A luta da OAB é a defesa da democracia. A corrupção atrasa nosso país; golpe é a série de desvios de dinheiro público perpetrada por políticos em geral. A Petrobras já foi a décima maior empresa do mundo, agora está praticamente falida. O que fizeram com ela, com o uso das empreiteiras, isso, sim, é golpe!
Egidio Munaretto
Dirceu e Lula
José Dirceu foi condenado, e mesmo assim é aplaudido pela militância. Não bastasse isso, teve ainda outra condenação. E aposto que a militância continua lá, aplaudindo-o. Com Lula não será diferente. Que continuem exercendo sua liberdade de expressão. A única coisa que importa é que a justiça seja feita.
Leandro Pires
Odebrecht
Com a divulgação dos nomes de políticos que recebiam propina da Odebrecht, só veio à tona aquilo que os brasileiros já sabiam há muitos anos: é comum o financiamento paralelo de campanhas em troca de favores futuros. No Brasil, isso não é novidade. É o “jeitinho brasileiro” de levar vantagem em tudo. Está na hora de mudar essa mentalidade.
Daniel Neumann
Aeroporto
Alguém botava fé na vinda da “presidenta” para Curitiba, para inaugurar o novo terminal de passageiros no Afonso Pena? Claro que não. Seria uma vaia só. Mas vamos dar os parabéns aos responsáveis pela nova estrutura do aeroporto. É mais um motivo de orgulho para Curitiba e, claro, São José dos Pinhais.
Erasmo Batista dos Anjos
Arborização
Tão importante quanto grandes áreas verdes, como parques e praças, é a arborização das ruas. Nesse ponto, Curitiba deixa a desejar. Há avenidas inteiras com meia dúzia de árvores mirradas. E a Copel está cortando tudo, deixando as árvores deformadas, de modo que nem precisa ventar muito para caírem.
Julian Dolci
Marx
Marx não apenas pregava a violência, como era racista, escravagista e antissemita. Nas palavras dele: “qual a religião mundana dos judeus? A usura. O dinheiro é seu único deus” (em 1844). E mais: “quanto à escravidão, não há necessidade de falar sobre seus aspectos maus. A única coisa que requer explicação é o lado bom da escravidão. Não me refiro a escravidão indireta, do proletariado. Quero dizer a escravidão direta, dos negros no Suriname, no Brasil, nas regiões do sul da América do Norte. A escravidão direta é tanto o pivô sobre o qual nosso industrialismo gira como são máquinas, crédito, etc. A escravidão é, portanto, uma categoria econômica da maior importância” (em 1846).
João Queiroz