo sombrio em que já vislumbramos o renascer do apartheid por essas bandas do Atlântico. Determinem também assentos nos coletivos para os que se sentem distinguidos pela cor da pele. E eu também quero o "Dia da Consciência Branca", enquanto governante algum se manifestar pelo "Dia da Consciência Limpa". Estão sujando a índole, a tez e o coração pacífico e ricamente miscigenado da nação brasileira. Racismo por aqui, isso não!
Cesar A. G. Scigliano
Feriado 1
O TJ acertou, mas pelo motivo errado. Cessação de lucros não é motivo para opor-se a um feriado, pois um feriado é uma festa coletiva; outros feriados (os religiosos) também deveriam ser suspensos e não o são. A "consciência negra" é exclusivista e, em vez de promover a integração social, promove a segregação "racial", apesar do que afirmam os seus defensores.
Gustavo Biscaia de Lacerda
Feriado 2
É importante que haja o Dia da Consciência Negra no Brasil todo, pois os afrodescendentes precisam de reconhecimento, e a ACP só está vendo pelo lado do dinheiro. Ainda existe muito racismo no mundo e precisamos lutar contra isso.
Paula da Silva Mota
Feriado 3
Parabéns ao TJ-PR pela suspensão do feriado do Dia da Consciência Negra, mesmo que seja provisória. Chega de politicagem, chega de farra de feriado. É menos um feriado para nos preocuparmos se teremos sol ou se o mesmo cairá numa quinta para enforcar a sexta.
Marcos Garcia
Vandalismo
Concordo com o artigo "O poder apalermado", de Belmiro Valverde Jobim Castor (Gazeta, 3/11). O que está ocorrendo com as manifestações em São Paulo e Rio, onde mascarados se misturam à multidão para depredar o patrimônio público e privado, mostra o despreparo ou a inoperância de nossa polícia. Eu penso que bandido tem de ser tratado como tal.
Roni Antonio Garcia da Silva
Voto
É de um completo descalabro essa discussão quanto à limitação do voto para alguns segmentos da sociedade e da proposta de cotas para negros no parlamento (Gazeta, 3/11). A Constituição é clara e explicita que todo cidadão tem direito ao exercício pleno da democracia. Porém, sobre a questão do voto facultativo, vejo com bons olhos porque politiza a sociedade, uma vez que irão às urnas apenas aqueles que têm sentimento cívico e vontade de votar, acabando com o voto de cabresto enrustido no Brasil.
Marcelo Rebinski, historiador
Propaganda
A melhor forma de promoção política é dar a seus pares dinheiro público porque não há necessidade de usar o dinheiro do partido para se promover. Infelizmente, a memória do povo é curta. Em ano pré-eleitoral tudo acontece e o povo aplaude, achando que agora será diferente!
Luciano Atamanzuck
Economia
Fique abismado ao saber que os principais bancos brasileiros entraram em uma fria ao emprestar mais de R$ 12 bilhões ao Eike Batista. Trata-se do maior golpe financeiro aplicado no mercado brasileiro. Será que ele agiu sozinho ou estava sendo protegido por alguém?
João Alfredo Knopik
Litoral
Como frequentador de Guaratuba, sempre escuto conversas a respeito da ponte entre o Porto da Passagem e a cidade de Guaratuba. Em São Paulo, a travessia Santos-Guarujá será por túnel e deverá ser inaugurada em breve, com custo muito menor que uma ponte. Também deveríamos consultar especialistas e pensar sobre a construção de um túnel no nosso Litoral.
Pedro Augusto Schwab
Cursos técnicos
No início deste ano protestei no Ministério Público contra o encerramento do curso técnico na UTFPR de Ponta Grossa. O mundo inteiro prioriza a formação técnica, mas nós invertemos isso. Qual a lógica disso? Ouvi a resposta de um diretor da UTFPR, que me disse que os incentivos e as verbas federais só vêm para os cursos superiores. Por isso se optou pelo ensino universitário.
Jussara S. Bittencourt, produtora de leite, Castro PR
Música 1
Achei infeliz o texto de Paulo Briguet "Perdeu, playboy" (Gazeta, 4/11). Não é porque no passado o vestibular trazia trechos de canções de Caetano Veloso e Gilberto Gil que devemos eternizar apenas os antigos bons cantores e poetas. O mundo se renova e precisa de outros artistas que saibam falar a mesma língua da geração atual.
Carolina N. de Oliveira
Música 2
Parabéns ao colunista Paulo Briguet, que teve a coragem de colocar o dedo na ferida e dar voz aos cidadãos que não se conformam com o estado de coisas deste país. Excelente crônica, excelente reflexão sobre o lixo de "arte" que nos fazem engolir a seco. E também excelente reflexão sobre a farsa que é esse Enem.
Silvia Elizabeth
Combustíveis
Com certeza os postos deveriam ser mais transparentes e enviar informações sobre preços para a ANP; isso inibiria os cartéis que lesam o nosso bolso. O governo federal também deveria parar de fazer propagandas enganosas sobre a autossuficiência brasileira em petróleo. Pagamos um absurdo por essa coisa que chamam de gasolina e tudo seja a quebra na safra de cana, ou as chuvas no Polo Sul, ou qualquer outra desculpa esfarrapada é pretexto para aumentarem os preços dos combustíveis.
Airton Kraismann
Drogas
O governo uruguaio está certíssimo sobre a legalização da maconha (Gazeta, 5/11). Sabemos que grande parte dos jovens e adultos fumam ou já fumaram maconha. Sendo assim, deveríamos deixar de lado a hipocrisia e passar a fiscalizar as condições de higiene e químicas usadas na produção. Isso acabaria com o tráfico e o Nordeste seria um dos maiores produtores do mundo.
José Ricardo Morato
Segurança pública
Sobre o aumento dos gastos com segurança pública no Paraná (Gazeta, 4/11), na realidade as polícias enxugam gelo todos os dias. Trabalham no efeito, mas a causa dos crimes não é trabalhada pelos setores responsáveis. Segurança pública não é só policiamento.
Renato dos Santos Taborda
Patrimônio
O patrimônio público está sendo excluído e a história e memória da cidade, dilaceradas pela política econômica retrógrada do estado. Cadê os soldados da identidade e memória deste estado? Precisamos preservar para no futuro termos o que contar de Curitiba e do Paraná.
Sandra Mara Dalmolim
Precatórios
É vexatória a posição do Paraná, que não deixa orçamento para o pagamento de precatórios, que estão rolando há décadas nos tribunais, sem pagamento, somente enrolando os que têm direito a recebê-los. Deixam de pagar a quem tem direito e vai ficando por isso mesmo, com cronogramas de pagamento frios montados apenas para fins eleitoreiros.
Dionisio Francisco Grabowski
Projetos irrelevantes 1
Esse projeto que prevê reserva de espaço para pranchas de surfe em ônibus (Gazeta, 5/11) mostra que pagamos caro para uma legião de deputados votarem um projeto sem serventia, como tantos outros.
José Moreira Pacheco
Projetos irrelevantes 2
Sobre os projetos irrelevantes em discussão na Assembleia Legislativa, por que os deputados não apresentam e votam um projeto instituindo o dia de falta de vergonha na cara dos deputados? Eles custam demais quando comparamos com os resultados que apresentam. Mas em 2014 daremos o troco.
Milton Rogério Thomé
Bolsa Família
O programa da Bolsa Família, com indiscriminada generosidade, atende atualmente 16 milhões de pessoas com um investimento anual de R$ 36 bilhões. Essa massa de recursos é um investimento mal direcionado e sem retorno. Se esse dinheiro fosse investido em saneamento básico das cidades, construção de casas populares e erradicação das favelas, o retorno seria uma grande oferta de emprego e a diminuição gradativa dos índices de violência.
José Batista Pinheiro, Fortaleza CE
Obras
Sobre as obras que bloqueiam o direito de ir e vir (Gazeta, 6/11), que obras intermináveis e infernais são aquelas no Boqueirão! Próximo do Terminal do Boqueirão, na entrada de São José dos Pinhais e arredores acontecem muitos acidentes por alterações dos sentidos e má sinalização. É um abuso da dignidade das pessoas de bem, que agora precisam sair muito mais cedo de casa para não se atrasar, uma vez que as linhas estão congestionadas e problemáticas.
Denise Matias Porto
FGTS
O FGTS é muito importante para todos os trabalhadores, tanto que a lei exige que todos os funcionários com carteira assinada tenham o fundo. Concordo que o valor fique depositado e não seja entregue diretamente ao trabalhador, pois sua função é garantir a segurança do mesmo ao fim de sua carreira.
Edison Tadeu Gapski Junior
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast