Mídias Sociais
Hospital de Clínicas
"E agora, cadê aquele povo que espantou a Ebserh que iria administrar e provavelmente salvar o HC, assim como fez com muitos outros hospitais universitários?"
Gustavo Souza, via Facebook, sobre a crise no Hospital de Clínicas de Curitiba.
Copa do Mundo
"Se os turistas voltarem ao Brasil, será pela nossa terra e nosso povo. Não por estádios ou pelo sambódromo, e tampouco pela nossa seleção e política."
Roberto Carlos Bueno, via Facebook, sobre o editorial "Que legado a Copa nos deixa?" (Gazeta, 23/7).
Moradores de rua
"Muitas vezes julgamos sem saber da história de vida de cada um. Gostaria que todos tivessem casa, trabalho, família e fossem felizes!"
Neia Caires, via Facebook, sobre os moradores de rua que se abrigam embaixo da Ponte Preta, em Curitiba (Gazeta, 23/7).
Está muito claro que o governo está forçando a barra para praticamente obrigar o HC a aderir à Ebserh. Realmente é injusto mandar embora tantos funcionários com experiência no hospital. E infelizmente, ao que tudo indica, o governo não vai investir enquanto o HC não aderir à Ebserh. É uma injustiça tamanha. Essa é uma atitude de um governo que não respeita os trabalhadores e muito menos a população.
Eder Gomes Ziolkowski
Hospital de Clínicas 2
É lamentável o descaso dos governos em relação à crise do Hospital de Clínicas (Gazeta, 23/7). O que acontece é simplesmente o retrato de péssimos governantes que só buscam soluções paliativas para a saúde e que rendam os votos dos menos esclarecidos. Está na hora de o povo responder nas urnas.
Roberto Candido
Votos brancos e nulos
Sobre a reportagem "Partido dos brancos e nulos" (Gazeta, 22/7), diria ao presidente do TRE-PR que falácia é o TRE e o TSE não terem poderes para barrar candidatos com a ficha suja. E sermos um dos últimos países do mundo com obrigação de votar, desprezando a qualificação do voto. Por essas e outras, o índice dos votos inválidos vai aumentar. Afinal, nossos legisladores (eleitos, por sinal) estão pedindo.
Cenio Roos, representante comercial
Magistratura
Discutir se o subsídio dos magistrados é alto ou baixo é uma pauta como outra qualquer e que, como tal, pode ter lugar no debate democrático. Porém, é necessário que se parta das premissas reais. O "jovem juiz" a que se refere o editorial "Repensar o início de carreira" (Gazeta, 21/7) é exceção, já que quase ninguém tem na magistratura sua primeira profissão de fato e pouquíssimos ingressam na carreira antes dos 30 anos.
Alexandre van der Broocke
Polícia
É com grande tristeza que li a matéria "Policiais civis do Paraná atuam sem formação completa" (Gazeta, 22/7), mas sei que não é novidade. Trabalhei em uma delegacia e deparei-me com excelentes profissionais, outros nem tanto. Existem departamentos que contam com três profissionais para cuidar de uma região de mais de 200 mil habitantes e com certeza o trabalho se torna inexequível. Esse fato desencadeia inúmeros problemas de ordem física e psíquica, contribuindo para um total fracasso da Polícia Científica do nosso estado.
Victor Cesar Alves de Andrade
Oriente Médio 1
É muito difícil entender o que acontece no Oriente Médio entre judeus e palestinos. Não há explicação para tanto ódio. Os horrores da Segunda Guerra Mundial são constantemente lembrados para que não voltemos jamais a repeti-los. Será que o homem nunca vai aprender isso? Existe lógica em se matar em nome de um Deus ou de uma religião? Existe alguma razão que justifique matar 500 para vingar a morte de 20? Essa loucura coletiva nunca vai acabar?
Fábio Molteni, empresário
Oriente Médio 2
É certo que as respostas bélicas de Israel são desproporcionais aos efeitos ocasionados pelo terrorismo do grupo Hamas, causando grandes perdas entre civis. Mas temos de reconhecer que é direito de um Estado se defender. O articulista Lejeune Mirhan (Gazeta, 22/7) distorce os fatos ao afirmar que os líderes sionistas se aliaram ao imperialismo inglês para levar adiante "o seu projeto colonial" para a tomada da Palestina. O articulista também nada fala sobre o sistemático terrorismo praticado pelo Hamas, cujo objetivo declarado é simplesmente "varrer Israel do mapa".
Nereu Jacintho Mello de Souza
Metodologia de ensino
O uso de recursos tecnológicos na educação (Gazeta, 21/7) deve ser observado como algo positivo; entretanto, deve-se considerar que as máquinas não devem prevalecer sobre o intelecto humano. Nesse sentido é importante assinalar o caráter do ensino humanista no centro do ensino e aprendizagem. O exercício da reflexão deve ser estimulado dentro da educação escolar em todos os níveis, inclusive deve-se refletir sobre o uso intensivo das tecnologias na construção do conhecimento.
José Luciano Ferreira de Almeida
Formação
Fico contente em saber que esse movimento de projetos autônomos de investigação (Gazeta, 23/7) esteja crescendo. Como mencionado pelo André Gravatá, a academia é para poucos e ainda tem um caráter bastante conservador, o que não condiz com o contexto em que estamos vivendo. O conhecimento está disponível, gratuito, de forma facilitada. O conhecimento é algo que vai além do título universitário e pode ser adquirido por qualquer um.
Évelim Wroblewski
Transporte coletivo
Sobre o artigo de Débora Follador "Um salve às tradições e um 'boas-vindas' às mudanças!" (Gazeta, 23/7), a tradição será superada pela modernidade. Já está em tempo de prepararmos os usuários de sistema de transporte para utilizar somente cartão. Precisamos acabar com o dinheiro em circulação dentro dos serviços públicos, pois isso só atrai os bandidos de plantão, pondo em risco os trabalhadores do transporte coletivo e a população. O sistema de bilhetagem deve ser ampliado de forma que possamos pagar com cartão de débito, celular e outras formas. Hoje até na feira se paga com cartão, por que não no transporte coletivo?
Adilson Domingos
Moradores de rua
Sobre as pessoas que moram debaixo da Ponte Preta (Gazeta, 23/7), a Fundação de Ação Social (FAS) recebe recursos para cuidar dos moradores de rua. É preciso que alguém tome partido em favor deles. No viaduto próximo do Hospital Vita tem uma família inteira morando.
Nelci Aparecida de Paula
Drogas
Drogadição constitui grave problema de saúde pública. O governo federal poderia considerar a abertura das portas de nossos quartéis para ajudar no processo de recuperação dos usuários. Disciplina militar ajuda muito, dificulta a circulação de substâncias e o quartel tem aparato para ensinar ofícios, como mecânica, marcenaria, jardinagem, pintura etc. Aos Caps caberia dar apoio médico e psíquico e à assistência social, conseguir ofertas de emprego. Seria digno, eficiente e barato.
Carlos Alberto Gomes Marques
Energia elétrica
A inconsequente redução na tarifa de energia elétrica é fazer o "diabo para se reeleger", mas foi um tiro no pé que sobrou para o consumidor. A obediente aluna é fiel às orientações do professor, daí os poderes contaminados e a economia desestruturada refletida no termômetro que é o PIB reduzindo e a inflação subindo; mas mesmo assim, por incrível que pareça, ainda está bem na foto, ainda é líder nas pesquisas eleitorais. Dá pra confiar nas pesquisas ou o eleitor é desinformado?
Humberto Schuwartz Soares, Vila Velha ES
Decreto 8.243
O Decreto 8.243, que institui a democracia direta, vem suscitando muita polêmica. Minha leitura pelas reações é que ele está com os dias contados. Sinceramente nunca o temi, pois seria gerido por gente com a reconhecida incapacidade de gerir qualquer coisa. Os exemplos disso não faltam, como o PAC, Minha Casa Minha Vida, creches e por aí vai.
Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro RJ
Internet
Para que a velocidade da banda larga no Brasil se equipare à de outros países (Gazeta, 22/7), seria necessário melhoria tecnológica, cobranças por parte do governo para que as empresas cumpram com o que prometem, aplicando multas pesadas por falhas decorrentes do não cumprimento das propostas, e haver mais empresas concorrentes no mercado.
Airton Kraismann
Música 1
Tudo bem o grupo curitibano fazer uma música em homenagem aos haitianos (Gazeta, 23/7), mas dizer que outras raças chegadas há muitos anos merecem ser desnacionalizadas é deprimente e discriminatório. Se os tais músicos queriam aparecer, conseguiram, mas de forma negativa.
Jorge Abib
Música 2
Se eu falasse em "desnegrização" em Salvador, provavelmente iria para o Pelourinho. Mas fazer troça com branco, alemão, polonês, português, judeu, católico pode e dá status entre as hostes dominantes do marxismo cultural.
Marcio Adriano Freitas
Seleção
Ao ouvir a notícia da confirmação de Dunga como técnico da seleção brasileira, minha esposa, que não entende nada de futebol, comentou: "Agora só falta convidar a Marta Rocha para representar o Brasil no concurso de Miss Universo".
Isaias Andrade, Piraquara PR
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.