• Carregando...

Não dar o exemplo, aí está a falha da diretora interina da PRF, Maria Alice Souza, ao acumular mais de 20 pontos em sua carteira de habilitação (Gazeta, 26/4). Ela seria um exemplo a ser seguido, sem multas de quaisquer natureza em sua carteira, ou ela é mais uma que, como disse o ex-presidente Lula, "não sabe o que acontece em sua casa"? Para dar o exemplo, ela deveria tornar público as imagens de sua presença, como todo mortal brasileiro, frequentando o curso de reciclagem. Isso mostraria que as leis são iguais para todos.

Humberto Araujo

Desarmamento 1

Essa pesquisa que revela que quase sete em cada dez curitibanos defendem a realização de um novo referendo sobre o desarmamento no país é mentirosa (Gazeta, 25/4). É idiotice dizer que bandido está mais preparado que um cidadão de bem que usa arma legal com porte. O ladrão é covarde e despreparado. Eu uso minha arma com porte e estou vivo graças ao uso responsável dela. Todo cidadão de bem que usa uma arma com porte foi testado e aprovado pela Polícia Federal. A arma ilegal deve ser combatida e fiscalizada. A polícia tem de ter um melhor preparo e melhor salário para poder prender mais bandidos e tirar mais armas ilegais da rua.

Mário Lima, instrutor de tiro

Desarmamento 2

Sou contra a proposta de desarmamento de população. Não é a arma que mata, mas a mão de pessoa com mente suja ou doente. Vamos educar e não desarmar! Porém, o porte de arma deve ser cuidadosamente fiscalizado.

Irena J. Los

Requião x jornalista 1

É vergonhosa a atitude do senador Roberto Requião em tomar o gravador das mãos do jornalista que fez uma pergunta que o desagradou (Gazeta, 26/4). Cadê a liberdade de imprensa? E a moralidade que o senhor senador pregava, para onde foi? É um absurdo a aposentadoria de ex-governador.

Max Suel de Oliveira Braga

Requião x jornalista 2

Gravíssimo mau exemplo desse político, que a todos nós paranaenses envergonha. Envergonha, porque não aprendeu a respeitar opiniões contrárias. Não sabe conviver com o diverso. Envergonha porque insiste em ter direito de receber uma aposentadoria para a qual nunca contribuiu, como está obrigado a fazer qualquer trabalhador brasileiro. Envergonha mais ainda quando se estriba em possíveis casos de também ilegalidade dessas aposentadorias vigentes. Envergonha porque quando se toma de alguém algo, pela força, com agressões e ameaças, caracteriza-se um roubo. Finalmente, é uma grande vergonha censurar o trabalho de um jornalista, roubar seu gravador e apagar o conteúdo da entrevista que havia sido gravado.

Jorge Martins

Requião x jornalista 3

Se o senador não gostou das perguntas do repórter, então por que quis respondê-las? Conselho para ele: melhor ficar calado do que ter essas atitudes tirânicas. Mas com a imagem já arrasada, nem vale a pena para ele ficar calado.

Daniel Jock

Gestão de parques

Para melhorar a gestão de seus parques, o governo federal deveria investir em informação e educação, não só sobre a beleza turística, mas sobre a importância científica que essas paisagens representam (Gazeta, 22/4). Políticas radicais de proteção que só prejudicam os moradores locais criam mais ressentimento que apoio da opinião pública.

Igor Fabian de Goes Lopes

Aposentadorias

Aposentadoria especial para ex-governador? Por quê? Deveriam ser aposentados como cidadãos comuns: trabalhar e contribuir, obedecendo a todas as prerrogativas que servem para todos. Ser ou não governador, que diferença faz para a obtenção de privilégios? Quem eles passam a ser por ter sido governadores? Nada são de diferentes diante dos demais cidadãos. Aposentadoria especial para governadores é o maior roubo descarado.

Roseli Tonello

Punição na sala de aula

É interessante a proposta da deputada que pretende alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer responsabilidades a estudantes agressores (Gazeta, 23/4). A grande maioria da população não tem ideia de como está o comportamento dos alunos em sala de aula. Medidas punitivas têm de ser tomadas. Se continuar como está, o caos na educação se ampliará.

Victor Borsato

Rebaixamento paranista

Só há uma salvação ao Paraná clube: terceirizar. Sinto, pelo clube, como conselheiro, e por alguns colegas , entre eles Benedito Barboza, que é uma reserva intelectual dentro do Clube. O Paraná Clube é muito grande, pena que algumas pessoas despreparadas teimam em assumir o que não sabem fazer e depois abandonam.

José Alves Machado

Coritiba invencível

Como atleticano, minha grande preocupação é que o Coritiba volte àquela hegemonia dos anos 70 quando praticamente, não tendo adversários, ganhava tudo. É certo que tomar três a zero em casa dói, mas perder um campeonato não é o fim do mundo. Muitos criticam o Atlético pela falta de planejamento, mas devemos admitir que este ano nada deu certo para nós enquanto no rival até o Bill se tornou craque. Ao Atlético resta dar um rumo ao Manoel, contratar um goleiro bom e deixar o Adilson trabalhar.

Carlos Roberto do Rego

Novo shopping

E precisa congestionar ainda mais o trânsito no Batel? Por que tantos shoppings numa área que não tem mais por onde circular (Gazeta, 24/4)? Os pequenos comerciantes não conseguem alvarás para colocar uma lojinha sequer. Como eles conseguem alvará para um megaempreendimento? Qual o benefício para os moradores da região do Batel, Bigorrilho, Champagnat? É mais um prejuízo para a cidadania e a qualidade de vida.

Claudio Renzi

Transporte público

As melhorias no sistema serão sempre bem-vindas, porém, em face do atual cenário, todo o sistema de transporte está exaurido, basta ver as intermináveis filas nos terminais e a situação em que os ônibus trafegam. Sempre cheios. Não basta colocar um ônibus de 28 metros e tirar outros menores da linha. É preciso repensar todo o sistema, atualizar-se pelos dados do censo e reprogramar as linhas de maior demanda.

Julio Cesar Calabaida

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]