Novamente gastos absurdos dos deputados (Gazeta, 10/3) com autopromoção, uma vez que o desempenho e o trabalho feito durante o mandato estão longe de conquistar o voto da população. Assim como muitos, pergunto o que um deputado fez em quatro anos e que melhorou minha vida? Por que pagamos elevados salários a quem se aproxima do povo apenas em ano eleitoral? Quando esse abismo será eliminado?
Dario Evangelista
Racismo 1
Não há dados na reportagem "Um crime que insiste em se repetir" (Gazeta, 10/3) que confirmem que o racismo está aumentando. Sou contra o racismo de qualquer forma, mas também sou a favor de saber a verdade. Se realmente há dados de que o racismo está aumentando, a lei é necessária; mas, se não há nada que confirme isso, será a lei realmente necessária? Até porque não vejo nenhum movimento pró-racismo crescendo no Brasil.
Gabriel Tiago Schuhli
Racismo 2
A expressão de desalento e tristeza estampada no rosto do haitiano Stanley Joseph revolta e, acredito, envergonha a todos os brasileiros. Necessário será averiguar sobre o ocorrido e penalizar a quem de direito. É o mínimo que se espera.
Carlos Roberto de Oliveira, Foz do Iguaçu PR
Alternância de poder
A ausência de alternância de poder no governo federal enfraquece a separação de poderes. Os tribunais superiores, que têm seus ministros indicados pelo presidente da República, quando são compostos majoritariamente pela escolha de um único grupo político se tornam braços do Poder Executivo, perdendo a imparcialidade inerente à jurisdição e prejudicando a função de controle da administração pública.
Luiz Guilherme Carvalho Guimarães
Gestão pública
Tenho lido com certa constância os gestores públicos justificarem suas falhas dizendo que foram os governos anteriores que erraram, falharam, deixaram de fazer. Se ao se candidatar para o cargo de administrador do município o gestor não fez uma radiografia completa daquilo que pretendia gerir, já demonstra que não estará capacitado para a função; se fez e conhecia o que existia, não tem o direito de querer justificar a sua ineficiência em razão do que conhecia.
Urandy Ribeiro do Val
Varas de família
É preciso aprovar logo o Projeto de Lei do Senado 230/2010, que trata da implantação dos Juizados Especiais de Família (Gazeta, 9/3), que justamente têm como meta diminuir os trâmites, em especial os protelatórios; por exemplo, já na petição inicial a primeira audiência é marcada para daqui a 30 dias, como acontece nos demais juizados. Na Vara de Família comum, esse simples procedimento pode levar de seis a 12 meses para acontecer.
Alexandre Gosenheimer
Eutanásia
A eutanásia na Bélgica (Gazeta, 9/3) é um avanço emblemático de sociedades socioeconômica e culturalmente avançadas. Numa perspectiva laica, humanista secular, cientificamente embasada, o indivíduo é o "dono" de seu próprio corpo e de sua própria vida, tendo o direito fundamental de escolher, em situações-limite, se continuará ou não a viver, o que não significa que seja uma decisão que possa ser efetuada sem cuidado e supervisão. A autonomia do indivíduo não é o único princípio a ser contemplado, mas certamente predomina (a meu ver, com total legitimidade) na conclusão final.
André Luís Vianna, psiquiatra
Ucrânia
Ao afirmar que o referendo marcado para a Crimeia se separar da Ucrânia "será inconstitucional e violará a lei internacional", Barack Obama mostra que não respeita o direito democrático. Falta a coerência de um estadista, pois quando ocorreu o plebiscito nas Malvinas nada detectou de anormal. Realmente, a política se move ao gosto dos políticos.
Carlos Zatti
Copa do Mundo
A Comissão da Copa vai se reunir na Câmara Municipal com vereadores para deliberar sobre o fechamento do comércio nos dias de jogos em Curitiba. Espero que deliberem por manter o comércio normalmente. O fechamento irá prejudicar o comércio, que deixará de vender; e o turista também perderá por encontrar o comércio fechado. Que ajam com bom senso nessa reunião.
José Ademir do Vale Berthier Frotes
Transporte coletivo
A coluna de Rosana Félix (Gazeta, 8/3) coloca uma discussão bastante ousada. Será que o problema do transporte coletivo de Curitiba será solucionado por sistema inventado há 200 anos? Coloco outra pergunta: será que a humanidade não teve capacidade para criar um modal mais barato? E será que os conflitos entre empregador e empregados também devem ser resolvidos por intermédio de instituto criado há mais de um século a greve?
Antônio Dilson Pereira
Futebol
Diante de alguns torcedores exacerbados, muitas vezes no limiar de cometer atos de violência contra o próximo e até contra o seu próprio time, me parece desacertado intitular uma competição esportiva que define times rebaixados à segunda divisão de "torneio da morte". Será que este título não inspira uma apologia à violência?
Roberto Carlos Rodrigues
Caridade
O economista José Pio Martins tratou sobre a caridade dos programas sociais (Gazeta, 7/3). Escreveu bem até o momento em que conecta programas de assistência social, eficiência e Roberto Campos. Ora, Campos pode ter apresentado projetos sociais em 1983, então como senador, mas foi quase 20 anos antes, no começo do regime civil-militar, que o mesmo Campos arquitetou a maior parte do sistema tributário pesadíssimo que ainda hoje sufoca principalmente a massa pobre que recebe recursos dos programas de "ajuda social". Criticar programas sociais sob o mote da eficiência e relevar o legado de impostos que ainda não passaram por reforma é insensato.
Pedro Henrique Gallotti Kenicke, advogado
Criação de partidos
Não concordo com a criação de mais partidos porque eles são um cabide de negociatas e desvios de verbas. Com menos partidos ficaria mais fácil saber quem é oposição e quem é a favor dos governantes.
Antonio Pagnoncelli
Venezuela
O governo venezuelano rejeita a entrada de enviados da ONU na Venezuela porque não quer revelar o alto grau científico de que são possuidores, seus planos de um próximo voo tripulado a Júpiter, centrífuga gigantesca para enriquecimento de urânio e, ainda por cima, um drone que não utiliza combustível. Na área social, não querem revelar um plano de enriquecimento de todos os habitantes do país. E por fim, a revogação da lei da oferta e da procura.
Celestino Gonçalves Filho
Greve
Em geral, quando se fala em reforma trabalhista, nunca ninguém claramente expõe o que precisaria ser mudado. A preocupação que os interessados os trabalhadores têm é de que por detrás dessa prerrogativa se busca unicamente a redução dos direitos. Fica a sugestão para que a Gazeta do Povo ouça as partes envolvidas e traga à tona quais as mudanças que propõem.
Orlando Pagnussatti
Rodovias
A BR-376 estava totalmente bloqueada por volta das 10 horas de domingo no sentido norte, para a retirada de um caminhão que caiu no barranco. A previsão de liberação era de pelo menos uma hora e meia. Decidi voltar a Guaratuba, passar o ferryboat e subir a Curitiba pela BR-277. Perguntei ao atendente do pedágio como faria para retornar, e ele me respondeu que deveria pagar o pedágio, esperar o funcionário retirar os cones para retorno e pagar novamente na cancela no sentido sul. Será que a retirada do caminhão não poderia ter sido feita depois da meia-noite? É justo quem optou por não ficar parado ter de pagar duas vezes?
Eduardo Nauffal de Almeida, Guaratuba PR
Som alto
Fique horrorizado com a quantidade de carros que estavam nos estacionamentos com o porta-malas aberto, tocando música em volume altíssimo, com pessoas embriagadas dançando e perturbando as pessoas que, com suas famílias tentavam aproveitar o parque para caminhar, passear, exercitar-se e relaxar. Nas três horas em que fiquei no parque, não vi nenhuma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar para coibir e acabar com a perturbação do sossego e com a degradação do parque. Quando é que o Barigui será novamente familiar e local de paz, descanso e boas práticas sociais?
Cícero Lachowski, Araucária PR
Moradores de rua
É mais que sabido que os moradores de rua, de maneira geral, quando abordados por agentes sociais, estão sob efeito de álcool ou de drogas mais pesadas ainda. Qual a condição de, naquele estado, saberem o que é melhor para si e exercerem o tal "direito de ir e vir"? Concordo que deve, em primeiro lugar, haver uma tentativa de convencimento, mas com pessoas sob estado de embriaguez ou absorvidos pela droga o poder público tem, sim, a obrigação de conduzi-los, mesmo que sob força, a um acolhimento digno e humano.
Jorge Derviche Filho
IPVA
A proposta da Anfavea que prevê a unificação do IPVA para um único valor para todos os estados (Gazeta, 8/3) deve ser acompanhada de perto. Não conheço os detalhes, mas não será interessante se a padronização for feita pelo maior valor. Outro aspecto é a declaração do presidente da entidade de que a renovação da frota iria ser estimulada pelo aumento no peso do tributo para carros mais velhos. O que deveríamos questionar é por que as montadoras e concessionárias não praticam margens de lucro similares às da Inglaterra e de outros países em outros cantos do mundo. Em geral, pagamos o dobro por carro similar ao dos outros países.
Edson Preis
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.