Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Gaspari

Li com tristeza o ensaio de Elio Gaspari sobre suposto anti-semitismo polonês (12/9) enraizado na cultura polonesa. Não é a minha intenção julgar papas ou mesmo o Pe. Rydzyk, bastante conhecido na Polônia, não só pelo excelente trabalho pastoral, mas infelizmente também pelos lapsos e impensados pronunciamentos anti-semitas. Gostaria apenas de expor algumas reflexões: a Polônia, chamada nos século XIV e XV de paraíso dos judeus, tinha, nos anos precedentes à Segunda Guerra, 3 milhões de judeus. Eles tinham todos direitos de cidadania garantidos pela Constituição, como outras minorias. É verdade que as relações entre judeus e poloneses tinham altos e baixos, mas isso não impediu que durante os anos tenebrosos de guerra vários poloneses arriscassem a própria vida tentando ajudar os perseguidos. Muitos sobreviventes nem suspeitavam que os documentos "arianos" que lhes salvavam a vida eram fornecidos por padres poloneses. Nada devia riscar da memória a convivência pacífica de dois povos e duas culturas tão diferentes.

Irena J.LosCuritiba – PR

Reforma ortográfica

A reforma ortográfica, além de custar muito para os cofres públicos, é tão desnecessária quanto um livro sem palavras. Além disso, as letras k,y e w facilitarão a entrada de novas palavras estrangeiras em nosso vocabulário, o que aumentará a dominância norte-americana sobre nossa cultura. Essa reforma visa apenas a acordos políticos e não educacionais.

Pâmella StadlerCuritiba – PR

Troca de partido

Que felicidade ao ler sobre as últimas notícias do Congresso: insatisfeito, Flávio Arns admite pedir desfiliação do PT. Parabéns, senador.

Paulo AlmeidaCuritiba – PR

Renan 1

Estou indignado com o que aconteceu neste mais novo caso de corrupção: mais um escândalo, mais um absolvido. E nossos senadores paranaenses? De que lado ficaram? O voto secreto só dá ao político a chance de ser hipócrita.

Gustavo Henrique Blanco de MouraCuritiba – PR

Renan 2

Muito tem se falado isoladamente sobre Renan Calheiros, mas é interessante olhar o partido dele como um todo. Não há escândalo político em que o PMDB não esteja envolvido de algum modo. O partido virou um balaio de gatos de políticos sem ideologia. No caso do Paraná, o PMDB é um atraso. Podemos ver que em todas as áreas que dependem do governo do estado o investimento é zero. Nossos deputados se limitam a proteger o chefe. Trabalhar para o povo que é bom, nada.

Dorival Munhoz JuniorCuritiba – PR

Renan 3

Notamos a impunidade e a falta de respeito dos parlamentares com os eleitores e todos os cidadãos de respeito. A sociedade não pode ficar indiferente à injustiça. Devemos preservar nosso futuro e condenar a impunidade.

Eduardo Kochinski e Lucas IrineuCuritiba – PR

Renan 4

Colocar em dúvida o voto de Alvaro Dias pela cassação do Renan Calheiros (Coluna Painel de 13/9) é no mínimo mais uma artimanha do PT que tenta, como sempre faz, apresentar à opinião pública versões mentirosas para justificar suas opções suicidas como essa de inocentar mais um corrupto. O processo de putrefação pública vai continuar. Novos julgamentos virão. Esperar para ver quem é quem nessa vergonha nacional.

Naym LibosCuritiba – PR

Renan 5

"Só uma pessoa muito otimista tem dúvidas em relação ao futuro deste país". A frase de Millôr Fernandes nos atinge em cheio no momento político que vivemos. A recente manutenção do mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros, foi mais um desserviço que prestaram aqueles que, em teoria, deveriam nos representar.

Renan D. B. CarreiraCuritiba – PR

Acidente

Infelizmente aconteceu mais um acidente na canaleta dos biarticulados. Muitos ciclistas não respeitam e usam a canaleta como ciclovia. Alguns, como foi o caso do garoto atropelado, pegam "rabeira" nos ônibus. Será que agora será aumentada a fiscalização? Meus sentimentos para a família do menino de 14 anos.

Ricardo L. de Oliveira Moraes, universitárioCuritiba – PR

Barigüi

Agora nossas autoridades estão comunicando o fechamento aos domingos de diversas ruas próximas ao Parque Barigüi, tudo por conta de meia dúzia de elementos baderneiros. Com esta determinação, milhares de pessoas estarão com seus direitos privados. Mais um pouco e vão lotear o parque para estender os quintais das casas vizinhas ao parque. Ponham um policiamento ostensivo a fim de coibir as irregularidades, reprimindo os baderneiros e pronto.

Adilson StaviskiCuritiba – PR

Ciclovia inacabada

É impressionante como a prefeitura de Curitiba adora fazer propagandas de obras realizadas, mas nem sempre apresenta o resultado final. Exemplo disso é a ciclovia do Parque Náutico do Iguaçú, que vai até o barracão de barcos do Clube de Regatas Yguaçú. A obra da ciclovia, por sinal cheia de ondulações, está inacabada, mesmo faltando apenas uns 50 metros. A obra está parada desde o início do ano.

Glaucio Luiz CorrêaCuritiba – PR

Esgoto

Tenho casa em Pontal do Paraná, no Balneário Leblon, e que tivemos vários transtornos há uns dois anos atrás, com a passagem do duto principal do esgoto em nossas praias, que a Sanepar quebrou para fazer obras. Gostaria de lembrar os diretores da empresa que esperamos uma solução. O que estão fazendo para terminar a obra?Queremos ligação de esgoto com urgência.

Luiz Carlos LorenziCuritiba – PR

Barbárie

Estamos acompanhando a reviravolta no caso de Patrícia Cabral da Silva, a grávida baleada em maio no posto Porto Rico. De vítima, ela passou a suspeita do crime, pois teria combinado por telefone até o tiro que levou na barriga. Tudo isso para pedir uma indenização de R$150 mil. Até onde pode chegar a ambição de uma pessoa? Se a suspeita estiver certa, ela arriscou a própria vida e a do bebê por dinheiro. Nesse caso, merecerá todos os castigos possíveis.

Murilo Henrique CardosoCuritiba – PR

Corrupção

Há um problema grave ocorrendo em Itajaí, Joinville e na Baía da Babitonga, enfim, naquela região de Santa Catarina. A polícia ambiental e o Ibama reprime pequenos pescadores e "finge que não vê" grandes barcos pesqueiros que destroem toda fauna marítima há anos, destruíram a pesca na referida baía e pescam em época de reprodução e do defeso. Pelas vistas grossas, a polícia ganha caixas e mais caixas de peixes para festas e uma gorjetinha. Todo mundo sabe, mas ninguém denuncia. Um pescador que levou o caso à polícia foi preso e depois, por "acidente", morreu a tiros. Onde está o Ministério Público Federal e Estadual no estado de Santa Catarina ? Onde está a Polícia Federal? Onde estão a OAB/SC e a imprensa catarinense?

Joel StuckJoinville – SC

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.