Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Gastos com diárias

Os gastos dos prefeitos com diárias de viagem (Gazeta, 11/12) são uma demonstração da falta de qualidade na gestão da maioria dos municípios. Se tudo isso fosse feito de forma correta, honesta e dentro da ética da administração pública, tais gastos seriam justificáveis. Entretanto, o que se sabe é que há prefeitos que preferem estar sempre em viagem e, assim, ficar longe dos problemas locais de sua administração, bem como há deputados nomeando assessores que nada produzem, servindo apenas para manter em evidência o nome do político na região.

João Candido de Oliveira Neto

Brigas em estádios 1

Salvo melhor juízo, o culpado pelos acontecimentos em Joinville foi quem determinou que a Polícia Militar de Santa Catarina não estivesse dentro da arena. A justificativa de que se tratava de um evento particular soa esdrúxula e inconsequente. Segurança particular não pode andar armada, e querer conter um tumulto daqueles sem armamentos é suicídio. Bastaria colocar 50 policiais ao longo das bordas da área separadora.

Dinart Bittencourt

Brigas em estádios 2

O castigo para pessoas violentas deveria ser rígido e exemplar. Se eles agem como animais, devem ser tratados como tais, devem ser enjaulados, para que não voltem a frequentar lugares onde as pessoas de bem só vão divertir-se e têm sua integridade posta em perigo. A proibição de torcida nos jogos pune somente o torcedor comum; o bandido vai continuar brigando nas ruas, pois o objetivo dele não é ver jogo de futebol; é brigar, não importa onde.

José Bento da Costa Destéfani

Brigas em estádios 3

As brigas entre jogadores e agressões a árbitros praticamente acabaram por causa da punição. Falta punir os torcedores briguentos. Para tal existe o Código Penal, que prevê penalidades para lesões corporais, tentativas de homicídio e homicídios. Não é necessária nova legislação, basta aplicar a existente. A grande falha foi da PM de Joinville, que se omitiu diante de um evento importante e decisivo na cidade. Cegueira intelectual da PM e do MP.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Brigas em estádios 4

É inaceitável a barbárie promovida por pseudotorcedores em Joinville. Quem seria o culpado maior? Entendo que é a impunidade. Uma polícia fraca em apontar e prender culpados e uma Justiça morosa e burocrática que sempre acaba absolvendo os baderneiros. Triste para os torcedores é saber que, dos mais de 8 mil presentes no estádio, um grupinho de 50 ou 100 de cada lado prejudicou todos os torcedores.

Adilson Aparecido Matoso, São José dos Pinhais – PR

Recursos

Para o Paraná conseguir receber mais recursos da União, precisa ter políticos mais qualificados, capazes de elaborar projetos estaduais importantes e estratégicos para o desenvolvimento econômico e social local, federal e global. É obrigatório que sejam políticos inovadores e não estagnados na visão tradicional ruralista. Precisamos de projetos competitivos de alta tecnologia.

Orlando Galvez

Denúncias

Para se ter noção do aparelhamento da máquina estatal e da determinação do PT em se manter no poder a qualquer custo, basta ver como a Comissão de Constituição e Justiça do Senado tratou rapidamente de rejeitar o requerimento feito pelo senador Alvaro Dias convidando Romeu Tuma Jr. para falar em plenário sobre suas acusações contra o governo petista, de usar a máquina pública até para montar dossiês contra adversários políticos. Será que foi por medo?

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Economia

A comparação de uma foto do ano de 2011 de Guido Mantega, tirada no início do governo Dilma, com a sua atual aparência mostra um envelhecimento rápido da sua fisionomia, conseguido nesses menos de três anos comandando o Ministério da Fazenda. Deve ser muito duro para ele assistir ao naufrágio da nossa economia, tendo de passar a maior parte do seu tempo dando explicações sobre resultados negativos, dando declarações otimistas que sabe que não são verdadeiras e bolando maquiagens para promover engodos que permitam a eleição da sua chefe.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Violência 1

O baixo índice de pessoas que formalizam queixas se justifica pela total falta de credibilidade na resolução dos crimes pela polícia. O resultado baixíssimo das estatísticas comprova a tese, ainda que os dados estejam subestimados pela baixa adesão da sociedade quanto ao registro de ocorrências. As pessoas já se acostumaram com a ineficácia das medidas policiais e nem querem perder tempo com o registro de ocorrência.

Alceu Carlesso, advogado, Campo Largo – PR

Violência 2

O Código Penal é obsoleto, as leis são brandas e menores e adultos assassinos são ungidos pela máxima de que precisam ter a chance de uma recuperação que não existe, pelo menos quando levamos em conta as "pocilgas" que os governantes chamam de presídios. Todos são culpados por não termos policiais bem remunerados, nem estrutura rígida nas fronteiras, pela falta de investimento no Poder Judiciário e ausência de presídios em número suficiente.

Rafael Moia Filho, Bauru – SP

Médicos

Em vez de quadros inchados com comissionados recebendo entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, inviabilizando a folha, por que não ter médicos concursados, estatutários? Existe uma inversão de valores, priorizando as conveniências políticas e familiares, e trazendo distorções gigantes. Em Curitiba, por exemplo, hoje existe somente um gastroenterologista concursado, em fim de carreira, atendendo no Centro de Especialidades do Estado!

Leiber Caum

Música

Não bastasse a duvidosa vinculação com a Secretaria de Comunicação Social – até espanta o silêncio da sociedade sobre esse ponto –, a todo momento alteram a programação da rádio e-Paraná em claro desrespeito ao ouvinte. Exemplifico com os programas de indiscutível qualidade produzidos pelos maestros Colarusso, Crowl e o produtor Galera, que foram confinados à grade das 23 horas.

Valeria Villa Verde Reveles Pereira

Eleição em Turvo

Lamentável a decisão contraditória da Justiça Eleitoral em relação ao município de Turvo. Primeiro, confirma vitória limpa do atual prefeito; depois, na instância seguinte, condena. Por fim, recorre-se ao TSE e, antes da solução, a autoridade judiciária paranaense manda trocar de prefeito. Imagine o pandemônio na administração municipal, provavelmente com a troca de todos os ocupantes de cargos de confiança.

Orlando Pilati

Avaliação

Não entendo como as pesquisas recentes apontam a presidente Dilma com melhor índice de aprovação (Gazeta, 13/12), mesmo o país enfrentando problemas sérios na economia. Acho que esses levantamentos feitos por órgãos de pesquisa abordam pessoas menos esclarecidas que não leem jornais, nem veem tevê. Não é possível!

Reinaldo Pereira

Congresso do PT

Se alguém esperava que no 5º Congresso do PT (Gazeta, 14/12) seus membros e militância fossem fazer um ato de contrição pelos atos criminosos de seus companheiros agora condenados e presos, se equivocou. Na verdade, eles prestaram uma homenagem aos mensaleiros do partido, atacaram novamente a imprensa e desmereceram os julgadores na presença da presidente da República e do ex-presidente Lula. A história do PT vem sendo marcada pela total falta de lógica ética e de princípios republicanos. Seu modo de agir se iguala aos piores métodos de inversão de fatos, onde só os outros são sempre culpados e os que não comungam de suas opiniões são inimigos mortais. Aos opositores sobram dossiês apócrifos, com denúncias falsas sustentadas até pelos membros de seu governo.

Leila E. Leitão, pedagoga, São Paulo – SP

Ditadura

Os jovens de hoje nem de perto imaginam o que foi a ditadura de 1968. Prisões eram feitas sem ordem judicial, e ai de quem não as cumprisse. Na Praça Rui Barbosa, ou em outros locais reservados, aconteciam casos de tortura e não interessava se era homem ou mulher. A tortura era geral.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Liberdade de expressão

Quando você é impedido de expor sua ótica com relação a qualquer assunto, muitas vezes é porque você está certo e estão querendo esconder o óbvio. Um exemplo são as administrações públicas corruptas. Nelas, normalmente quem tenta impedir os outros de falar na realidade está tentando proteger os desmandos existentes.

Carlos Henrique de Oliveira

Professores

É impressionante como o professor é desrespeitado e é incapaz de tomar posições, de dizer não. No conselho de classe do colégio em que atuo, o diretor disse que era para considerar como aprovado todo aluno com média anual acima de 5, pois, em sua justificativa, no sistema educacional brasileiro a média é 5. Como permitem isso? Nunca fui a favor de reprovação escolar, mas isso é muito diferente de ser omisso frente ao descaso com nossas escolas. Cansa chegar ao fim do ano, olhar no espelho e se ver cansado, maltrapilho e maltratado sem poder demonstrar, no mínimo, indignação.

Sebastião Donizete Santarosa

Itens de série

O governo não deveria prorrogar o prazo para as montadoras adotarem o airbag e o ABS como itens de série (Gazeta, 12/12). Parece que o Executivo foi contaminado pela Câmara e pelo Senado, que estão prorrogando as reformas tributária e fiscal há anos.

Dionisio Francisco Grabowski

Drogas

O pequeno Uruguai dá um exemplo de coragem ao resto do mundo aprovando a legalização do uso da maconha (Gazeta, 12/12). Sem entrar no mérito se é ou não prejudicial à saúde e se é a porta de entrada para o uso de outras drogas, pois nem os especialistas chegaram a um consenso, acredito que seja menos danoso que o álcool, e o país conviverá com os mesmos usuários, mas eles estarão afastados da criminalidade. Penso que, por ser legalizado, não fascine mais tanta gente que busca o prazer de experimentar o proibido. De qualquer forma, é uma experiência que, acredito, será vitoriosa.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Dê sua opinião

Você concorda com a opinião dos leitores? Deixe seu comentário e participe do debate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.