Profunda e sensata a opinião da Gazeta, em editorial. Temer caminha em campo minado, entre construir o futuro e punir o passado. O futuro está atrelado às reformas necessárias, que dependem do Congresso, este em grande medida contaminado; também depende da mídia, que influencia a opinião pública e os deputados e senadores. Priorizar o futuro não significa esconder o passado. O passado deverá ser investigado e punido pelo Judiciário e pelos eleitores, assim espero.
Domingos José Buenos Ribeiro
Lava Jato
Os pedidos de diligências complementares, feitos pela defesa de Lula no processo do tríplex, foram negados por Moro. Sobre os pedidos, como diria Shakespeare, há método nessa loucura. Fizeram inúmeros pedidos estapafúrdios, tais como oitivas desnecessárias, perícias incabíveis, juntada de provas nada esclarecedoras etc. para, em seguida, o juiz da causa negar todos os pedidos. Ato contínuo, os advogados impetram recurso alegando cerceamento de defesa, com o objetivo de enrolar o processo em outra instância, além de municiar o discurso de perseguição política.
Luiz F. Gonçalves
Tributação
Ser bitributado pelo fisco é normal, pois pagamos IPTU e IPVA e esses valores não são dedutíveis do IR. Há um projeto de lei, aguardando ser votado, que pretende rever isso. Pagar aluguel de imóveis a terceiros e esses valores não serem dedutíveis no IR é outro exemplo de bitributação.
Marcos Holanda
Comissionados
Todas as prefeituras, sem exceção, estão superabarrotadas de comissionados sem função, alguns recebendo altos salários por isso. Dar um basta nas mordomias e abrir mão das regalias nos quadros do governo ajudaria bastante a vencer a crise econômica. Todos querem uma saída para a crise, mas somente com o sacrifício dos outros.
Adimir Antoniacomi
Desarmamento
Brechas importantes foram criadas pelo presidente Temer em decreto que flexibiliza algumas regras de posse de armas. O Estatuto do Desarmamento (das Vítimas) deve cair por completo o quanto antes. O direito à defesa da sua vida e de terceiros é o mais basilar direito em uma democracia.
João Luis V. Teixeira
Liberdade de expressão
O protesto dos cineastas que retiraram seus filmes do festival Cine PE por causa da exibição do documentário sobre Olavo de Carvalho é a velha intolerância dos tolerantes, o retrato da esquerda sul-americana. Foi preciso o texto de Jones Rossi a respeito. Por que tanto medo de um velho caquético e obscuro cujas únicas armas são as ideias?
João Queiroz
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião