Está de parabéns a RPC, através do canal 12 e suas afiliadas, em propiciar as transmissões, ao vivo, de jogos do futebol paranaense. Cumprimento a todos que fizeram do futebol a alegria de muitos que com certeza não teriam condições financeiras para ver seus clubes do coração atuarem.

CARREGANDO :)

Newton Luiz ColletiCuritiba – PR

Centralização

Publicidade

Esta semana, vimos uma romaria de prefeitos indo a Brasília pedir mais dinheiro. A situação em que se encontram a maioria dos municípios tem duas razões prinicipais: a criação indiscriminada de novos municípios que na maioria sequer têm fonte de arrecadação e, também, novos hábitos do governo federal que, por motivos óbvios, centralizou todas as licitações públicas federais para a compra de máquinas e equipamentos de valor significante na capital federal. Com a centralização, tirou boa parte do dinheiro que circulava nas cidades onde existem sedes dos órgãos federais.

Rubens Santos, empresárioCuritiba – PR

Apagão aéreo 1

Nossos valorosos senadores estão atrasados na aprovação da CPI do apagão. Já aprendemos que as CPIs não dão em nada e servem para apontar o dedo aos supostos culpados, coisa que até o presidente Lula já fez. Para quem acompanha os notíciários não faltam informações, culpados etc., e sim ações rápidas e conseqüentes.

Herbert Richert, engenheiro mecânicoCuritiba – PR

Publicidade

Apagão aéreo 2

Quando o controle do espaço aéreo era todo dos militares da Aeronáutica, sem a presença e a influência de civis sindicalizados, nunca houve uma crise como essa, uma desordem geral. E ainda querem transformar mais. A maioria dos controladores é militar, proibidos pela Constituição de fazer greve. A greve eclodiu no meio civil que exige a desmilitarização para ter mais poder de barganha. Para o militar a ação de greve é crime grave, como foi amplamente divulgado, e para o civil um grande poder nas mãos, não pode nem ser demitido. O presidente Lula não soube fazer prevalecer o princípio da autoridade. Classificou como motim um movimento civil, óbvio que haviam militares junto, mas quebrou a hierarquia e a disciplina na Aeronáutica, desmoralizou não só o comandante da Força Aérea, mas toda a Aeronáutica e sua história. É o caos que se estabelece em todas as áreas do governo, como na Segurança Pública, na Saúde, na Educação, na Infra-estrutura e agora no setor estratégico como o controle do espaço aéreo.

Reinaldo MachadoCuritiba – PR

Pichação

Estive recentemente na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e fiquei admirada pela beleza e limpeza nos edifícios e muros. Não há pichações, diferentemente da nossa cidade onde muitos lugares estão pichados e sujos. Diante disto, peço que haja uma maior fiscalização e punição a esses vândalos.

Publicidade

Elvira Wolowska Kenski, dentistaCuritiba – PR

Perseguição

É inadmissível que a liberdade de expressão seja tão grande a ponto de um meio de comunicação, que se diz Educativa, preste-se a levar à opinião pública uma coisa ignóbil: promover concurso para dar apelido pejorativo a uma pessoa que tantos serviços prestou à população curitibana, em especial ao trabalhador, não só da capital como também da região metropolitana; que fez do sistema de transporte coletivo modelo para outras cidades e países, as ciclovias, e de tantas idéias inovadoras que, além de embelezar a cidade, beneficia a população em vários setores como os calçadões, os inúmeros e diferentes parques, as "indústrias" de fundo de quintal, indústrias de grande porte, teatros, museus, separação do lixo e incentivo à coleta do reciclável (primeiro lugar no Brasil), cursos de aperfeiçoamento aos professores, entre tantas outras idéias e benfeitorias realizadas. Onde está a tal ética tão discursada pelos políticos? É esse o exemplo que se pretende dar aos nossos alunos? O que se pretende com isso?

Terezinha Machado e Janice Martins, professorasCuritiba – PR

Vaga a deficientes

Publicidade

Em 6 de agosto de 2006, nesta coluna, reclamei sobre o uso indevido da vaga para deficientes físicos na Rua da Paz. A prefeitura respondeu, em 4 de setembro do mesmo ano, que "Nos próximos dias, a Urbs vai complementar a sinalização com pintura no pavimento e rebaixar a guia para facilitar o embarque e desembarque dos cadeirantes". Até a presente data (12/4/07) a situação continua a mesma que deu origem à reclamação.

Antônio Rodrigues Silva – aposentadoCuritiba, PR

Professor

Tenho formação em nível superior. Toda a minha vida útil dediquei ao exercício do magistério. Trabalhei com todo o tipo de aluno, mas principalmente com jovens carentes que almejavam uma vida melhor. Pois bem, hoje recebo um salário miserável. Estou há anos sem receber qualquer aumento. Enquanto isto, funcionários públicos do TC, de nível técnico, segundo a Gazeta do Povo de 13/4/07, estavam ganhando R$ 12.574,00 por mês. Em nome da justiça, é preciso que as coisas sejam colocadas em seus devidos lugares.

Aírton Caesars, professor aposentadoCuritiba – PR

Publicidade

Infratores

Com certeza, quem comete os crimes mais bárbaros são os menores. Por que não podem pagar por isso?

Angélica SchmidtCuritiba – PR

Esclarecimento

A pedido da gerência do cinema Unibanco Arteplex (Shopping Crystal), que alterou os horários de exibição do filme Caixa Dois, a primeira sessão do longa-metragem de Bruno Barreto inicia-se às 14h10 e não às 14h30, conforme o roteiro publicado no Caderno G.

Publicidade

***

256 correspondências foram recebidas pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas da semana

Aborto 6Revista RPC 5Apagão aéreo 4

"Plebiscito para a legalização do aborto é inconstitucional. A nossa Constituição protege a vida desde a concepção."

Publicidade

Paulo Sertek

"As noites de domingo não serão mais as mesmas depois da estréia da Revista RPC."

Mila Jardel

"Não sou a favor da desmilitarização do controle aéreo, pois trata-se de área estratégica."

José Candor Silveira

Publicidade

***

Gazeta do Povo

leitor@gazetadopovo.com.br

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Publicidade