Serão gastos alguns milhões de reais para fazer uma passagem subterrânea sobre a Avenida Cândido Hartmann, que poderá ficar submersa durante dias de chuva forte (Gazeta, 15/6). Tem alguém que acredita que essa obra é mesmo vantajosa?
Márcio Falabello
Divulgação de salários
A discussão sobre a divulgação dos salários de servidores públicos é uma bela cortina de fumaça para afastar a atenção de assuntos como o mensalão. Apresentar os salários por cargo pode fornecer a informação que o cidadão quer sem ferir a pessoalidade e a honra dos funcionários. Não há nada mais pessoal e sigiloso que o salário. Primeiro, por uma questão de segurança; e, segundo, pelos rótulos que pode causar. Transparência, sim; exposição pessoal, jamais.
Haroldo José Andrade Mathias
Despesas com propaganda
Estamos em poder de governantes cegos ou que nos consideram idiotas ao extremo? A última propaganda da prefeitura de Curitiba diz: "A saúde em Curitiba está bem servida." Como? Alguém consegue entender?
Hilda Rojas
Rodovias
O trecho da Avenida Ayrton Senna, em Paranaguá, encontra-se em péssimo estado de conservação. A situação é bem crítica até porque essa é uma das vias principais de acesso ao Porto de Paranaguá. Os carros disputam espaço com caminhões. Infelizmente, a concessão do pedágio da BR-277, sentido Litoral, não incluiu o trecho. Agora, nem concessionária nem prefeitura fazem a manutenção do trecho e os moradores de Paranaguá é que sofrem.
Paula Linhares
Olhar atento
Sempre ligamos para o 156 fazendo reclamações e, depois de responder a muitas perguntas (e quase desistir), acabamos por nos decepcionar, pois na maioria das vezes não vemos a solução para o problema. Dá uma sensação de perda de tempo e descaso. Já reclamamos de alterações nas vias públicas, de semáforos descoordenados, da colocação de tartarugas em locais para casos de emergência. Recentemente reclamei sobre o desligamento do relógio e o termômetro que havia no topo do Shopping Itália, mas não obtive resposta.
Maria Valcirene, advogada
Rio+20 1
O que se pode esperar da Rio+20 são planos e acordos concretos. Com o aumento significativo da classe média mundial, isso fica bem difícil, em função do crescente consumo de bens naturais e de energia. O sacrifício a ser assumido é desafiador ao extremo.
Pita Braga Côrtes
Rio+20 2
O programa da Rio+20 é ótimo, mas fazê-lo acontecer parece impossível. Quando os humanos pararem de ser egoístas, individualistas, gananciosos e corruptos a natureza poderá sobreviver. Mas no dia a dia vemos exemplos de falta de respeito e agressão ao meio ambiente.
Sérgio Aloisio Ketzer
Protecionismo argentino
Como sempre, os argentinos continuam prepotentes. Nesta década, o governo da presidente Kirchner, reeleita pelo protecionismo, se julga acima das outras nações e caminha na contramão do bom senso, da democracia e da legalidade, confiscando empresas privadas, jornais, rádios e televisões. Pura ditadura que, num futuro próximo, trará muita desgraça, declínio e pobreza para seu povo.
Raul Elias Karam
Educação em tempo integral
A educação em tempo integral deixaria as crianças mais ocupadas com atividades, recreação e esportes. Elas teriam mais oportunidades de aprendizado e se tornariam crianças mais seguras e felizes.
Sofia Tortelli de Almeida
Jornal na escola
Como professora, vejo como válido as escolas terem revistas e jornais para uso dos alunos em sala de aula. Sou professora de Geografia e, sempre que posso, utilizo jornais e revistas em minhas aulas. Como sou assinante de cinco revistas diferentes, neste ano organizei uma caixa com revistas com conteúdos pertinentes à disciplina e uma vez por semana faço atividades com o uso dessas revistas. Quando por acaso essa aula não acontece, os alunos pedem que seja feita.
Irene Grockotzki, Pinhais PR
Arborização
O sangue da árvore chama-se seiva. A seiva é conduzida pela casca da árvore. Quando a casca é cortada, dependendo da extensão, a árvore morre ou é prejudicada no seu desenvolvimento. A prefeitura planta árvores numa semana e, na outra, os cortadores de grama matam a árvore ao cortar a grama muito rente ao tronco. Das árvores que sobrevivem, nove em cada dez têm ferimentos graves na sua base.
Milton Luiz Pereira
Alimentos orgânicos
Na prática o alimento orgânico está muito caro. Há pouco tempo vi em um mercado uma cabeça de couve-flor japonês, pesando aproximadamente 300 gramas, com o preço de R$ 8,50. Isso torna o produto mais caro que filé mignon. Sabidamente a hortaliça orgânica tem um custo de manejo um pouco maior e produtividade menor. É admissível até que custe um pouquinho mais para o consumidor; entretanto, deve haver uma coerência por parte dos produtores e de quem comercializa, caso contrário o produto convencional permanecerá reinando no mercado.
Cláudio Todeschini
Intolerância alimentar
Gostaria de parabenizá-los pela reportagem sobre intolerância alimentar (Gazeta, 13/6). Descobri que sofro de intolerância à lactose há 3 anos e sinto falta de matérias sobre o assunto. Outro ponto interessante da matéria foi a respeito da enzima, além do remédio Lactaid, que podem ajudar no tratamento.
Gabriele Aparecida Lemes
Respeito aos animais
Curitiba precisa de todas as ações possíveis no que diz respeito aos animais. Precisamos de políticas públicas para castrações em massa, para a proibição do uso de animais de tração; e ações de fiscalização e punição para os crimes já previstos, como o caso dos cães de aluguel, que já foram proibidos, mas ainda são explorados por algumas empresas.
Elaine Petrelli
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião