Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Heranças

Até que enfim alguém começou a agir em um dos pilares da concentração de renda no Brasil. O imposto sobre herança, apesar de ainda ser muito pequeno, é mais um passo para reduzir a gigantesca desigualdade social deste país. Enquanto em países civilizados essa taxa fica acima dos 30%, aqui esse porcentual só agora chegou a mirrados 6%. A título de comparação, nos EUA o percentual é de 55%, na Itália, 31% e na França, 40%. Nosso problema é que os responsáveis pelas leis são milionários e não querem perder dinheiro.

João Augusto Moliani, professor universitárioCuritiba – PR

Transporte público

Tomara que a licitação do transporte público dê resultados positivos em curtíssimo prazo, pois há problemas que devem ser sanados imediatamente. Existem vários pontos da cidade onde pegar um ônibus é extremamente frustrante. É o caso do Ligeirinho Pinhais-Campo Comprido em horários de pico e nos domingos pela manhã, principalmente na estação em frente a praça Baden Powell e no trajeto que vai do terminal do Pinheirinho até o Terminal do Sítio Cercado, à tarde, entre 18 e 19 h. Vamos esperar e torcer para que, num futuro muito curto, andar de ônibus seja uma alternativa ao uso de carros. Se Curitiba está realmente preocupada em redução de poluentes e em ter um trânsito mais eficiente, será necessário melhorar, e muito, o sistema de transporte público.

Flademir Henrique TozatoSão José dos Pinhais – PR

Reuni

"É preciso esclarecer que o recurso destinado ao Reuni não terá qualquer contingenciamento. Para que a UFPR possa receber esses recursos é necessário atingir duas metas principais: diplomação de 90% e relação de 18 estudantes por professor. Palavras do reitor...".

Caroline F. Rosa de FreitasCuritiba – PR

Tarifaço 1

Chateado, acompanho as "propostas" que o governo estadual tem encaminhado à Assembléia: aumento de taxas do Detran, aumento de IPVA, tributação sobre herança e por aí vai. Pena que no programa eleitoral do governador isso não foi divulgado. Se fosse, os votos que garantiram mais um mandato a Requião teriam outro destino. Lamentável o fato de que o segundo mandato de nossos políticos seja marcado por esse tipo de maldade. Foi assim com o governo que antecedeu Requião. Foi assim com FHC e muito outros. É hora de os administradores públicos pensarem em reduzir gastos e investir melhor nossa contribuição com a já elevada carga tributária.

Claudino V. PreviatiCuritiba – PR

Tarifaço 2

Por que aumentar agora o IPVA e as taxas do Detran? Está faltando dinheiro, governador Requião? Não era o senhor que acabaria com o pedágio? Não acabou nem baixou e ainda quer reajustar o "pedágio" do governo? Não dá. Nosso governador infelizmente não consegue converter suas propostas em práticas. É só conversa. Esperar o que dos deputados? Que rejeitem os aumentos "sugeridos" pelo governador? Lembram o que fizeram com a lei do nepotismo?

Fabiano Demeterco PenteadoCuritiba – PR

Hotel de luxo

A nota "Deu na Gazeta" de 19/11, sobre o hotel de luxo que funcionava na Rua Riachuelo, em 1940, faz pensar: por que a prefeitura permitiu a degradação da região? Ali hoje imperam a sujeira, a poluição visual e a criminalidade. Sem desprezo ao ramo de móveis usados, acho que aqueles prédios antigos deveriam ter destinação melhor. A região poderia ser o "Pelourinho" de Curitiba se houvesse uma restauração semelhante à ocorrida no centro de Salvador.

José Roberto Martins, jornalistaCuritiba – PR

Ideologia

Quem acredita que não há influência ideológica não vive neste mundo! Os educadores têm opinião e a transimitem aos alunos. No vestibular, o fato de existir cotas para negros e deficientes mostra como tudo envolve política. O que se deve fazer é melhorar o ensino básico para todos disputarem as vagas em igualdade de condições.

Dayana Silva BuenoCuritiba – PR

Patrulha escolar

O governo do Paraná deve rever a política de policiamento nas escolas. Não é possível que não cause espanto e indignação ver crianças que precisam de apoio pedagógico serem tratadas como caso de polícia. Se não percebem, um policial entrar em uma sala de aula e revistar as coisas das crianças é uma ação extremamente violenta, justamente contra quem deveria aprender lições de solidariedade. Violência só pode gerar mais violência. Os objetos encontrados nessas escolas de periferia seriam encontrados em qualquer grande escola particular . Por que não revistam alunos dos colégios particulares?

Sebastião Donizete SantarosaCuritiba – PR

Violência

A imprensa nos fornece, todos os dias, notícias sobre a violência em lugares como São Paulo e Rio. Como se pudéssemos criticar alguém, isso nos leva a falar mal dessas cidades. Já faz um bom tempo que Curitiba tornou-se uma cidade muito violenta. Em vez de cuidarmos de nossos próprios problemas, continuamos olhando os alheios.

Caroline P. BuckerCuritiba – PR

Desativada

A desativação da maternidade do Hospital São José dos Pinhais é mais um triste capítulo na história desta instituição que viu nascer milhares de cidadãos são-joseenses, assim como eu. Hoje, apesar do esforço de poucos, o hospital parece fadado a fechar suas portas. Tudo isso devido a locupletação de algumas pessoas que usaram o hospital como um "consultório particular" no início de suas carreiras, além da falta de apoio das autoridades do município. No início deste ano, quando o hospital estava "saindo da UTI", a ingerência política fez com que o provedor da entidade e seus colaboradores saíssem de cena. Lamentável.

Acir João CardozoSão José dos Pinhais – PR

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Tel. (041) 3321-5999Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.