Mídias Sociais

Hugo Chávez

"Hugo Chávez merece respeito como qualquer ser humano. Pelo menos ousou realizar seus sonhos, diferentemente de muita gente que fica o dia todo ‘vendo a banda passar’."

Carlos Recalde, via Facebook, sobre a morte de Hugo Chávez.

Subsídio

"O povo do Paraná não deve pagar o pato da Urbs. O que o prefeito e os gestores e engenheiros do Ippuc e Urbs devem fazer é se reunir e fazer a máquina funcionar direito."

Bruno Araujo, via Facebook, a respeito do fim do subsídio do governo estadual ao transporte público de Curitiba.

Ciclistas

"O poder público, antes de qualquer coisa, deveria fazer um estudo sobre como melhorar o espaço para ciclistas. Não adianta exigir algo que é praticamente impossível de ser cumprido."

Anna F. de Melo, via Facebook, comentando o projeto que pretende "disciplinar" os ciclistas curitibanos.

Metrô

"Muita falação e pouca atitude. A obra da Linha Verde no Pinheirinho, que é mais simples, está interrompida, imagine a do metrô!"

Mauriceia Santos, via Facebook, duvidando que o metrô curitibano saia do papel.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Não pela pessoa em si, mas por seus atos de destruição da Venezuela, pela ditadura imposta, pelo modo ladino e traiçoeiro de calar as pessoas e a imprensa contrárias às suas ações irresponsáveis e populistas, acho que foi o melhor para a Venezuela. Claro que os "chesistas" sonhadores com um esquema comunista nunca vão admitir, mas agora a Venezuela tem uma chance real de voltar a ser um país e não mais o quintal de um tiranete.

Roberto Pesserl

Publicidade

Hugo Chávez 2

Descanse em Deus, Chávez! Você foi nota 10 como presidente e pai da nação venezuelana. Espero que encontrem outro à altura dele. Homem sábio, protetor de seu povo e de seus costumes, que soube brigar pelo bem do país. Muitos países dariam tudo para ter um presidente como ele, mas poucos conseguirão.

Carlos Jamil

Dilma

É impressionante o nível de nossa presidente. Por acaso alguém já viu um governante de país desenvolvido com esse linguajar, afirmando que pode "fazer o diabo" (Gazeta, 6/3)? Nosso país está vivendo um inferno, corrupção em cima de corrupção, saúde, educação, logística, infraestrutura, tudo sucateado. E no inferno vamos continuar vivendo se nas próximas eleições votarmos nessa senhora novamente.

Publicidade

Luciano Della Coletta

Defensoria pública

Gostaria de agradecer aos responsáveis pela matéria sobre a implantação da defensoria pública no interior (Gazeta, 6/3). A forma como o tema foi exposto mostrou de forma transparente a situação delicada em que se encontram as contas do nosso estado. Acrescento que sou um dos 53 servidores em processo final de contratação e acredito que, graças a essa matéria, nossa nomeação não ficará na promessa.

Luciano Bonamigo de Sousa

Despesa com pessoal

Publicidade

Não se trata de saber em que áreas o governo estadual deve fazer cortes (Gazeta, 6/3), mais sim de efetuar uma reforma geral na gestão de pessoal, começando pela erradicação dos terceirizados que ocupam funções de servidores efetivos. Também deve ser feita uma redução nos cargos em comissão que estão em desvio de função, evitando o crescimento desenfreado dos gastos com pessoal.

Gabriel Madern Gonçalves Filho

Subsídio

A retirada do subsídio ao transporte coletivo de Curitiba pelo governador Beto Richa (Gazeta, 6/3) é estritamente política. Para mantê-lo, bastaria diminuir os vários gastos desnecessários que o governo estadual realiza. Acredito que, se o prefeito fosse do mesmo partido do governador ou seu aliado, o subsídio seria mantido sem maiores problemas.

Moacir de Castro Faria

Publicidade

IPVA

Que belo incentivo à inadimplência perdoar a dívida de IPVA de 2007 e anos anteriores (Gazeta, 5/3)! Ser perdulário com os devedores é punir os bons pagadores. Sob o ponto de vista econômico há argumentos, discutíveis, mas há. Entretanto, há outro custo, oculto, e muito mais elevado, que é o custo ético e moral da apologia à inadimplência.

Paulo Nogas, professor da PUCPR

Táxis

É justo que o dono da placa de táxi lucre sem trabalhar diretamente com o táxi. Se todos os donos de placas de táxi dirigissem seus carros, não sobraria "vaga" para os segundos motoristas trabalharem enquanto não têm suas próprias permissões. Se um cidadão, não importa sua classe ou quem seja, dispõe de um bem e deseja locá-lo, está no seu direito.

Publicidade

Clara Mabel

Metrô

A implantação do metrô em Curitiba já deveria ter começado. Precisamos de um transporte público mais funcional e rápido. Temos de resgatar a nossa identidade como a cidade que tem o melhor transporte público do país e por isso espero que nossos governantes parem de impor tantas barreiras para a implantação do metrô ou outro sistema similar.

Silvio Reis

Ponte de Guaratuba

Publicidade

Acredito que, se a população de Guaratuba e Matinhos for consultada, será esmagadoramente a favor da construção da ponte. A ocupação desordenada de áreas que deveriam ser preservadas é motivada exclusivamente pela especulação imobiliária que vem ocorrendo há décadas nos dois municípios, inclusive com conivência de órgãos das prefeituras que deveriam impedir o desmatamento. A obra sobre a Baía de Guaratuba não teria nada a ver com isso.

Márcio Mesquita, Matinhos – PR

Línguas estrangeiras

Mais de 20 alunos em sala de aula inviabilizam qualquer solução para o ensino decente de língua estrangeira (Gazeta, 5/3). A maioria dos professores não recebe treinamento suficiente e buscá-lo é caro; a carga horária é ridícula na maior parte das escolas brasileiras. Por tudo isso entendo que o ensino de língua estrangeira deveria ser eliminado da grade escolar, para o alívio de alunos e professores de inglês.

Paulo Ferrarini, Lyon – França

Publicidade

Aulas

Meu filho está matriculado no curso de Engenharia Mecânica da UFPR. Fico preocupado com o número de vezes em que ele se desloca até o Centro Politécnico e retorna para casa sem ter tido aula. A quantidade de faltas dos professores – que se dizem profissionais do ensino – é um verdadeiro assombro. Se o professor não quer dar aula, ele deveria se desligar da universidade, dando lugar a outro com mais comprometimento.

Luiz Hamilton Moreira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade