• Carregando...

Os prejuízos causados pela incapacidade administrativa da prefeitura de Curitiba e a intransigência dos sindicatos funcionais e patronais serão arcados por toda a população curitibana. A populista ação do prefeito em baixar o preço da passagem no começo de sua gestão, o oportunismo antiético dos motoristas e cobradores e a ganância dos empresários do transporte só causam perdas e danos à população em geral e ao comércio estabelecido da capital em particular. Quem vai pagar a perda das vendas neste dia de greve? Quem vai pagar o dia perdido dos comerciários? Certamente não será essa gente.

Jorge Derviche Filho, engenheiro civilCuritiba, PR

Greve – 2

Esta foi a greve mais bem anunciada dos últimos tempos. Na segunda-feira, a cidade inteira sabia que o movimento iria ocorrer. Os órgãos competentes não agiram com a competência suficiente para evitar a paralisação. O sistema de transporte de Curitiba, além de estar sucateado e saturado, agora deixa a população literalmente a pé. A Urbs precisa buscar com urgência novas soluções de transporte de massa. Eixo Metropolitano, binários e outras recuperações de vias são soluções para melhorar a qualidade do tráfego, não do transporte coletivo. O município já abriu mão de 3% do ISS cobrado das empresas concessionárias e o Estado está prestes a abrir mão de 12% do ICMS sobre pneus e óleo diesel, para conter o aumento de tarifas, mas quando o prefeito vai abrir licitações para que a livre concorrência ajude a evitar cenas como as que vimos hoje, pessoas idosas e crianças, que não têm dinheiro para pagar táxi e nem lotação, caminhando sob o escaldante sol para ir a uma consulta médica a muitos quilômetros da sua casa?

Aristides Girardi, economista e empresárioCuritiba, PR

Greve – 3

No dia em que poderíamos comemorar um bonito de exemplo de democracia bem exercida ao vermos, o governador do nosso estado sentado com o prefeito de Curitiba (esses, com interesses políticos divergentes), para buscar soluções para redução das passagens de ônibus da região metropolitana, somos surpreendidos com uma inoportuna greve que paralisou o sistema de transportes coletivo da Grande Curitiba. Cabe ao Ministério Público e Poderes Públicos avaliar com profundidade os interesses e responsabilidades dos grupos envolvidos, punir e expor ao público esses inconseqüentes cidadãos.

Paulo Tosin, geógrafoCuritiba, PR

Dia da Mulher – 1

Tão simbólicas quanto importantes para as mulheres, tornam-se pertinentes e mais presentes nos meios de comunicação as campanhas e matérias sobre a violência que nos atinge, o campo de trabalho e os avanços de cidadania nos últimos anos. Repetem-se os discursos e as estatísticas, mas temos que reconhecer as transformações e mudanças ocorridas. A presença dos Conselhos e Secretarias de Mulher, e a criação da Secretaria Especial de Promoção das Mulheres, com status de ministério, tem levado mais mulheres a denunciarem os maus-tratos de que são vítimas, seja dentro de casa ou no trabalho. É relevante ressaltar o trabalho que muitos órgãos desenvolvem de acompanhamento e tratamento dos agressores, não limitando-se à repressão ou somente punição. Pois parte do princípio de que o preconceito e a violência (seja física, moral ou emocional) são causadas por indivíduos que necessitam de ajuda. O país avança e começa a se preocupar de forma concreta com o espaço que a mulher pode e deve ocupar ao lado do homem, buscando a parceria mais que necessária para que o nosso mundo se torne melhor. Meu desejo de que este ano seja ainda melhor que o anterior e que possamos ter a compreensão, em todos os campos de nossas vidas, de que buscamos respeito, espaço e companheirismo.

Alessandra Cristina da Silva, comerciáriaLondrina, PR

Dia da Mulher – 2

Quantos de nós já ouvimos piadas, charges em que a mulher é sempre apresentada como "a culpada" de erros, transtornos no trânsito e outros... Sem falar a louras, enfim. A figura de Eva é aplicada para justificarem, como sendo o ícone da culpabilidade humana. Culpada do quê? Afinal o que é a culpa? Não gostaria de tornar este texto explicativo, não é de meu interesse. Mulheres, vocês são culpadas sim!!! Por culpa de vocês nós homens existimos e somos, por culpa de outras mulheres vocês existem. Fico feliz em ver o quanto vocês estão atuando em nossa sociedade "democrática", mas hipócrita e machista. Vocês são culpadas de fazer nós, homens, a ver além, a sonhar mais, de nos ensinar a sermos fortes e suaves. Parabéns a todas, negras e brancas, ricas e pobres, casadas ou solteiras, empresárias ou donas de casa... Orgulhem-se e se amem!!! Sejam acima de tudo. Simplesmente MULHERES!!!!

Sérgio FausinoCuritiba, PR

Astronauta brasileiro

Pedimos a Deus que sua viagem rumo ao espaço sideral seja coroada de êxito. O astronauta realiza o seu sonho de criança e levará o nome do Brasil e as sementes para pesquisas. Por favor, tire de sua cabeça, antes mesmo de levantar vôo, a oportunidade de virar político. Poderá passar para a história contando como viu a Terra do espaço; que hoje, devido à poluição, o planeta já não é mais azul. Juntos seremos fortes. A Natureza e a vida lhes agradecem e desejam sucesso.

José Pedro NaisserCuritiba, PR

Educação – 1

É inegável que estamos vivendo o melhor momento na educação do Paraná. É inegável que nunca se fez tanto pelas nossas escolas e pelos nossos alunos. Ressalto que seja, enfim, feita justiça e sejam reconhecidos todos os méritos que o governo de Roberto Requião merece.

Cecília Lopes CamargoCuritiba, PR

Educação – 2

O Projeto Ler e Pensar é uma contribuição indispensável aos estabelecimentos de ensino. Como prefeito, estou muito satisfeito e encantado com o projeto desenvolvido pela RPC/Gazeta do Povo, que iniciou oficinas pedagógicas em nossa cidade. Parabéns.

Vilson Goinski, prefeitoAlmirante Tamandaré, PR

Desperdício

Assisti ontem (5/2/06) ao show da Orquestra Maria Faceira, no teatro da Caixa Econômica. Realmente uma iniciativa maravilhosa. O que me chamou a atenção é que os ingressos são quase igual a um cartão de crédito, com material plástico de primeira qualidade e que, acredito, tenha um custo enorme e que no final do show eles irão parar na lata de lixo. Gostaria de saber a razão de os ingressos não serem confeccionados de papel comum como qualquer teatro.

Edson Luiz Montemezzo, procurador federalCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]