• Carregando...

Como paranaense, fico orgulhoso em parabenizá-lo pelo título Guerreiro do Paraná. Justa, merecedora e digna homenagem a um grande homem.

Abelardo Lupion, deputado federalCuritiba – PR

Guerreiro do Paraná 2

Nos congratulamos e parabenizamos pela justa homenagem recebida através do troféu Guerreiro do Paraná, concedido pelo Movimento Pró-Paraná. Esta homenagem é mais do que merecida, pois o doutor Francisco ajudou a melhorar o Paraná e o Brasil.

Oscar e Flávio MartinezCuritiba – PR

Calçadas

Espero que o acidente sofrido com a arquiteta Mônica Maria Fernandes de Lima num de nossos péssimos passeios de pedra, relatado neste jornal no último dia 10, sensibilize seus colegas do Ippuc a pararem de projetar este tipo de material em Curitiba. Estudos demonstram que nossa população idosa irá quadruplicar dentro de poucos anos. Não levar este dado em consideração em nosso planejamento urbano é no mínimo falta de ética profissional. Nossa Curitiba, que em outras épocas foi exemplo em urbanismo, está perdendo esta condição. A prefeitura de São Paulo está substituindo o petit pavet das calçadas da Avenida Paulista por material antiderrapante, o mesmo está ocorrendo no calçadão da Praia de Boa Viagem em Recife. Joinvile e Blumenau já cumprem a legislação atual sobre acessibilidade em seus centros históricos. Campo Largo e São José dos Pinhais, entre diversas outras cidades, têm demonstrado preocupação em cumprir as normas que amparam as pessoas com mobilidade reduzida. Quando farão o mesmo na capital paranaense?

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civilCuritiba – PR

Trânsito

"Acho um absurdo não haver guardas de trânsito no cruzamento da Rua Desembargador Motta com Silva Jardim, pois ali está o Hospital Pequeno Príncipe e motoristas não respeitam a placa não buzine – hospital."

Jussara de Souza CajueiroCuritiba – PR

Chávez 1

Até que enfim alguém mostrou as travas da chuteira em uma dividida ao presidente Hugo Chávez. Morei por um tempo em um país onde "a rainha reina mas não governa", maneira usual de se explicar a monarquia parlamentarista. Aprendi então a admirar estes seres de postura solene que aos olhos de nossa civilização apressada parecem distantes e soberbos. Mas os nobres mostram em seus atos que não são alienados, muito pelo contrário. Como os avós que fingem não estarem entendendo nada do que seus netos contam e fazem por medo de parecerem ultrapassados, os monarcas ficam obscuros e quietos, fazendo o mínimo de marola possível para que o governante do Estado possa governar com tranqüilidade. Mas eles, os monarcas, estão sempre prontos para tomar uma posição firme. Longe de conversas e negociações econômicas sobre petróleo ou algo assim, o rei Juan estava preocupado única e exclusivamente em defender a moral dos espanhóis, acusados de serem coniventes com um golpe de Estado na Venezuela. Nem o sangue azul de um monarca agüenta tanta bobagem vindo de uma boca só.

Heros Fanini, jornalistaCuritiba – PR

Chávez 2

"Gostei do rei Juan Carlos, da Espanha, mandar o presidente Chávez calar a boca ao chamar de fascista o ex-ministro José M. Aznar, durante a reunião que se realizou em Santiago, no Chile. O presidente da Venezuela, muitas vezes irônico, outras mal educado, acha que só ele pode destratar as pessoas. Temos que ter muito cuidado com essa amizade Brasil/Venezuela."

R. Pereira, aposentadoCuritiba – PR

Recall

Estou decepcionada com o tão anunciado recall da Mattel (0800 770-1207). Enviei o brinquedo da minha filha em agosto e desde o dia 27/9/07 (segundo a própria Mattel) estou aguardando o termo de reembolso, para receber um novo brinquedo ou o dinheiro de volta. A falta de organização da empresa é surpreendente. Segundo os funcionários do atendimento, eles já me enviaram o termo duas vezes por carta simples, uma vez por carta registrada; duas vezes por fax e uma vez por e-mail, e não sabem explicar o motivo do meu não recebimento. O mais importante, que é um comprovante dessas remessas, eles não tem. Prometem resolver o problema imediatamente e se negam a passar o telefone para um supervisor. O pior de tudo é a criança cobrar o brinquedo que, além de tudo, custou carissímo.

Marcia Martins Onofre KowalczukCuritiba – PR

Terceiro mandato

O fato de Lula ter permanecido por mais de 20 anos ligado ao sindicalismo do ABCD paulista não o credencia a ficar o mesmo período na presidência. Ou Lula imagina que continua presidindo um sindicato, ou os companheiros pretendem transfomar o Brasil no maior sindicato do mundo, com 190 milhões de sindicalizados. Os que defendem um terceiro mandato devem ser repudiados.

Jorge SalomãoCuritiba – PR

Clareza

O artigo "Queremismo suicida", de Belmiro Castor (11/11), mais uma vez salienta acontencimentos nacionais com excelência. O assunto tem tanta importância que o texto merece ser difundido em escolas e universidades. A idéia de aplicar a democracia venezuelana no Brasil é perigosa e leva a um futuro que tem grandes potenciais para catástrofes.

Marcelo PasquiniCuritiba – PR

Correspondência extraviada

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos dispõe de caixas coletoras em alguns pontos da cidade, que seriam muito úteis se funcionassem. Evitariam a ida até um posto dos Correios. Parece incrível, mas nehuma das cartas (mais de meia dúzia) que coloquei na caixa coletora que fica na esquina da Rua Padre Anchieta com Francisco Rocha, em um intervalo de 15 dias, chegou ao seu destinatário. Elas tinham destinos diversos, entre MG, RJ e SP. O que os funcionários da E.C.T. fazem com esta correspondência? Sugiro que a direção da empresa faça testes esporádicos e apure as responsabilidades.

Pedro Paulo Rocha, engenheiro aposentadoCuritiba – PR

Santa Casa

Parabenizo a Gazeta do Povo e especialmente o jornalista Celso Nascimento. Felizmente, alguém tomou atitude em denunciar as barbaridades que ocorrem na Santa Casa. Afinal, ela foi criada para atender aos necessitados e é da comunidade. A PUC não podia desativar tudo e transformar uma entidade de caridade em seus negócios. Espero que com isso nossa Santa Casa de Misericórdia volte a dar o atentimento carinhoso e atencioso que sempre teve com os mais pobres. Nossa comunidade precisa se inteirar dos fatos.

Luís SouzaCuritiba – PR

Despoluição

Após ler a inteligente matéria publicada na Gazeta de 10/11, com o título "Técnica simples despolui bicas d´agua", lembro a prefeitura que há dezenas de bicas d´agua abandonadas com vertentes à flor da terra, sem cuidado. No Parque Barigüi tem uma logo à frente da "chaminé" e na Rua Arthur Leining, na altura do n.º 400, outra. Poderiam usar o sistema mostrado na reportagem.

Paulo Roberto, publicitárioCuritiba – PR

Cinema

Dia desses fui assistir, no cinema de um grande shopping, o tão falado filme Tropa de Elite. Para minha surpresa, antes que o filme começasse, passaram várias propagandas (que duraram cronometrados 22 minutos), algumas repetidas. Acho absurdo pagar R$ 16 para assistir tal quantidade de anúncios. Melhor ir aos cinemas menores, onde se pode apreciar os bons e velhos trailers.

Larissa RichertCuritiba – PR

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Tel. (041) 3321-5999Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]