A greve nos serviços públicos é só um ensaio do que ocorrerá na Copa. É claro que as atuais revindicações dos professores são justas e dignas de serem cumpridas; além dos professores, diversos setores essenciais estarão em greve e mostrarão ao mundo a insatisfação com Dilma Rousseff. Será um caos nunca visto na história deste país. Que abram as cortinas, o espetáculo já vai começar.
Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira
Diários Secretos
Sobre a matéria "Série Diários Secretos faz 4 anos com possibilidade de prescrição de crimes" (Gazeta, 16/3), o Ministério Público é a instituição mais regiamente paga pelo povo com todas as prerrogativas para atuar. Nós precisamos acreditar na instituição, mas ela tem de dar respostas efetivas à sociedade, principalmente nesses casos escabrosos de corrupção envolvendo a alta cúpula.
João Pinheiro
Lula
Lula foi estrategicamente poupado de verificar com seus olhos e com sua paciência o atraso nos cantados avanços do PAC da Mobilidade. Os petistas realizaram o encontro do partido em São José dos Pinhais (Gazeta, 15/3) e o ex-presidente perdeu a oportunidade de demorar uma hora e meia na desorganizada, para dizer o mínimo, Avenida das Torres entre o aeroporto e Curitiba.
Luciana Amaral
Irritação
Respondendo ao artigo de Belmiro Valverde "Como irritar as pessoas" (Gazeta, 16/3), fico irritado quando abro os jornais e vejo a corrupção ativa e passiva, evasão de divisas, má administração pública, mentiras de todos os tamanhos de nossos dirigentes, políticos que só defendem interesses próprios. Fico irritado quando não recebo correspondências há 30 dias, tendo de pagar, mesmo assim, as contas em dia.
Estanislau Acir Stanislawczuk, advogado
Golpe militar
Os idos de março de que fala Alberto Dines (Gazeta, 15/3) estão às portas novamente, diria eu, na iminência de não serem mais "idos", mas "chegados". A ditadura do PT e a dos militares só difere pela falta de casos de tortura. E a do PT é até pior, porque não podemos mais nem ter sede de justiça, como mostraram os ministros do STF que degolaram o trabalho do Joaquim Barbosa para demonstrar gratidão à chefe.
Walter Sidnei Miquelão
Separatismo
Sobre a carta do leitor Fábio Baumhakl (Gazeta, 16/3), propondo a independência das regiões brasileiras, a conjuntura pode desdobrar desalentos; porém, a marcha histórica do Brasil aponta para a grandeza na unidade, com a quinta maior população e o sexto maior agregado de produção anual de riquezas (PIB). E que não seria "gigante pela própria natureza" caso forças centrífugas de minorias exaltadas despedaçassem o legado de nossos ancestrais.
Rafael de Lala
Impunidade
Excelente a exposição de Carlos Alberto Di Franco no artigo "Chega de cinismo" (Gazeta, 17/3), escancarando os desmandos petistas. Triste "a desistência de um jovem leitor voraz de ler jornais", pois "a impunidade venceu"; isso é em parte verdade, mas não podemos desistir da luta. O mais complicado é estarmos sem lideranças na oposição.
Nestor A. Camacho Calizaya
Vila das Torres
A respeito da reportagem sobre a Vila das Torres (Gazeta, 16/3), eu me sinto frontalmente atingido pela difamação generalizada que acomete toda a classe a que pertenço. Quando alguém, sem mencionar qualquer fonte, afirma que "tem dedo da polícia", buscando relacionar o que diz ter ouvido de um morador da região sobre o crime na Vila das Torres, cria um ambiente de animosidade desnecessário e nocivo entre polícia e sociedade. Querem acusar? Que citem os nomes dos corruptos, dos "bandidos fardados", mas parem de atacar gratuitamente toda uma categoria que somente luta por defender a sociedade.
Lucas Marquetti, policial militar
INSS
Será que os canais abertos pelo INSS para facilitar a vida dos aposentados estão realmente prestando o serviço a que se propõem? Tentei obter meu extrato pelo site e, após preencher um imenso cadastro, eles pedem uma senha da qual não faço a mínima ideia. Ligar para o outro canal, o 135, também não resolveu, pois após um tempão esperando informaram que sem a tal senha é preciso agendar visita ao INSS. Parece piada.
Fred Branco
Prêmio
Parabéns a todos os jornalistas da Gazeta do Povo, e em especial a Katia Brembatti, pelo Prêmio Sescap-PR de Jornalismo (Gazeta, 16/3). Quando a Gazeta começou a mostrar a realidade nossa de cada dia, sem medo e de forma independente, o nosso jornalismo ficou mais sério, mais atuante, e nós, sociedade, leitores, ficamos mais protegidos.
Hermes Carlos Bollmann
Tarifa de ônibus
A solução para a questão da tarifa de ônibus (Gazeta, 17/3) é implantar mais ciclovias, mais locais exclusivos para estacionar e guardar bicicletas e, de preferência, sempre ao lado das canaletas. Curitiba é praticamente plana, e é uma questão de hábito até implantar a cultura do uso de bicicletas. Na Europa, usam-se bicicletas com sol, chuva, neve.
Mauro Majczak
Praça da Espanha
Fui surpreendido com uma reunião de jovens na Praça da Espanha que começou aproximadamente às 23 horas de sábado e só terminou perto das 5 horas, com som alto todo o tempo. Apesar de morar a alguns quarteirões de lá, eu e minha família não conseguimos dormir. Essa situação tem se repetido todas as sextas e sábados no último mês e percebe-se que continuará por tempo indeterminado.
Roberto Angelo Belotti
Quadra Cultural
A Quadra Cultural (Gazeta, 11/3) soma governo estadual e prefeitura. Trata-se de um esforço multilateral em favor da viabilização de uma festa popular já tradicional em nossa cidade. Se Deus quiser, as famílias brevemente vão ocupar a quadra para ouvir, com segurança e tranquilidade, a melhor música de raiz e a mais autêntica MPB. Acima das eventuais divisões partidárias e dos interesses eleitorais que possam colocá-los em campos adversários, governador e prefeito mostraram grandeza e deixaram de lado suas diferenças para trilhar o caminho da colaboração.
Arlindo Ventura, organizador da Quadra Cultural
Parque Barigui
A reforma do Parque Barigui ficou bonita. Mas basta uma pequena quantidade de chuva para que as pistas de acesso, que foram construídas há pouco tempo, fiquem em grande parte submersas, impossibilitando seu uso. A prefeitura deveria exigir da empresa construtora o devido acerto sem ônus para os cofres municipais.
Auri Cesar Pupo
Testes em animais
Quem tem um animal de estimação o considera como um filho, mas quem não tem não entende esse comportamento. Fico chocado ao saber que cachorros e outros animais são utilizados para testes (Gazeta, 17/3). É preciso buscar uma alternativa para as pesquisas.
Marcos de Luca Rothen
Futebol
Rivaldo, o maior jogador da seleção brasileira de 1998 e 2002, responsável pelo vice e pelo título de campeão, respectivamente, encerrou sua carreira. Avesso a badalações, vindo do interior, tímido, foi relegado ao segundo plano. Jogou magistralmente no Barcelona e foi considerado o melhor do mundo em 1999. Ele recebeu pouco espaço comparado com a grandeza de seu futebol.
Thadeu Castello Branco e Silva
Torcidas organizadas
A que ponto chegamos em relação as torcidas organizadas! Teve jogo do Atlético com público formado só por atleticanos (Gazeta, 17/3) e a polícia precisou separar as torcidas do próprio Atlético por serem rivais. É lamentável.
Luciano Della Coletta
Leitor
A Coluna do Leitor se reveste de suma importância na medida em que oferece àqueles que têm compromisso com suas consciências a oportunidade de expor suas opiniões e ideias. O leitor Carlos Wengrat (Gazeta, 17/3), por exemplo, disse tudo aquilo que muitos de nossos representantes da oposição não fizeram e tampouco dimensionaram o erro que cometeram ao se abster de posições mais efetivas e corajosas para um Brasil que poderia ser melhor.
Carlos Roberto de Oliveira
Blocão
Dilma peitou o deputado Eduardo Cunha achando que o partido de Temer iria se curvar ao PT, e descobriu que o PMDB, longe de lhe dar só alegrias, está a lhe causar muita preocupação. A menos que o bombeiro Lula consiga apagar esse incêndio, Dilma se colocou numa sinuca de bico com a criação da comissão para investigar a Petrobras, a joia da coroa hoje maltrapilha sob a gestão do PT. Se levantar a ponta do tapete, a sujeira toda vai aparecer!
Mara Montezuma Assaf, São Paulo SP
Venezuela
Rui Falcão irá para a Venezuela prestar solidariedade ao governo de Maduro, pois classifica o atual momento como obra da "violência fascista" e acusa os EUA de agressões políticas contra Caracas. Nada diferente da presidente Dilma, que degrada a nossa diplomacia rebaixando o Brasil a cúmplice de um regime totalitário, legitimando os atos criminosos do governo de Maduro contra pessoas pacíficas que democraticamente se opõem ao seu desgoverno. Por mais que Lula afirme que a Venezuela vive uma verdadeira democracia, o mundo inteiro sabe o que foi acertado naquele Foro de São Paulo. Que Deus nos acuda!
Leila E. Leitão, São Paulo SP
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.