Muito oportuna a reportagem sobre livros didáticos da Gazeta do Povo de domingo (23/9), mais oportuna ainda quando se fala sobre o esporte ser fator de alienação. Vou pegar aquele a qual dedico estudos desde meus tempos de faculdade, o futebol. Dentre outros períodos, nos anos dourados de 1970, ele serviu como fator de alienação. Prova disso que até hoje o excelente colunista Tostão fala que se arrepende de ter ido a Brasília para ser recebido pelo presidente da época. Os jogadores não eram exportados e os espetáculos de fato faziam o povo esquecer de tudo. Hoje vivemos tempos diferentes e a corrupção está muito viva no futebol.
Rodrigo Lacerda, sociólogoCuritiba PR
Mau exemplo
A impunidade que estamos vendo nos cargos políticos é revoltante e vergonhosa. Políticos corruptos que roubam milhões não são punidos, nem ao menos cassados nem afastados do poder. Políticos vão à televisão e dizem que não têm nada a ver com o acontecido. Há provas e mais provas de que são culpados e nada é feito. E tudo isso está servindo de mau exemplo para as futuras gerações de brasileiros.
Lucas PichetCuritiba PR
Água da chuva
Divulgar a importância do uso racional da água demonstra atitude de responsabilidade social e cidadania. Parabenizamos a Gazeta do Povo e a jornalista Fabiane Ziolla Menezes pela reportagem "Reaproveitamento da chuva" (26/9), em que são detalhadas as exigências da prefeitura para as novas edificações em Curitiba, listadas na Lei 10.785/03, também conhecida como Programa de Conservação e Uso Racional da Água (Purae). Como bem disse o consultor e especialista em programas de economia de água da empresa paulista H2C, Paulo Costa, "o uso racional da água é uma atitude sustentável que colabora não só com o bolso dos usuários, mas com o meio ambiente e as camadas mais carentes da população".
João Cláudio Derosso, presidente da Câmara Municipal de Curitiba
Água da chuva
Divulgar a importância do uso racional da água demonstra atitude de responsabilidade social e cidadania. Parabenizamos a Gazeta do Povo e a jornalista Fabiane Ziolla Menezes pela reportagem "Reaproveitamento da chuva" (26/9), em que são detalhadas as exigências da prefeitura para as novas edificações em Curitiba, listadas na Lei 10.785/03, também conhecida como Programa de Conservação e Uso Racional da Água (Purae). Como bem disse o consultor e especialista em programas de economia de água da empresa paulista H2C, Paulo Costa, "o uso racional da água é uma atitude sustentável que colabora não só com o bolso dos usuários, mas com o meio ambiente e as camadas mais carentes da população".
João Cláudio Derosso, presidente daCâmara Municipal de Curitiba
Pirataria
Com os valores extorsivos cobrados dos freqüentadores pelas salas de cinema da nossa cidade, não poderíamos esperar outro resultado: um grande incremento à pirataria e salas de projeção às moscas. Sabemos que as empresas têm que arcar com alguns custos significativos para se manter, mas estão exagerando na dose. A continuar assim, em breve teremos muitos espaços cinematográficos em Londrina sendo utilizados por seitas caça-níquel que proliferam pelos quatro cantos do país. E os nossos administradores não conseguem descobrir o porquê de a arrecadação de ICMS da cidade ter sido reduzida significativamente durante os últimos anos.
Lourival BarbosaLondrina PR
Multa?
Sou portadora de deficiência auditiva. Para meu espanto, recebi em minha residência uma notificação de uma multa de um policial. No documento consta que a multa foi aplicada por condução de veículo com uso de telefone celular. Mas, como? Como pode esta multa ser para mim? Sou deficiente e não falo ao celular. Aviso aos brasileiros que fiquem atentos às multas que receberem. Há muitos policiais que multam por multar, sem motivos.
Mila N. P. Pereira, técnica em processamento de dadosCuritiba PR
Leilão
É lamentável a notícia do leilão do estádio do Pinheirão. Apesar de ser uma praça de esportes que conta com pouca simpatia por parte dos torcedores curitibanos, é a única localizada dentro de um grande terreno, em uma região próxima ao centro da cidade. A Federação Paranaense de Futebol deve procurar uma solução junto a seus credores para que Curitiba não perca a oportunidade de ter um local onde se possa construir um novo estádio, no estilo olímpico, que sirva não somente ao futebol, mas aos demais esportes olímpicos. Nossa cidade precisa de um estádio neutro, que atenda aos interesses de todos os esportistas. Porém, é necessário construir um estádio com uma nova concepção de projeto, que atenda em termos de conforto e de segurança, mas que não seja uma obra faraônica, como o atual estádio que, além de estar inacabado, é uma concepção de um projeto já ultrapassado.
Márcio A. SerafimCuritiba PR
Abandono social
Temos plena convicção que não se combate a violência com violência, a não ser numa reação de sobrevivência própria ou de outrem. Se não roubassem tanto nos três poderes, não haveria tanta criminalidade. Ninguém nasce bandido; todos são frutos de uma só causa, o abandono social, emocional e físico. Se o governo é responsável, é porque nós o elegemos. Não devemos criticar aquele descompromissado eleitor que foi beneficiado com a cesta básica, o vale-gás, a bolsa-escola. O nosso voto não significa absolutamente nada diante do amontoado de analfabetos que lotam as urnas e elegem políticos desprovidos de compromissos com a população e que comandam este nosso amado país. Temos que identificar os culpados e não as conseqüências, o marginal também é vítima, bem como suas famílias. Não defendo o marginal, apenas identifico a causa, qual sejam nossas escolhas de administradores.
Deborah FarahRio de Janeiro RJ
Sanepar
Apesar de o STJ ter concedido liminar à Dominó Holding no caso da Sanepar, e de ter imposto uma derrota ao governo do estado, é preciso ponderar sobre o mérito da ação. A medida que privatizou parte da empresa pública e deu poderes extraordinários a acionistas minoritários foi no governo de Jaime Lerner. É salutar tentar retomar o controle estatal.
João Augusto Moliani, professor universitárioCuritiba PR
Cães
Até quando vamos ser obrigados a ler nos jornais que cães continuam atacando pessoas indefesas, principalmente crianças? Que tipo de gente somos nós para continuar permitindo que determinadas raças de cães ainda sejam criadas e mantidas em locais de grande concentração de pessoas? O que as autoridades estão fazendo em relação a isto?
João Carlos da CostaCuritiba PR
Agasalho
Incrível como muitos jovens, mesmo em dias frios, circulam pelas ruas sem agasalhos para se aquecerem. Utilizam apenas curtas e finas roupas; nada de manga comprida. Enquanto isso, há um outro lado dessa realidade: pessoas enfrentam o frio das madrugadas apenas com meros trapos para se aquecer. Peço aos que gostam de mostrar o corpo que doem suas roupas a quem passa frio por não ter o que vestir.
Jeniffer PimentaCuritiba PR
Prefeitura responde
Com relação às cartas sobre serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa aos leitores:
Fernandes Gabardo: que informe ao telefone 156 o nome e o endereço do bar cujas atividades causam transtorno;
Oswaldo Loureiro: que o rebaixamento da R. João Negrão, na altura da Ponte Preta, já foi estudado pelo Ippuc e pela Urbs. A alternativa é inviável porque o trecho entre a Sete de Setembro e a ponte é muito curto e o rebaixamento elevaria o risco de acidentes;
Márcio Antonio Simas: que as obras da trincheira da Av. Kennedy foram interrompidas temporariamente. O trabalho será retomado tão logo haja a autorização judicial pendente;
Hasdrubal Vieira: que a dragagem do lago do Parque Barigüi estão sendo feitas de forma a não causar incômodos aos usuários do parque, com o acúmulo de lodo e mau cheiro. Estudos têm sido feitos para detectar as origens dos materiais que causam problemas de assoreamento e também os pontos de lançamento de esgoto. Mais informações podem ser obtidas na superintendência de obras e serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Av. Manoel Ribas, 2.727. O telefone é 3350-9156.
Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba
* * * * *
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião