A descentralização do atendimento a pacientes com doenças complexas como mal de Parkinson e Alzheimer é um grande erro. Minha mãe, portadora do mal de Alzheimer, era muito bem acompanhada pelas médicas geriatras da unidade Ouvidor Pardinho desde o diagnóstico inicial. Agora está praticamente sem atendimento, pois na unidade de saúde do bairro não há geriatra e muito menos especialistas na doença. Quem possui um familiar nessa situação sabe da complexidade do tratamento e da importância de ter acompanhamento por um profissional especializado.
Regiane Zandroski
Eleição
Mais uma vez estamos nos dirigindo às urnas para passar uma procuração em branco sem nenhuma garantia. O sistema político atual é caótico e até agora não conhecemos os programas de governo dos candidatos. Só assistimos a baixarias, bate-boca e acusações que só confundem o leitor. Enquanto não existir compromisso dos políticos com programas de governo devidamente registrados e a aplicação de responsabilidades, não vamos resolver os problemas deste nosso Brasil. De nada adianta voto consciente com políticos inconsequentes.
Pedro I. Ceccon, Piraquara PR
PMDB
Torço para que a ação de Orlando Pessuti não caia no esquecimento e que haja dentro do grande PMDB uma atitude disciplinar rigorosa para com esse cidadão que esqueceu completamente o seu dever ético de respeito ao partido e à decisão tomada pela grande maioria de seus correligionários. Acho que o Diretório Estadual deveria imediatamente dar ciência oficial à Executiva Nacional sobre essa clara e absurda falta de ética.
Mauricy Heggler Sezinando
Greve dos bancários 1
Cansei de ser feita de palhaça todos os anos por banqueiros e esses sindicatos sem causa, que usam da greve apenas para mexer com nosso dinheiro. Quem precisa de melhores condições somos nós, que ganhamos em média R$ 1 mil de salário ao mês.
Andressa de Oliveira
Greve dos bancários 2
Será que não descobrimos ainda uma forma mais civilizada de reivindicar? Será que somos tão incompetentes que não conseguimos mostrar aos empregadores as vantagens de nos manter bem remunerados? Os patrões deveriam considerar os seus empregados como o bem precioso que são.
Leudinir de Souza, corretor de imóveis
Sistema carcerário
Sobre o editorial "Separação necessária" (Gazeta, 2/10), essa separação entre diferentes graus de periculosidade e chances de recuperação de presos realmente é obvia. O cadastro teria de ser feito já no momento em que o preso entra no sistema. Todo mundo tem o direito de errar e ter a chance de se corrigir, pagando pelo erro. Mas a maioria dos que estão trancafiados não tem mais conserto. Que se gaste energia e recursos com quem é recuperável, oferecendo condições para isso.
Edemilson Penha
Violência
Sobre a morte da estudante por uma bala perdida (Gazeta, 3/10), não acho que um policial abra fogo por "orgulho ferido". Se o faz, é para manter a ordem e deter o avanço do crime, impedir que os criminosos assumam o domínio total da sociedade. E, se o faz mesmo por supostos "valores irrisórios", a questão não é o valor em si, mas para manter o princípio de que crime é crime. É o bandido, esse sim, quem atira e não se importa com a segurança de ninguém. Alguém acha que os bandidos vão deixar de atirar se souberem que os policiais não vão usar suas armas? Basta lembrar de todas as vítimas de assaltos que são baleadas mesmo quando não reagem.
Álvaro Antunes
Aborto
Muito boa a coluna de Francisco Razzo "A lógica dos diabos" (Gazeta, 2/10). Parabenizo o autor pela reflexão usando argumentos da razão e também da fé. Realmente, nada justifica o aborto.
Joseli Martins
Favela
Sobre o artigo "A favela brasileira: sobreviventes da selva de pedra" (Gazeta, 2/10), ainda há muitos teóricos de esquerda que defendem que a criminalidade tem relação com a pobreza. Além de equivocada, essa visão é um insulto à esmagadora maioria de pessoas que são mais pobres e que optaram por uma vida honesta de trabalho. Se existe criminalidade na favela, é por omissão do poder público e pela frouxidão das nossas leis.
Daniel Venturi
Crônica
Tive o prazer de conhecer o Fernando, personagem da crônica de José Carlos Fernandes "Fernando Gois vai morar na rua" (Gazeta, 3/10), à frente de seu projeto Meninos de 4 Pinheiros. Achei que tinha sossegado, mas um homem como ele não sossega enquanto outros ainda perecerem aos dissabores do mundo. Um exemplo. Um ser humano que ainda nos dá alguma esperança na humanidade.
Ediney Giordani
Acidente
Sobre o acidente na BR-277 com um caminhão e um ônibus (Gazeta, 2/10), é um absurdo esse trecho da rodovia entre Curitiba e São Luiz do Purunã. No mínimo, deveria haver três faixas de rolamento, mais acostamento e quarta faixa em alguns trechos. Basta um feriado qualquer, ou uma obra na pista, para a viagem de Ponta Grossa a Curitiba passar de 1h15 para mais de 3 horas.
Jorge Luiz Valle Nicolau
São Francisco de Assis
São Francisco de Assis nos disse que a perfeita alegria é ser abandonado como Jesus na cruz e pelos próprios irmãos. A cultura de fazer tudo "mercadoria", o consumismo e o egoísmo nos levam à falta de paz. A polícia prefere matar a averiguar a ação com mais cuidado. As mães preferem o comodismo a cuidar das crianças. A sociedade egoísta, vaidosa e orgulhosa não pensa em sacrifícios para manter a paz. Não há como viver em paz sem trabalhar pela paz. Vamos refletir e raciocinar: as nossas vidas estão contribuindo para a paz?
Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza CE
IPTU
A revisão do IPTU vira uma batalha municipal (Gazeta, 29/9) porque não passa nas câmaras municipais uma lei prevendo que o reajuste ou atualização do valor do IPTU seja feito a cada três ou cinco anos, o que deixaria o dono do imóvel ciente de que haveria o reajuste. Mas os vereadores ficam empurrando com a barriga esse assunto para não se queimarem, e aí fica difícil aprovar algo assim.
Dionisio Francisco Grabowski
Parto
Se um médico acompanha uma gestante durante nove meses, para mim é mais do que esperado que esteja disponível na hora do parto. Aquele que conhece o histórico da gestação da futura mãe tem de estar presente na hora em que a criança for nascer. Por que na cesárea é diferente? Por que o médico escolhe a data, indo totalmente contra a mãe natureza? Tive meus três filhos de parto normal, e os três médicos que me acompanharam estavam todos prontos na hora em que precisei deles, sem pagar um tostão de taxa extra.
Miriam Machado
Charge
Perfeita a charge das abelhinhas e marimbondos multicoloridos ofendidos (Gazeta, 2/10). O candidato nunca pensou que causaria tamanha revolta de cultos e incultos e levaria tantas picadas. Os da colmeia e seus defensores deveriam ter a mesma indignação com as falcatruas do desgoverno do que com preferências casamenteiras, que, mesmo não podendo procriar, podem escolher sem alarde e respeitosa convivência.
Jorge Abib
Diplomacia
As declarações da presidente Dilma, acenando para o diálogo com os terroristas islâmicos, deveria evoluir para que a ONU a nomeasse chefe de uma comissão de países para manter conversações com os extremistas a fim de demovê-los de suas ações. Quem sabe uma comissão "paz e amor" do alto escalão do Brasil, Venezuela, Cuba e mais alguns países poderia contribuir para o milagre da conversão.
Laudi Vedana, Pato Branco PR
Comunicação
Dilma, agora candidata, continua falando em "controle econômico da mídia", afirmando não ter conotação bolivariana, como aconteceu na Venezuela, Argentina, Equador etc. Troca-se o termo, mas é tudo a mesma coisa. Eles estão tentando há 12 anos calar a imprensa, a única que investiga os roubos aos cofres públicos protagonizados pela quadrilha que se apropriou do país. Depois que a mídia divulga, fazem cara de paisagem, fingem investigar quando não impedem vergonhosamente a criação de CPIs.
Beatriz Campos, São Paulo SP
Debate 1
Gostaria de registrar minha decepção quanto à forma como os jornalistas da Gazeta comentaram o debate entre os candidatos ao governo do estado. A cobertura foi desvinculada do esforço do jornal em tornar os eleitores mais atentos às propostas e não a questões superficiais, como a cor da gravata do candidato.
Thomy Güttges
Debate 2
Sinceramente, esperava um debate de ideias e propostas, dignas do cargo, mas o que se viu foi um constante ataque rancoroso e raivoso para cima do candidato à reeleição por parte de três candidatos, que até deixou a impressão de que foi proposital e de comum acordo. A atitude deles tirou em parte o brilho e o propósito que a emissora proporcionou com esmero e carinho, num ótimo formato e grande custo.
Adão Grzelkovski
Direita e esquerda
Não concordo com o que Alexandre Coutinho expõe no artigo "Os mitos sem eira nem beira da 'esquerda' e da 'direita'" (Gazeta, 27/9). Dizer que Marina é de esquerda é uma impropriedade. Ela prega abertamente que, se eleita, vai dar menos espaço aos bancos estatais, aumentando o dos bancos privados. Também a independência do Banco Central pretende tirar do governo o poder de determinar sua política econômica. São indícios claros de alguém situado bem à direita do espectro político.
Antônio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo
Democracia
A democracia é o sistema ideal quando o povo tem objetivos e valores morais, cumpre seus deveres e recebe o que lhe é devido. No caso do Brasil, boa parte do povo vive às custas de programas sociais e de outros benefícios, muitas vezes não merecidos.
Altemir das Chagas Lima
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.