Um dos bens mais preciosos que meu pai deixou-nos antes de falecer foi ensinar-nos ao longo dos anos o prazer da leitura. O livro enriquece, enobrece. O hábito do prazer pela leitura deve ser incentivado desde pequeno nas crianças em casa. Eu disse prazer, essa é a chave do sucesso. Um dos livros que me fez ver horizontes mais amplos e me fez muito bem foi "A Fonte Interior", de Kathleen Vande Kieft. Recomendo a todos. É maravilhoso o horizonte que os livros podem nos abrir.

CARREGANDO :)

Alberto Andrade Luz

Parlamentares infratores 1

Publicidade

A simples entrega das carteiras de motorista por parte dos deputados estaduais com várias infrações não elimina a péssima imagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Gazeta, 27/5). Só entregaram seus documentos depois que saiu na imprensa. É até cômico ver as desculpas que alguns deputados dão para suas infrações de trânsito.

Carlos J. Barroso

Parlamentares infratores 2

Representantes políticos como deputados e vereadores precisam ser exemplo de cidadania, postura ética e responsabilidade social. Custa-nos a acreditar que usam desculpas insensatas para justificar atitudes inconsequentes como dirigir sem habilitação. O sentimento de vergonha e de indignação cresce a cada dia, pois estamos à mercê de uma categoria de políticos que não respeitam o eleitor e tampouco resolvem os problemas da cidade e do estado.

Clecyo Albertho

Publicidade

Parlamentares infratores 3

Dois deputados terem entregado suas carteiras de habilitação cassadas é uma forma de os parlamentares assumirem sua condição de cidadão comum, demonstrando sua igualdade com a população e dando exemplo na posição de parlamentares. A atitude de entregar a CNH suspensa demonstra que tais deputados estão assumindo sua responsabilidade e não se desviando com desculpas ou recursos incabíveis. Se tal exemplo fosse seguido por todos, inclusive pela população, tenho certeza de que os acidentes ocorreriam com menos frequência, principalmente os que são consequentes do descaso dos motoristas.

Larissa Cunha

Parlamentares infratores 4

O secretário de Segurança Pública não vai mandar os policiais prenderem esses vereadores infratores? Que vergonha colocar a culpa nos filhos, senhora Julieta Reis! Os políticos sempre têm uma desculpa: foram os filhos, a empregada ou o motorista que estava dirigindo e foi pego a 200 km/h. Que vergonha! Na próxima eleição vamos pensar melhor em quem votar.

Publicidade

Mauricio Busato Ribeiro

Fornos clandestinos

A culpa por utilizarem madeira nativa do Centro-Sul do Paraná é das mineradoras de Minas Gerais (Gazeta, 29/5). Incrível vermos nossas últimas áreas naturais sendo destruídas para produção de carvão utilizado em indústrias de Minas Gerais. E tem quem ache que a fiscalização é um procedimento exagerado. Vergonhoso para nosso estado, cujas ações de conservação ficam no discurso demagógico do "desmatamento zero" e no levantamento de dúvidas sobre fatos e números irrefutáveis, sem buscar iniciativas inovadoras para enfrentar a situação de maneira seria.

Clovis Ricardo Schrappe Borges

Cinema em páginas

Publicidade

Achei excelente a matéria que divulga um empresário expondo uma coleção de revista de filmes desde décadas antigas até os dias de hoje (Gazeta, 28/5). Isso resgata aqueles tempos quando éramos crianças e fazíamos coleções de figurinhas, revistas e outras tantas, que nos dias de hoje quase não se vê. Sou frequentador dos cinemas citados e digo que o proprietário, Milton Durski, faz o ambiente ser familiar e ele mesmo faz questão de estar próximo do seu público.

Romario G. Espindola

José Carlos Fernandes 1

Gostaria de registrar minha satisfação em ler o texto publicado na Gazeta do Povo de ontem "Um café com o legista". Muito bem elaborado, agradável e cativante. Um destes raros textos que conseguem falar de história, cultura e cotidiano, com muita informação. Parabéns!

Sérgio Gadini

Publicidade

José Carlos Fernandes 2

Gostei muito da crônica "Um café com o legista". Eu, que tenho sangue árabe correndo em minhas veias e que sou um marxista de fato, fiquei muito feliz.

Rafa Ribeiro

Petrobras 1

Agora sabemos quais parlamentares foram indicados pela base do governo para integrar a CPI da Petrobras: oito dos onze membros, que a compõem. Todos esses indicados, inclusive o presidente e o relator, têm o que se chama "ficha limpa"? Na realidade, a principal finalidade desses senadores é blindar o governo, especialmente a presidenciável Dilma Rousseff, das "falcatruas" que, queiram ou não, irão surgir. Verbas para festas juninas no Nordeste e outras lambanças fatalmente aparecerão. E os balanços fraudados? E as concorrências viciadas? E os apadrinhados? Por mais que façam para esconder fatos, muita sujeira aparecerá e o governo terá que dar conta disso, e é isso que queremos, para o bem da Petrobras e o bem do Brasil.

Publicidade

Carlos Eduardo de Barros Rodrigues

Petrobras 2

Por que o governo tem tanto medo de uma investigação sobre os negócios da Petrobras? Seria em virtude da falta de ação contra o prejuízo na Bolívia; das licitações suspeitas nas reformas da plataformas; dos pagamentos de royalties às prefeituras; dos acordos com os usineiros; do dinheiro doado às ONGs para distribuição aos "amigos" dos programas culturais e sociais; das inúmeras irregularidades apontadas pelo TCU; da inoperância da ANP; das suspeitas de fraudes contábeis para sonegar impostos? Ou seria pelos negócios feitos lá na Turquia ou lá na China? É sempre bom lembrar daquele velho ditado de que quem não deve não teme! E lá da Turquia o Lula disse que os motivos para a CPI da Petrobras "não estão bem explicados".

Antonio Carlos Pereira

Educação

Publicidade

Provas do Enem, qualidade do ensino e agora as últimas notícias de que o governo vai dispor de bilhões para investir na capacitação de professores (Gazeta, 29/5). Maravilha! Não fosse esta última apenas mais uma para tapar o sol com a peneira. Os governos sempre fizeram de conta que se preocupam com a educação quando, na verdade, o que realmente desejam é que o povo brasileiro tenha baixa cultura, pouco conhecimento, pois só assim poderão obter os resultados almejados nas eleições. Instruir as pessoas não é vantagem, pois o povo fica em condições de reivindicar melhores condições de vida e dignidade. Nessa caso, se um político prometer escolas, pontes, estradas, ou cestas básicas, vai ter de cumprir.

Marli Terezinha da Silva

Dois pontos

Motoristas infratores 1

O advogado Cyro Vidal, em entrevista (Gazeta, 28/05), falou que o cumprimento da resolução, que prevê a prisão de quem continuar a dirigir com a carteira suspensa, seria como um serviço de babá e que sairia caro os cofres públicos. Sou contrário a essa opinião, pois já está na hora do governo investir, nem que seja uma fortuna, no combate às infrações de trânsito. Cada dia mais vidas inocentes se perdem na mão de assassinos. Sou a favor desta exigência e espero que seja a primeira de muitas.

Publicidade

Gabriel Assunção

Motoristas infratores 2

Parece piada essa decisão do secretário de Segurança Pública, pois caçar e prender motoristas infratores é um despropósito. Não haverá locais disponíveis para prender tanta gente, inclusive políticos. Em vez de notificação para entrega da carteira, deveriam ser aplicadas pesadas multas aos infratores, estabelecendo prazo curto para pagamento e sanções financeiras a quem se tornar inadimplente, nestes casos.

João Carlos Jaszczerski

* * * * *

Publicidade

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.