Em seu artigo, Gleisi Hoffmann (Gazeta, 26/04) compara o atraso no pagamento ao Banco do Brasil com um simples atraso na conta de luz. Interessante notar que, apesar do pagamento de uma conta de luz não ser de fato uma operação de crédito, o atraso enseja a inclusão do inadimplente no cadastro do SPC/Serasa. O governo, como gestor do dinheiro público, tem obrigação de zelar pelas contas públicas. A inadimplência do governo com os bancos oficiais levou à elevação dos juros e à redução do crédito para a economia.
Roberto Rocha
Crise econômica
Urge um andamento célere do processo de impeachment para que, ao que tudo indica, Dilma seja afastada. Com a economia em frangalhos – queda do PIB e aumento da dívida pública –, o bom senso exige que o futuro presidente Michel Temer indique ao mercado e investidores os nomes dos que vão compor os ministérios estratégicos como o da Fazenda. Precisamos recuperar a nossa capacidade de produzir riquezas, gerar emprego e evitar que milhares de empresas, pelas dificuldades que passam, fechem suas portas. Não é hora para melindres políticos!
Paulo Panossian
Mídia estrangeira
Os comentários publicados por jornais estrangeiros dão a impressão de que eles não têm correspondentes que saibam decifrar com clareza o que acontece no Brasil. Ainda bem que esses comentários em nada interferem em nossa política. Não compreendem que o povo brasileiro prefere passar por dificuldades a ser conduzido pelo PT. Temer não é a saída ideal, mas é melhor que Dilma.
Dinart Bittencourt
justiça
O Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) da Venezuela e o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil dão a sensação de déjà vu. Em ambas, os membros são indicados pelo presidente. Alguém duvida que esses ministros, em suas decisões, ignoram os benfeitores que os indicaram?
Luiz F. Mazzarotto
Educação básica
O baixo nível de nossos representantes é reflexo da precariedade de nosso ensino básico escolar. Quase não há mais professores habilidosos e com bagagem cultural no ensino básico. Antes, tínhamos, no primário, aulas de canto; no ginásio, aulas de inglês, educação política e social, francês e latim.
Edison Bindi
Agressão
Um morador de rua foi agredido a pauladas. A falta de humanidade não pode ficar despercebida. As autoridades devem procurar os culpados e aplicar-lhes o rigor da lei. Em uma sociedade marcada pelo descaso e demonstração de falência social, buscar esses marginais deveria ser questão de honra para o Estado.
Eduardo R. B. Siqueira
Deixe sua opinião