Importante a iniciativa do Contran em tentar melhorar o trânsito e, talvez, reduzir a incidência de roubo de carros com a colocação de chip nos carros. Mas, mais uma vez, quem acabará pagando a conta são os donos de automóveis, que não têm a quem recorrer. O governo busca de todas as maneiras aumentar suas receitas, esquecendo de devolver em benefícios para a população. Então vamos nós termos mais uma taxa a pagar, já que precisamos bancar o aumento dos deputados. Que vergonha...
Joaquim dos Santos Filho, técnico em segurança do trabalho Jr.Curitiba, PR
Pedágio
Não entendo uma coisa. O povo paranaense não quer mais pedágio. Isso está claro! Como é que o TCU autoriza a concessão de novos pedágios na BR-116 e na BR-101. Será que a vontade do povo não conta mais? Eu pensava que democracia significava o poder do povo, que emana do povo... Curitiba vai ficar ilhada de pedágios. Ou seja, quem quiser sair de Curitiba vai pagar caro. A BR-116 está sendo duplicada com recursos do governo federal. E depois que termina a duplicação é entregue de mãos beijadas à indústria do pedágio? Acho melhor o povo se mobilizar e exigir o fim dos pedágios antes que seja tarde.
Sergio Godinho Fontes, analista de sistemasCuritiba, PR
Depois do vendaval
Todos adoram as árvores da nossa "capital ecológica". Principalmente durante a primavera, onde, floridas e com muitas folhas, trazem sombra e beleza às nossas ruas. Infelizmente, para a maioria, árvore é somente aquilo que está do caule para cima. Em muitos pontos da cidade, podemos observar raízes que jazem sepultadas sob cimento e pedra. Não conseguem se desenvolver e agonizam em um solo que está impossibilitado de respirar. Depois do vendaval parecem "gigantes de pés minúsculos" mortos sobre o asfalto.
Heitor HayashiCuritiba, PR
Vestibular anulado 1
Gostaria de saber se o vestibular fosse anulado pela situação inversa... O reitor, dois ou três dias antes, anuncia que o vestibular da UFPR de 2006 será cancelado devido à previsão de mau tempo em Curitiba. Com certeza, a maioria dos 43.449 candidatos que estudaram o ano inteiro, que moram em outras cidades e que já tinham programado a viagem muitos de seus familiares também se sentiria lesada, falaria mal da UFPR, de seu reitor... Fenômenos da natureza, como aconteceram em Curitiba no domingo passado, são assustadores. Todos nós saímos lesados. Quem estudou e sabe que está preparado, com certeza irá bem na prova que será aplicada no dia 1.º de dezembro.
Heloísa Pioli Zela, administradora de empresasCuritiba, PR
Vestibular anulado 2
Como as coisas são engraçadas. Uma leitora reclamou que é injusto anular a prova do vestibular, pois a filha foi muito bem. Será que se ela estivesse ido muito mal estaria reclamando da possibilidade de refazer a prova? Outro, comentou que o reitor não previu nem consultou a meteorologia sobre um possível temporal, ou uma possível queda de energia. Pensando assim, sempre que formos viajar de avião deveremos embarcar com um pára-quedas nas costas para nos prevenir de uma possível queda do avião. Francamente, reconhecer o trabalho dos outros ninguém reconhece, mas apontar para o erro é rapidinho. Aliás, criticar sempre foi mais fácil. Como vamos crescer assim olhando apenas para o nosso umbigo.
Claudio Kramer, economistaCuritiba, PR
Acidente anunciado
Existe um prédio na esquina da Rua Alfredo Bufren com a Presidente Faria, no centro, cujas obras há muitos anos estão paralisadas. Edifício de grande porte, tem mais de 15 andares. Quando a obra foi paralisada, ficaram os cabos de aço que dão sustentação aos andaimes e também um andaime da mesma altura totalmente de ferro. Pelo passar dos anos pelo menos seis anos que eu o vejo nesta situação esses cabos e esse andaime devem estar totalmente podres. Pergunto: embora um prédio particular, a prefeitura não pode fiscalizar e solicitar que sejam retirados?
Edson Luiz Montemezzo, procurador federalCuritiba, PR
Consciência negra
Será que o Dia da Consciência Negra não deveria se chamar Dia da Consciência Humana? Acredito ser muito mais importante a conscientização de que todos fazemos parte de uma raça humana. A discriminação e o preconceito, por razões ideológicas, sociais, sexuais, religiosas ou cor, têm levado a humanidade ao descrédito de si mesma. Acho que o Dia da Consciência Humana seria o mais indicado, reverenciando a liberdade, a igualdade entre os seres humanos, a irmandade e o respeito aos seus direitos à vida e à busca da felicidade.
Reinaldo MachadoCuritiba, PR
"O Supersimples é complexo e aumentou tributos dos pequenos."
Antônio Derseu Cândido de Paula, contador e advogadoFoz do Iguaçu, PR
*****
As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.
E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.